Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Renovação Carismática Católica (ou, pentecostalismo católico?)
Escrito por: José Carlos Novais Junior (IP registado)
Data: 23 de December de 2004 13:42

Caros,

Como já disse em alguns outros tópicos, aqui no Brasil a Renovação Carismática Católica vem ganhando terreno de forma avassaladora. Ela ocupou praticamente todo o espaço antes ocupado pela teologia da libertação (melhor dizendo, quase todo, a tl ainda vive com força nos seminários, mas está dialeticamente mudada).

Todos sabem dos fundamentos e do método desse tipo de espiritualidade.

Posto o tema, gostaria de ouvir as opiniões dos listeiros a respeito de:

1) Em Portugal a RCC é muito forte?
2) A RCC é compatível com a doutrina católica?
3) Em Portugal ocorrem abusos litúrgicos e doutrinários dentre os participantes?

Atenciosamente,

JC

Re: Renovação Carismática Católica (ou, pentecostalismo católico?)
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 23 de December de 2004 16:31

Caro José Carlos

Dizia:
"Todos sabem dos fundamentos e do método desse tipo de espiritualidade."

Eu por acaso não. :(
Desculpe a minha ignorância, mas pode desenvolver esse tema?

Dos carismáticos, apenas sei que existem!

Um abraço

Cassima

Re: Renovação Carismática Católica (ou, pentecostalismo católico?)
Escrito por: José Carlos Novais Junior (IP registado)
Data: 23 de December de 2004 18:52

Cassima,

Ah, se a senhora não sabe, é possível que aí a situação não esteja como aqui.

Basicamente, a RCC baseia-se numa experiência mística intimista chamada "batismo no Espírito Santo". A partir dessa experiência, que é uma espécie de super-crisma (para eles), o fiel adquire os carismas enumerados por S. Paulo na Carta aos Coríntios. Assim, nas reúniões fala-se em línguas, profetiza-se, cura-se doenças mil.

Segundo os carismáticos, vivendo na "era do Espírito", este atua diretamente nas pessoas, sendo, na prática, dispensadas as funções hierárquicas e sacramentais da Igreja.

Muito em moda aqui é a "oração por cura e libertação", que tem poder para curar quase todos os males, e, principalmente, as "maldições hereditárias", que são, segundo eles, maldições herdadas pelos filhos em razão de pecados cometidos por ascendentes.

Se a senhora já esteve em alguma igreja pentecostal protestante-evangélica, a senhora sabe exatamente como se processam as reuniões da RCC.

Se quiser, posso postar alguns links que tratam do assunto (tanto da própria RCC, como de alguns dos que não a admitem). A favor, acesse www.cancaonova.org.br e contra www.montfort.org.br

JC

Re: Renovação Carismática Católica (ou, pentecostalismo católico?)
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 23 de December de 2004 19:19

Parece-me um movimento tipo IURD....

Re: Renovação Carismática Católica (ou, pentecostalismo católico?)
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 23 de December de 2004 19:31

Tenho tido recentemente uma experiência profissional interessantíssima que me permitiu compreender ( e aprender) algumas técnicas utilizadas por "curandeiros", "espiritas" e "religiosos" de certas seitas..
São técnicas de manipulação interessantes e com resultados espectaculares. Convulsões, alterações do estado de consciência e "desmaios" apenas com o toques das nossas mãos, por exemplo... Não é nada de transcendente. É apenas uma técnica que, como os truques de ilusionismo dos "mágicos profisisonais" , pode ser aprendida e reproduzida.
Com objectivos terapêuticos ou com o0bjectivos de "sacar dinheiro" das pessoas....

Re: Renovação Carismática Católica (ou, pentecostalismo católico?)
Escrito por: José Carlos Novais Junior (IP registado)
Data: 23 de December de 2004 20:13

Catolicapraticante,

Exatamente cópia do que ocorre na IURD!!! Acertou o ponto!

Quanto ao que disse sobre as técnicas, adiro!

Mas se um carismático nos pega a falar assim...teremos páginas e páginas de discussão...

JC

Re: Renovação Carismática Católica (ou, pentecostalismo católico?)
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 23 de December de 2004 20:29

:))

Re: Renovação Carismática Católica (ou, pentecostalismo católico?)
Escrito por: José Carlos Novais Junior (IP registado)
Data: 23 de December de 2004 20:32

Catolica,

Se puder, responda também as demais questões que fiz, agora que a senhora tem um espelho do que seja o movimento.

