Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: Ministérios Laicais e as ordens de Jesus Cristo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de May de 2005 15:46


Isto anda giro:) Já há dias que não passava por aquï...

Apenas 3 ou 4 escrevem, mas anda animado. Avlis, foi bom voltares!!!

No Canadá, depois da muita neve que tivemos e muita chuva, voltou o sol e as tulipas estão lindas, os jardins estão verdinhos, fruto da natureza.

Uma saudação ao Pe. João Luis e ao Hugo:) Gosto de os ver por aquí a darem as suas opinões. Quem saberá melhor dá-las do que padres? Hugo, presumo que sejas padre ou estarei eu enganada?

Re: Ministérios Laicais e as ordens de Jesus Cristo
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 07 de May de 2005 17:19

Dos salmos:
"A Lei do Senhor é perfeita,
ela reconforta a alma,
o testemunho do Senhor é fiel,
é a sabedoria dos simples"

"São justos os Mandamentos do Senhor,
eles alegram o coração,
os preceitos do Senhor são verdadeiros,
todos eles são rectos"

E Jesus disse:
15- "Sede perfeitos como o Pai do Céu é perfeito"
Mas será que Jesus não era perfeito?
Jesus deixou-nos um Mandamento Novo e muitas ordens. Não redigidas no futuro, "adorarás o Senhor teu Deus" mas no imperativo. "Ide". Aparentemente Jesus apercebe-se da necessidade premente de ser dado cumprimento às suas indicações. Por que motivo? e com sentido futurista diz: "Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que vos mando, vós sereis meus amigos" (música do Pe Manuel Luís).


*=?.0

Re: Ministérios Laicais e as ordens de Jesus Cristo
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 09 de May de 2005 06:20

Uma historieta para amenizar o ambiente-
Certo Centurião dizia ao Imperador:
- Aqueles Lusitanos são intratáveis:
" nem se governam, nem se deixam governar"
E Jesus disse:
16- "Duc in altum" (Faz-te ao largo)

Re: Ministérios Laicais e as ordens de Jesus Cristo
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 10 de May de 2005 20:43

"Todos à pesca"...
Aqui fica uma proposta DESONESTA:
O foronauta que fizer em 1º lugar uma citação, com a respectiva referenciação evangélica (desta vez não vale de cor) de uma ordem imperativa de Jesus, tem direito ao CD "Festa da Vida" do grupo Psalilite de Gondomar, com obras de Frei Acílio Mendes.
Deverão enviar as respostas para o meu email. O vencedor será notificado e ser-lhe-á pedida a morada para envio do CD por correio.

*=?.0

Re: Ministérios Laicais e as ordens de Jesus Cristo
Escrito por: Geode (IP registado)
Data: 11 de May de 2005 22:05

Não vou em cantigas...
De qualquer modo aqui vai uma directa:
"Vai-te satanás" (Mt 4,10)

»0«

Re: Ministérios Laicais e as ordens de Jesus Cristo
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 13 de May de 2005 18:47

Para facilitar a atribuição do tal CD, conforme o disposto 2 pontos acima, aqui fica mais uma oportunidade e uma pergunta:
Em que capítulo e versículo do Evangelho de S. Marcos disse Jesus:
<< Cala-te, acalma-te>>
Enviem a resposta para o meu email.

Re: Ministérios Laicais e as ordens de Jesus Cristo
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 17 de May de 2005 22:04

Irmão Albino:
Prometido é devido. Cá está a visitinha... Até aproveitei e copiei e enviei para os meus contactos o poema/oração da Mãe Maria.
Mas o resto tenho que ler com calma. É muita areia para a minha camionete...
Mas lendo em "diagonal", muito interessante.
Abraço fraterno

Re: Ministérios Laicais e as ordens de Jesus Cristo
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 19 de May de 2005 20:31

E Jesus disse:
(Luc 6,30) "Dá a todo aquele que te pede"

*=?.0

Re: Ministérios Laicais e as ordens de Jesus Cristo
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 12 de June de 2005 14:34

Está visto que ninguém gosta de cumprir ordens. Mas as ordens de Jesus, que podem ter o nome mais coreal de Mandamentos de Jesus, são porventura a expressão mais fidedigna dos seus ensinamentos. Talvez Jesus não as tenha escrito, para que não dissessem:
- Afinal tanta importância e apenas nos deixa como legado duas ou três páginas de texto (mas páginas geradoras de vida sem limites).
E Jesus disse:
19- "Sede misericordiosos como o Pai do Céu é misericordioso".

*=?.0

Re: Ministérios Laicais e as ordens de Jesus Cristo
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 11 de November de 2006 17:02

Até que ponto os se podem estender os ministérios laicais? Será que a distinção clero / leigos está a ser diluída?
Cunha

Re: Ministérios Laicais e as ordens de Jesus Cristo
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 13 de November de 2006 11:13

O tempo do Clero, Nobreza e Povo está a tornar-se passado.

