Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: Renovação Carismática Católica (ou, pentecostalismo católico?)
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 10 de January de 2005 21:04

Já foi citado, por diversas vezes, neste fórum a célebre frase de S. Agostinho: "No essencial, unidade; no não essencial, liberdade; em tudo, caridade". Penso que deve ser com este espírito de tolerância que devemos encarar os mais diversos movimentos da Igreja, neste caso, o Renovamento Carismático.

Trata-se de um grupo que pouco ou nada conheço. Conheci recentemente um casal que já tem uma caminha de muitos anos de Renovamento e estão completamente comprometidos com a Igreja. Desconheço também como são as suas celebrações, pelo que não vos posso dar a minha opinião. Como diz o Alef, «pelos frutos se conhece a árvore», e o Renovamento tem dado os seus frutos na Igreja.

A grande riqueza da Igreja é esta variedade de formas e caminhos que todos nós podemos escolher e que se encontram dentro da Igreja. Lembro de aqui há uns anos, quando o fenómeno Padre Marcelo Rossi apareceu no Brasil ter tido enorme sucesso. Ouvi relatos de imensas pessoas que tinham deixado a Igreja Católica e que agora frequentavam a IURD e a Igreja Maná, que voltaram porque se sentiam bem nas missas do Padre Rossi.

A mim, aquela forma de estar em Igreja pouco ou nada me dizia, e se o Padre Rossi estivesse em Portugal, decerto que tentaria assistir a outra missa que não a dele, porque, simplesmente não me revia nessa forma de estar. Mas isso não invalida que se acabe com ela.

Também recentemente assisti a algo que me ensinou muito: a partilha da experiência de uma pessoa portuguesa, agora terá cerca de setenta e alguns anos, que contava que quando em tempos assistiu à sua primeira missa em África ter ficado chocada com o "espectáculo" de danças que se incluiam no ritual. Na resposta, uma missionária Angola confessava que também ela se sentiu chocada quando assistiu à primeira missa na Europa (em Portugal) pela falta de alegria e de vida que sentiu na celebração. Como dizia S. Agostinho, "liberdade no não essencial e em tudo caridade".

Vou convidá-los a virem aqui partilhar o seu testemunho.

Luis

Luis

Re: Renovação Carismática Católica (ou, pentecostalismo católico?)
Escrito por: AQ (IP registado)
Data: 07 de February de 2005 17:19

O renovamento carismático católico (no Brasil, renovação carismática) é muito mais do que as expressões que se vêem durante as orações ou as celebrações liturgicas.

O renovamento é um graça, não é um movimento pois não tem fundador. É uma graça que não se descreve, mas que se vive; é a efusão do espírito santo.

Como este forúm começou com o problema do Brasil, vou falar do que sei que lá se passou. A Igreja Católica estava cada vez mais numa situação de perda de fiéis que procuravam os terreiros, os espíritas, as seitas, etc. e foi a renovação carismática com comunidades como a Canção Nova e como Associação do Senhor Jesus que, conseguiram criar um novo dinamismo na Igreja e trazer ao seu seio todos os filhos pródigos.

Claro que a forma como se reza no Brasil, como se canta, como se expressam corporalmente é muito diferente da Europa, mas tem as suas raízes culturais. O povo brasileiro é por natureza bem diferente de nós. O que acontece, ao contrário do que muita gente pensa, seitas como a IURD, vendo como os fieís regressavam à Igreja Católica, começaram a fabricar um aspecto exterior diferente.

O Renovamento não é como a IURD. Os nossos irmãos prostestantes pentecostais já rezavam assim antes da IURD.

Na Europa, as manifestações exteriores são mais comedidas.

Para mim, volto a referir é uma graça. A invocação ao Espírito e o abrir-nos à Sua acção torna-nos diferentes, tal como experimentaram os primeiros cristãos e a consequência disto, é que não mais puderam ficar parados. É esta vivência no Espírito que nos impele à evangelização nas mais variadas formas. E como num ciclo, tudo o que fazemos deve gerar em nós um louvor que pode ser cantado, rezado, dançado ou cantado e rezado em línguas (ver actos dos apóstolos).

Poderão verificar que nas paróquias onde há grupos de oração do renovamento, são os seus elementos dos mais empenhados na vida paroquial, quer no coro, como ministros da comunhão como elementos de outros movimentos (vicentinos, grupos bíblicos, convívios, etc)

Que Deus envie sobre cada um de nós o Seu Espírito Santo e que abrase o nosso coração e a nossa alma



Renovação Carismática Católica
Escrito por: ksfr (IP registado)
Data: 09 de February de 2005 08:43

Olá Irmãos em Cristo !

Tenho lido alguns comentários sobre o Renovamento Carismático Católico e o que vos sugeria era participarem durante algum tempo num Grupo de Oração. Só depois é que podem dizer mal ou bem!!!!

Sou uma jovem que renasceu na Igreja devido ao Renovamento. Depois da morte do meu pai encontrei Jesus no sofrimento...na Cruz... Passado algum tempo, aqui estou...despojada de muita coisa, livre para fazer a Vontade de Deus.

Na Igreja há muitos movimentos, muitas obras. As pessoas têm facilidade em escolher, identificar-se com alguma e a aprtir de aí poder servir os irmãos. É verdade, também, que há muitos Homens por isso os problemas, os desvios, a insatisfação...enfim...coisas de origem Humana que o cristão deve rezar e seguir em frente. Não fazer escândalo!!!

