Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 2 de 5
Re: Missa
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 16 de May de 2005 12:25

Irmão Albino:
Tenho que confessar que nunca assisti a uma situação dessas. Nem consigo imaginá-la. Mas possivelmente, será uma forma de partilha de fraternidade que ajudará a Assembleia a "interligar-se" espiritualmente.
Pessoalmente gosto de rezar em conjunto por uma determinada intenção manifestada durante a Oração dos Fiéis. Mas cada qual vive a própria espiritualidade conforme gosta. Por exemplo já fui a uma sessão de um grupo Carismático, e sinceramente não achei que fosse o meu estilo. A certa altura, aquilo parecia mais uma sessão de budismo onde só faltaram as campaínhas nos dedos durante o extâse, que a invocação do Espírito Santo. Mas aceito que haja pessoas que se sintam próximas de Deus com esse tipo de auto-hipnotismo.
Já assisti também a celebrações da Igreja Anglicana (St.Vincent Anglican Church) onde uma ou duas pessoas da Assembleia preparam antecipadamente uma espécie de Oração dos Fiéis, e que partilham essas intenções/reflexões.

Irmã Ana:
Quanto a rezar o Terço durante a Missa, pessoalmente também para mim não serve. (aliás, mea culpa, mea culpa, raramente o faço). Mas, digo pessoalmente! Quando vou à Missa, preocupo-me mais na minha postura durante a mesma, do que estar a olhar para o que os outros estão a fazer...

Abraço Fraterno

Re: Missa
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 16 de May de 2005 19:00

Depois do Concílio II do Vaticano aconteceram coisas extraordinárias. Até a presença do Sr Bispo era feita sob a forma de diálogo. O Sr Bispo vinha ter com os cristão numa atitude de diálogo. Fazia perguntas, ouvia as respostas, questionava, dava a sua achega.
Havia um convite geral à reflexão e à participação. Pessoalmente, durante cerca de 10 anos, participei num grupo onde, com a presença do presidente da assembleia, se reflectia com vista a dar um contributo para a homilia, para além de preparar leitores, os cânticos, o acolhimento. Eram cerca de 2 h semanais de intenso labor. Valeu a pena. O solipsismo não é boa prática.

*=?.0

Re: Missa
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 17 de May de 2005 01:45

Albino

Confesso que me escapou algo. Que terá sido?

Foi, tudo isto, um sonho ou haverá por ai algures, uma partilha perdida cheia de mil graças e muita assertividade, ainda por fazer?!


Re: Missa
Escrito por: Sandra Isabel (IP registado)
Data: 24 de May de 2005 16:03

Olá Ana.
Olá a todos...

Quanto à pergunta da Ana, é normal as pessoas não terem noção da divisão da missa, pois nunca lhes foi explicado. Como disse o VM, no Missal Romano está lá tudo e é barato.

Quanto ao como apresentar-se no ambão, isso é como cada um achar que está bem. É claro, o bem tem algumas restrições consoante a assembleia. Sou leitora, e vou ler como me sinto bem, mas é claro, se for ler na missa das crianças, se calhar vou mais à vontade e talvez até me passe ao lado a apresentação. Se for ler numa missa de Domingo e, visto a assembleia ser mais adulta, mais velha, se calhar tenho mais atenção ao que visto... evito as mini-saias, evito os ombros à mostra, mas vou sempre confortável... pois se assim não for, sinto-me desconfortável e até parece que não vou ler com o Espírito de Deus, pois estou a pensar que não me sinto bem.

Quanto à ideia do Albino, aqui na paróquia há já muito que na oração dos fieis, às vezes somos nós, dos lugares, a faze-la. Por vezes na missa das crianças o nosso pároco pede-lhes para elas pedirem o que quiserem. é bom, elas sentem-se úteis!

Quanto aos terços Ana, tens um pouco de razão, mas é difícil a uma pessoa de idade, que ia à missa e era em Latim e nada percebia, e por isso rezava o terço, agora dizeres-lhe que não o deve fazer... é complicado! é um gesto que já leva anos e anos.

Um abraço

Re: Missa
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 11:54

Missa.
Donde vem a palavra «missa»?
Sei que em latim (sou desse tempo) o povo era despedido com a expressão latina:
Citação:
«Ite, missa est»
Qual a relação?

Como é que a celebração da morte de Cristo se transformou no que hoje chamamos de «missa»?
Na «missa» há muitas orações. Será por isso que também tomou o nome de «Eucaristia» que segundo penso significa «acção de graças»?
Lembro-me também do termo latino «DEO GRATIAS» que o ajudante da «missa» repetia constantemente.
Quem é que é barra nesta matéria sob o ponto de vista histórico. Seria muito interessante.