JC

Re: Renovação Carismática Católica (ou, pentecostalismo católico?)
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 23 de December de 2004 20:47

Não lhe sei responder, porque, sinceramente, não tenho contacto com esse movimento. sei que estão envolvidos em várias actividades e que tentam seduzir jovens. Estive também num espectáculo patrocinado por esse moviemento (senão estou em erro)dum "padre" ou "monge" ou lá o que era, norte-americano que cantava música rap... Achei deprimente. Não que não goste de rap, que até gosto, as porque o indivíduo nem sequer era um rapper a sério.... e a mensagem era dum gosto muito discutível...
Enfim até acredito que haja muito boas pessoas e com boas intenções nestes movimentos.
Também aqui em portugal há um canal TV, a canção nova, onde são demosntradas as liturgias da RCC, que são transmitidas. Mais uma vez, acho muito parecido com as cerimónias da IURD, com as correntes de oração, braços no ar, desmaios, lágrimas e bater no peito. e coisaa do género.
Mas Não deixa de ser curioso que este movimento, em termos Doutrinários é muito próximo do integrismo católico, sobre a ideia de sacrifício, pecado, moral sexual, divórcio,obediência cega ao papa, etc. Não há grande diferença. É um bocadinho mais colorido.
Aliás , é curioso porque em portugal, a canção Nova aliou-se ao MCL!
Duas faces da mesma moeda?

Re: Renovação Carismática Católica (ou, pentecostalismo católico?)
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 24 de December de 2004 01:35

Caro José Carlos
O Renovamento Carismático Catolico existe em Portugal há pelo menos 30 anos. Foi introduzido pelo Padre Lapa, Espiritano, que na Universidade de Duquesne nos Estados Unidos - berço do movimento - a trouxe em boa hora para Portugal.
Muitos mitos se tem criado acerca do RCC nomeadamente por parte de quem não conhece este movimento aprovado pela Santa Igreja e muito anterior ao surgimento da IURD. O RCC surge na sequencia do Concilio Vaticano II, e alem de reconhecido pelo Santo Padre - O seu pregador pessoal Frei Rainero Cantalamessa é um dos grandes nomes do Renovamento.
Em Portugal é grande a sua força, sendo o movimento que mais pujança tem em Lisboa, Setubal e Porto. Muitas são as assembleias do Renovamento Carismático em Fatima que congregam milhares de pessoas.
Muita gente se tem aproximado da Igreja graças ao Renovamento carismático, que sendo católico se mantem fiel à doutrina da Igreja nomeadamente ideia de sacrifício, pecado, moral sexual, divórcio,obediência ao papa,senão não seriam catolicos.
Já fui a muitas reuniões de oração carismática, nada tenho que referir de menos proprio, são gente que reza, e que se dá aos outros tornando-se evangelizadores.
Pelo baptismo somos todos carismáticos - isto é temos carismas suscitados pelo Espirito Santo.
Não tendo a mesma força que tem no Brazil, é um movimento com muita pujança.
Depois se leva para Nosso Senhor, para a Igreja Catolica - esposa de Cristo - e é caminho de salvação, louvado seja Nosso Senhor por isso.
Estive no concerto Rapper de Frei Santana, e foi um assombro. Milhares de Jovens... quando afirmam que não há Jovens na Igreja....

Re: Renovação Carismática Católica (ou, pentecostalismo católico?)
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 24 de December de 2004 03:36

Caro P. João:

Gostei de ler o que escreveu.

Não tenho simpatia especial pelo renovamento carismático (uma questão de opção, nada mais) e algumas coisas que vi na «Canção Nova» causam-me alguns «arrepios», mas creio que é um caminho válido na Igreja, como tantos outros. Mais uma vez o essencial é olhar o frutos («pelos frutos se conhece a árvore» e dar espaço ao Espírito Santo na Igreja. Tenho muitas reticências em relação a alguns métodos usados no RCC, mas a caracterização do RCC como mero pentecostalismo protestante é redutora e muito pouco «católica». De resto, o que se nota é um grande medo entre os católicos ao Espírito Santo... A teologia católica sobre o Espírito Santo é muito escassa... E é curioso que, com algumas excepções, quanto mais conservadores, mais medo têm do Espírito Santo... Não deixa de ser paradigmático que muitos desses tanto lutem pelo rito tridentino, que omite praticamente toda a referência ao Espírito Santo...