O Renovamento é alegria, encontro com Deus, é Amor, é serviço, é liberdade... Não é um movimento porque não foi criado pelo Homem mas pelo Espirito Santo... é um DOM para a Igreja.

Já tive oportunidade de estar em alguns países da Europa e America Latina e testemunhar o Renovamento. Em cada país celebra-se , lidera-se, orienta-se o Renovamento de forma diferente...por isso a sua graciosidade.

Dizem que é como a IURD... por ser bom eles compiaram-nos... Mas não é igual!!! nem por sombra de duvida!!! NUNCA fui obrigada a dar dinheiro e outras coisas.
Somos os Novos Pentecostalistas... quem nasceu primeiro, a Igreja Católica ou os Pentecostalistas ?

Há milagres no Renovamento...há milagres, sim senhor. E Jesus não fazia milagres? Querem maior milagre do que uma familia novamente reunida ? Ou um jovem restabelecido da droga? É certo que isso pode acontecer sem acreditar em Deus... mas dou-vos a certeza que é bem diferente...
Já assisti a milagres fisicos que depois foram confirmados pelos médicos.
Eu sou um milagre...Tu és um milagre... querem mais do que isso ?
Eu quero...a Vida Eterna...por isso acredito que Deus tem feito maravilhas na Sua Igreja...

Porque não olharmos primeiro para nós, para os nossos valores, para o testemunho que damos e só depois falarmos sobre os outros ?
Se tivessemos uma vida "normal" com uma consciência verdadeiramente livre não precisavamos de falar de preservativos ou da eutanásia.
Façamos um esforço por mudarmos, todos os dias, os nossos hábitos... só através do testemunho vivido de Jesus Cristo é que somos católicos praticantes... depois disto...tudo o resto vem por acréscimo.

Não é facil viver desta forma. Muitas vezes sou confrontada com muitas situações de tentação, muitas mesmo... mas é uma grande graça termos a capacidade de sofrer, entregar esse sofrimento a Deus e seguir em frente no Seu caminho.
Não sou uma utópica. Vivo com um pé na terra e outro no céu... mas sou feliz...

Procurem dentro da Igreja a felicidade... se não estiverem contentes procurem até encontrarem...
Lembrem-se sempre que é dificil pregar na sua terra.
Deus vos abençoe !
ksfr

Re: Renovação Carismática Católica (ou, pentecostalismo católico?)
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 09 de February de 2005 10:16

Obrigado por este testemunho de Alegria e esperança Ksfr. O Senhor é Grande e faz maravilhas. O Renovamento é o Espirito Santo a Soprar na Igreja.

Re: Renovação Carismática Católica
Escrito por: AQ (IP registado)
Data: 12 de May de 2005 15:01

Retomo este tema deste forum, pela oportunidade do assunto

Estamos prestes a celebrar o pentecostes. Toda a Igreja celebra vivamente os diversos momentos da vida de Jesus, o nascimento, a quaresma, a semana santa, a morte e a Sua Ressurreição, mas muitas vezes o pentecostes (os 50 dias após a ressurreição) é muitas vezes ignorado pela Igreja.

É no pentecostes que se celebra o "nascimento" da Igreja. Foi após a descida do Espírito Santo, o Prometido do Pai, o Consolador de que Jesus falava e que nos permitiria não ficar orfãos, que os Seus amigos foram sem medo anunciar a Boa Nova.

O Renovamento Carismático é esta graça...

É a força do Espírito que, descendo em nós, nos permite anunciar a Boa-Nova, sem Medo e com muita Alegria.

Como dizia a ksfr é um dom e não é um movimento.

Quem pertence a uma comunidade paroquial e se envolve minimamente nos seus serviços, apercebe-se facilmente que se nessa paróquia há pessoas do renovamento, elas são das mais empenhadas na paróquia. Participam nos cursos bíblicos, grupos de acção social, como ministros da comunhão, na catequese, etc, conforme o Espírito o inspirar.

É que vivendo esta graça, acontece o mesmo que aconteceu em pentecostes... não dá para ficar parado perante todo o trabalho que o Reino de DEus tem por fazer.

Apercebemo-nos facilmente das diferenças entre o renovamento e IURD e outros. Onde está Deus e o Seu Espírito há paz e alegria.

Bom pentecostes para todos




Re: Renovação Carismática Católica (ou, pentecostalismo católico?)
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 01 de November de 2006 00:08

Setor próspero do cristianismo

Pentecostais e carismáticos

WASHINGTON, D.C., domingo, 29 de outubro de 2006 (ZENIT.org).- Pentecostalismo e outros movimentos carismáticos similiares estão entre os mais crescentes setores do cristianismo global, de acordo com um estudo feito em dez nações publicado este mês pelo Pew Forum on Religion and Public Life.

Segundo o estudo, por volta de um quarto do mundo, estimados 2 bilhões de cristãos, são membros de grupos pentecostais e carismáticos, os quais enfatizam um papel ativo do Espírito Santo em suas vidas diárias.




O artigo é interessante para quem quiser conhecer o panorama religioso no mundo actual. Transcrevi apenas uma pequena parte.

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.