*=?.0

Re: Ministérios Laicais e as ordens de Jesus Cristo
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 13 de November de 2006 13:31

Não será um sinal de Deus a falta de vocações sacerdotais, como sinal de que o laicado deve empenhar-se cada vez mais, de modo a uma maior responsabilização e participação de cada um na Igreja de Jesus cristo?
Cunha

Re: Ministérios Laicais e as ordens de Jesus Cristo
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 15 de November de 2006 19:19

Quais são, precisamente, os denominados ministérios laicais? Estes ministérios são passíveis de ser alargados e até que limites? Gostaria que alguém me respondesse algo sobre isto.
Cunha

Re: Ministérios Laicais e as ordens de Jesus Cristo
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 15 de November de 2006 19:49

Caro Cunha:

Parece-me que podes encontrar elementos de resposta na Audiência do Papa João Paulo II de 5 de Agosto de 1998, sobre Carismas e Ministérios na Igreja. Aí aparecem os ministérios laicais devidamente enquadrados.

Destaco e colo aqui o número 4, especialmente relacionado com o tema da tua pergunta, com alguns destaques meus:

Citação:
4. Por conseguinte, os carismas são concedidos pelo Espírito Santo a determinados fiéis, a fim de os tornar capazes de contribuir para o bem comum da Igreja.

A variedade dos carismas corresponde à variedade de serviços, que podem ser momentâneos ou duradouros, privados ou públicos. Os ministérios ordenados dos Bispos, dos Presbíteros e dos Diáconos constituem serviços estáveis e publicamente reconhecidos. Os ministérios laicais, fundados sobre o baptismo e o crisma, podem receber da Igreja, através do Bispo, um reconhecimento oficial ou apenas de facto.

Entre os ministérios laicais recordamos aqueles instituídos com rito litúrgico: o leitorado e o acolitado. Depois, vêm os ministros extraordinários da comunhão eucarística e os responsáveis pelas actividades eclesiais, a começar pelos catequistas, mas devem-se recordar também os «animadores da oração, do canto e da liturgia; chefes de comunidades eclesiais de base e de grupos bíblicos; encarregados das obras caritativas; administradores dos bens da Igreja; dirigentes das várias associações de apostolado; professores de religião nas escolas» (Encíclica Redemptoris missio, 74).

Alef

Re: Ministérios Laicais e as ordens de Jesus Cristo
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 15 de November de 2006 19:52

Cunha

A falta de vocações pode ser um caminho para os padres virem a casar, quem sabe? Conheço um jovem professor, que diz; quando houver ordem para os padres casar "eu vou para padre"! No entanto é um professor já colocado, aliás, no Mestrado para ser Professor Universitário.

Re: Ministérios Laicais e as ordens de Jesus Cristo
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 16 de November de 2006 13:38

Li o teu post Alef, que agradeço, que me esclarece quais os ministérios laicais existentes, na generalidade. Mas gostaria de saber mais algumas questões:
- sobre a questão nomeadamente se os ministérios laicais têm algum "limite" até ao qual não podem ser alargados (isto é até que ponto um ministério é laical e não passa para a "competência" dos ministérios ordenados) não sei se me faço perceber... :);
- se o acolitado e o leitorado (instituídos) podem ser conferidos actualmente a mulheres; se sim, em que documento do Magistério conta esse aspecto;
- não há ministérios, por exemplo, os exercidos pelos diáconos permanentes que poderão ser substituídos ou exercidos pelos ministérios conferidos a leigos (distribuição da comunhão, auxílio aos pobres, etc.);
- em que ponto está a investigação teológica neste campo; se possível indiquem-me alguma bibliografia para aprofundar.
Desculpai apenas questionar, mas é que ainda estou muito "verde" neste campo. :)
Um abraço
Cunha

Nota: até achei engraçado o facto de no documento indicado pelo Alef constar uma saudação à aróquia de Nossa Senhora de Fátima, Viana do Castelo, pois esta é muito eprto da minha. :)

Re: Ministérios Laicais e as ordens de Jesus Cristo
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 18 de November de 2006 18:54

Se o Alef estiver por aí ou alguém que quiser, será que me pode esclarecer acerca de algumas questões que coloquei no último post?
Ou é melhor debatermos o pensamento do dia? :D
Cunha

Re: Ministérios Laicais e as ordens de Jesus Cristo
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 29 de November de 2006 13:26

Então pessoal? Não há ning~´em que me possa ajudar nas questões que coloquei?
:)
Um abraço
Cunha

Re: Ministérios Laicais e as ordens de Jesus Cristo
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 29 de November de 2006 13:27

Então pessoal? Não há ninguem que me possa ajudar nas questões que coloquei?
:)
Um abraço
Cunha

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.