E é uma pena, para dar mais um exemplo, que entre os católicos dêmos tão pouca importância à vigília do Pentecostes, que noutros tempos gozava de enorme importância, como, de resto, ainda acontece entre os Ortodoxos e, agora, entre os carismáticos.

Só pelo destaque dado ao Espírito Santo, acho que já merecem alguma atenção... Para além de que, claro, são tão católicos como os outros e reconhecidos pela hierarquia... E certamente mais em comunhão com o todo da Igreja que os «iluminados» do famigerado site «Monfort», que claramente está em muitos aspectos em ruptura com a Igreja Católica...

Alef

Re: Renovação Carismática Católica (ou, pentecostalismo católico?)
Escrito por: José Carlos Novais Junior (IP registado)
Data: 24 de December de 2004 13:01

Caros,

Talvez em Portugal o movimento seja mais "católico". Eu até que não me importo com rappers e coisas do tipo (a não ser na missa, aí, não!). O problema são os desvios doutrinários que ocorrem. Hoje mesmo discutia com um amigo pentecostal católico, ele dizia que não haveria necessidade de se submeter as curas e as "profecias" à autoridade da Igreja, simplesmente porque o Espírito as confirmava de plano, imediatamente...

Desvios assim que me preocupa. Não advogo o fim do carismaticismo, mas, sim, um acompanhamento mais próximo por parte da Igreja do que se faz lá. Aqui a CNBB editou um documento, mui rico, que traças os limites. Mas ele é absolutamente desobedecido. Do mesmo modo, a Redemptoris Sacramentum, sobre a dignidade da celebração....

Pessoalmente, acho que isso ficou claro, não gosto dessa espiritualidade.

JC

Re: Renovação Carismática Católica (ou, pentecostalismo católico?)
Escrito por: José Carlos Novais Junior (IP registado)
Data: 24 de December de 2004 13:06

Completando minha mensagem anterior:

O que me preocupa não é tanto a "forma" pentecostal, mas, sim, o conteúdo, que não razo faz eco com os pressupostos protestantes.

JC

Re: Renovação Carismática Católica (ou, pentecostalismo católico?)
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 25 de December de 2004 22:14

A experiencia que tenho feito nos Grupos de Renovamento carismático onde vou, não me dá essa impressão. Amam profundamente a Eucaristia, promovem o culto eucaristico e tem sido os grandes impulsionadores da Adoração ao Santissimo Sacramento nas paróquias onde estão.
A sua origem pentecostal pode inclusivé ser uma porta aberta para o dialogo com o mundo protestante. Estive num encontro de Oração carismática promovida por um grupo Catolico, com pentecostais da Assembleia de Deus, que sairam maravilhados, porque pela primeira vez puderam louvar o Deus tres vezes santo com católicos falando a mesma linguagem.
Graças ao Renovamento e como muito bem diz o Alef, a terceira pessoa da Santissima Trindade passou a ser mais conhecida entre os católicos, muitos mais livros sobre o tema foram surgindo em Portugal, a maior parte brazileiros das Edicções Loyola.
Quanto a liturgia, sinto por vezes que há alguns abusos, proprios de quem procura um caminho de espontaneidade. Mas tambem sinto neles o desejo de estudar e procurar um caminho, uma nova maneira de estar na Igreja.
A Igreja saida do Concilio Vaticano II é a Igreja dos Movimentos. Cada vez mais, as pessoas sentem-se mais identificadas por uma espiritualidade, por um movimento do que com a paroquia.
Eu, pela parte que me toca, procuro incentivar o surgimento de mais grupos e movimentos na minha paroquia. A diversidade de carismas e espiritualidades é sempre um dom, para que cada um descubra "O fato à sua medida".

Re: Renovação Carismática Católica (ou, pentecostalismo católico?)
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 26 de December de 2004 18:32

O Renovamento Carismático em Portugal:

http://ecclesia.pt/renovamentocarismatico/ e http://www.pneuma-rc.pt/



Editado 7 vezes. Última edição em 26/12/2004 18:42 por Rui B.