Latim (Lucas 22,19)
Citação:
et accepto pane gratias egit et fregit et dedit eis dicens hoc est corpus meum quod pro vobis datur hoc facite in meam commemorationem

Grego: Lucas 22,19: eukaristêsas

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Missa
Escrito por: Vítor Castro (IP registado)
Data: 24 de July de 2006 11:41

E as pessoa que vão a missa e nao prestam qualquer atenção?
Talvez seja um local onde se possa estar minimamente à vontade mas claro sem prejudicar os outros.
Acho que não se deve deixar os telemóveis com som porque pode quebrar o ritmo da missa ou mesmo distrair os outros mas já concordo com o terço porque não se sabe o estado dessa pessoa ou seja se está mais perto Dele a rezar o terço nessa altura do que estivesse apenas atenta a eucaristica e depois nada fizesse sentido porque não era isso que ela poderia precisar nesse momento.

Re: Missa
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 24 de July de 2006 12:27

Só não se percebe o que está a fazer na Missa se está a rezar o terço.

Missa
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 24 de July de 2006 12:32

Para alem do bichanar constante... Ave Maria, Santa Maria

Em comunhao

Re: Missa
Escrito por: Vítor Castro (IP registado)
Data: 24 de July de 2006 12:34

E outras q vao para a missa
JA viste akela? Olha akele? Olha o padre! nao sei k lol

Missa
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 24 de July de 2006 13:44

Esses normalmente sao ao final da Missa e nao durante.

Em comunhao

Re: Missa
Escrito por: Vítor Castro (IP registado)
Data: 24 de July de 2006 14:45

Eu todos os domingos vejo disso infelizmente

Re: Missa
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 24 de July de 2006 15:21

é o pão nosso de cada dia. as senhoras não têm mais nada que fazer e pronto, toca a ir à missa e a falar sobre a vida dos outros.
noutro domingo fiquei a saber quanto é que o padre ganhava, porque tavam umas mulherzinhas a falar à minha beira.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Missa
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 24 de July de 2006 15:37

Acho que nunca nos iremos livrar das pessoas que chegam cá fora e que começam a falar da roupa ou dos brincos da outra.

Mas, penso que em relação ao terço, os padres deveriam avisar, tal como o fazem com os telemóveis. Claro, que no caso dos terços, devem explicar por que razão não o devem fazer para não ferir susceptiblidades.

E já agora, desliguem mesmo os telemóveis. Já basta quando o deixam tocar, não atendem e de seguida toca novamente... E passamos parte da missa a ouvir os toques que como sabemos são cada vez mais personalizados.


Maria João

Re: Missa
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 24 de July de 2006 15:43

E, falando da missa, acham que uma pessoa que tenha os ombros à mostra, isto é, que tenha uma blusa sem mangas pode ir ler ao ambão?

Pergunto isto, porque na minha paróquia anda uma certa polémica por causa disto. Não estou a falar de decotes ou transparências, mas apenas de blusas sem mangas.

Pessoalmente, acho que não há mal nenhum, desde que não haja os tais decotes e blusas muito transparentes. Na minha paroquia a polémica está a gerar algum incómodo. Há quem argumente que o padre também está com todos aqueles paramentos, mas eles estão por uma questão cultural e tradicional, nõa por que Jesus tenh mandado.

O que acham?


Maria João

Re: Missa
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 24 de July de 2006 17:41

VAI VIAJAR? Horas de Missas:
www.masstimes.org

Re: Missa
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 24 de July de 2006 17:46

Vai viajar? Horas de missas!

[catholic]

Re: Missa
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 24 de July de 2006 18:02

E Porquê, não Portugal???

[catholic]

Re: Missa
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 24 de July de 2006 21:15

Às vezes vou a igrejas onde não conheço ninguém.

Experimentem; vive-se uma paz.

Re: Missa
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 25 de July de 2006 00:28

Eu prefiro o silêncio,antes, durante e depois .
Estou em comunhão no mesmo sentir e na mesma intenção...mas em silÊncio.
Apenas me expresso com gestos.Se falam comigo me assusto e perco a " sintonia"e quem sabe a " sinfonia"...
Sou muito tagarela ,mas na celebração gosto do silêncio ...

Chris

Re: Missa
Escrito por: Vítor Castro (IP registado)
Data: 25 de July de 2006 09:29

Uma coisa fantástica é chegarmos a umaigreja sem ninguém escolhermos um lugar e sentar e apenas deixarmo-nos ir...
Sem pensar em nada e entregarmo-nos a Ele.

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 2 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.