Re: Renovação Carismática Católica (ou, pentecostalismo católico?)
Escrito por: AQ (IP registado)
Data: 30 de December de 2004 22:29

Gostaria de deixar aqui alguns apontamentos dos nossos papas sobre o renovamento


Em Maio de 1975 o Papa Paulo VI disse que “o Renovamento Carismático é uma oportunidade para a Igreja e para o mundo”

Re: Renovação Carismática Católica (ou, pentecostalismo católico?)
Escrito por: AQ (IP registado)
Data: 30 de December de 2004 22:31

Da mensagem do Papa aos carismáticos italianos em Congresso Nacional, onde participaram 25.000 pessoas, em 30 de Abril de 2004

“Desejo de coração que a Renovação no Espírito Santo suscite cada vez mais na Igreja a conversão interior sem a qual dificilmente o homem pode resistir às seduções da carne e às concupiscências do mundo”

“Nosso tempo – reconhece – tem uma grande necessidade de homens e mulheres que, como raios de luz, saibam comunicar a beleza do Evangelho e a grandeza da vida nova do Espírito.”

“Com a força devastadora da oração de louvor e graça que brota da vida sacramental – recorda – o Espírito doa incessantemente seus carismas à Comunidade eclesial, para que seja constantemente enriquecida e edificada.”

Mas adverte que ao Evangelho de Cristo “há que se corresponder com a audácia da fé, que é mãe de todos os milagres de amor, com firme confiança que nos faz rogar a Deus todo bem para a salvação de nossas almas.”

“Cada um, portanto, como verdadeiro discípulo de Jesus, deve aplicar-se sem descanso a seguir seus ensinamentos, fazendo do próprio caminho de renovação espiritual uma permanente escola de conversão e de santidade”, exorta João Paulo II

“Ser testemunhas das razões do Espírito”: esta é a vossa missão, queridos membros da Renovação no Espírito Santo – constata o Papa – numa sociedade onde com frequência a razão humana não parece impregnada da sabedoria que vem do Alto.”

“Ponde no ânimo dos fiéis que participam das actividades dos vossos grupos e das vossas comunidades, uma semente de fecunda esperança na diária dedicação de cada um aos próprios deveres”

[i]Foram convidados desta Assembleia o Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, o Prefeito da Congregação Vaticana para os Bispos, o Pregador da Casa Pontifícia entre outros[i]

Re: Renovação Carismática Católica (ou, pentecostalismo católico?)
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 04 de January de 2005 14:29

Olá a todos

Acabo de regressar da minha terra onde estive até ontem e encontro este tema bem desenvolvido. Mas que me provocou muitas dúvidas e alguns comentários. :)

Porque é que os católicos têm medo do Espírito Santo? Não é Ele Deus, na forma da terceira pessoa?

O culto ao Espírito Santo não apareceu com os carismáticos... Pode não ser hoje muito forte, mas já o foi. Na minha terra houve uma capela dedicada ao Espírito Santo, anterior ao século XVIII. Assim como a adoração ao Santíssimo sempre se fez - com maior frequência na minha infância , mas ainda agora se faz. E não há lá nenhum movimento carismático...

E o que é o pentecostalismo seja ele protestante ou católico?

Já agora, catolicapraticante, o que é o MCL?

Relativamente à TV Canção Nova, quando apareceu, pensei que ainda bem que ia surgir um canal sobre conteúdos católicos. Pensava eu que ia ser um pouco à imagem daquele programa da RTP2 - A fé dos homens. Este, nos poucos programas que consigo ir vendo, versa invariavelmente sobre assuntos interessantes. Mas mal vi aquele canal durante meia dúzia de ocasiões, remeti-o logo para as últimas posições, juntamente com os outros canais que não gosto.

E Alef, porque é que o site «Monfort» é famigerado? Não consigo entrar lá, logo não sei qual o seu conteúdo...


Cassima


Re: Renovação Carismática Católica (ou, pentecostalismo católico?)
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 08 de January de 2005 00:42

Na Ausencia de respostas, o MCL, é o Movimento Comunhão e Libertação, fundado por Monsenhor Luigi Giussani, em Italia, com aprovação da Santa Sé e com muitos frutos de Santidade por esse mundo fora. Muitas e santas vocações consagradas tem dado. Em Italia nos ultimos anos tem-se dedicado a enviar jovens para Africa para trabalho voluntário de varia ordem, saude, educação etc.

Re: Renovação Carismática Católica (ou, pentecostalismo católico?)
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 08 de January de 2005 11:10

Obrigada, Padre João Luís.

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.