Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Teologia da libertação
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 25 de October de 2004 18:14




Na decada 1970, o frade franciscano Leonardo Boff, encorajado pelas ideias do Concilio de Vaticano II, considerava que , para servir a Deus , tinha que se dar prioridade às necessidades dos pobres e oprimidos.

Boff desenvolveu numa série de ensaios intitulados " Jesus Cristo LIbertador" . Na qualidade de Frade franciscano , foi silenciado pelo vaticano em 1985 devidos às criticas feitas pelo seu livro " A Igreja , Carisma e poder" . Uma nova punição em 1992, decidiu-o a abandonar a Igreja , declarando que o futuro da terra era mais importante que o da igreja enquanto instituição.


Alguém para comentar?

Maria

Re: Teologia da libertação
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 25 de October de 2004 23:33

Com todo o prazer.
Na decada de 70, Leonardo Boff, fazendo uma leitura marxista do Evangelho e do Concilio, concluiu que a Igreja deveria patrocinar a luta de classes de Marx, sendo imperioso que a Igreja incentivasse os pobres a tomarem armas e ocuparem as terras e possessões dos ricos.
O Vaticano depois de ter analizado as suas obras, verificou que nada tinham da mensagem de Cristo, e que se opunham à doutrina social da Igreja lançada no Concilio que era a da corresponsabilidade de todos, ricos e pobres na construção de um mundo melhor. Conscencializar os detentores da riquesa que não só a deviam partilhar, como dispor dos meios para que todos pudessem benificiar do lucro.
Ao verificar que a mensagem de Boff era violenta, e apelava para a violencia, a Igreja afirmou que as ideias de Boff eram apenas suas, e que a Igreja não as subscrevia. Como tal, ficou proíbido de ensinar as suas teorias em nome da Igreja, sendo porem livre de as ensinar como suas.
Logo o nosso amigo Leonardo, imaginou lobbys poderosos que dominavam a Igreja. Depois de muita contenda, Boff decidiu afastar-se e romper de vez com a Igreja. Criou uma Igreja ecologica, vive junto com uma senhora, e faz batismos nas praias do Brasil - não com àgua mas com areia da praia etc.
Continuamente tem apelado aos Sem-terra, para que ocupem as terras dos outros nem que para isso seja necessária a violencia fisica.
Esta é a verdadeira história de Boff.
A partir daqui sim, podemos comentar. Mas só na presença da verdadeira estória.

Re: Teologia da libertação
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 27 de October de 2004 18:05



Padre João

Acredita que se podem mudar atitudes só pela palavra, só pelo ensino? Acha que os ricos fazendeiros do Brasil algum dia se converterão e entregarão as terras aos pobres ? Jesus disse que era muito dificil um rico entrar no reino dos céus. Basta orar e tudo acontece ou nós temos de lutar e até às vezes morrer por aquilo em que acreditamos? Não foi isso que Jesus fez?

Acha que um ditador algum dia sai do " poleiro" sozinho? Ou tem de aparecer alguém que lhe faça frente? Isso passa por ter uma atitude passiva ou activa na vida. Oramos e vamos à Igreja e aceitamos tudo , ou pegamos na fé que temos e lutamos por aquilo em que acreditamos?

Complicada esta matéria. Ser agressivo até que ponto? Jesus mandou-nos amar a todo... Se lermos o sermão da montanha ficamos confusos... Como amar os inimigos ?



Acho que é preciso bom senso e o bom senso passa por acreditar que sem derramento de sangue os latifundiarios nunca entregarão as terras e os brasileiros viverão para sempre em favelas .. Não consigo criticar o franciscano Boff , não estou bem por dentro do que se passa no brasil , mas pelo que ouço por lá os carabineiros existem e as falinhas mansas não interessam para nada .


Se calhar foi isso que o Vaticano não entendeu , não sei porquê...Os que estão no vaticano também já não entendem muita coisa vivem sumptuosamente em palacios de ouro, quem deve entender melhor as coisas são os missionarios que dão o corpo , a sua vida , e lutam ao lado dos pobres. Esses sim admiro profundamente.


Não sei , esta matéria é mesmo complicada . Como ser um cristão activo ? Como fazer frente aquilo que está mal ? Só com oração e palavra ? Esse discurso parece-me muito protestante para catolico :)))))

No nosso dia a dia ficamos muitas vezes indecisos em situações de injustiça e de abuso de poder .

Que fazer ,ficar calado ou reagir?



Maria

Re: Teologia da libertação
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 27 de October de 2004 18:41


Padre João Luis

A proposito deste tema , fazer guerra em nome de Cristo , não concordo nada quando o Papa veio pedir perdão por ter andado a espalhar a fé cristã e a destruir os mouros e tantos outros. Prefiro viver na Europa de raizes cristãs do que em alguns paises em Africa onde ainda existem leis tribais.



Quem quer ir para lá ? Muitos portugueses ficavam manetas e muitas mulheres morreriam, e os homens podiam ter várias mulheres . Gosto de viver em terras por onde andaram cristãos que morreram por mim , para que hoje tivesse uma vida melhor , para que crescesse em liberdade. Hoje não se compreenderia essa atitude mas na epoca deles se calhar faziamos igual , afinal eram os papás que os icentivavam.

Fizeram asneira ? Talvez. Os pápas apesar de tudo são homens se fosse Cristo provavelmente convertia-os de outro modo e ainda vamos a tempo , converter-los com milagres.



Se enviassemos muitos remedios e dinheiro para os paises miseraveis , de certo eles também se convertiam ao cristianismo. Mas muitos cristãos andam de BMW e melhor que isso , tem casa com piscina . Que testemunho damos ?


Enfim...Todos pecamos e destituidos estamos da gloria de Deus ( incluindo eu obviamente )


Não tenho BMW, tenho um ferrari que é melhor :)))


O Padre João era capaz de deixar comungar um dono de um ferrari?

Maria

Re: Teologia da libertação
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 27 de October de 2004 19:21

Pe. João Luis

A Maria, gosta muito de o picar :) Eu acho que ela devia ir à sua igreja, uma paroquiana sua, ela ía dar-se bem consigo...fazia-se uma verdadeira católica:)
Acho, que ela merece toda a atenção, uma vez que a familia é toda protestante e ELA anda no meio de nós:)


Maria:
Qual o problema de não dar a comunhão a quem tenha um Ferrari? Ou BMW? Se foi ganho, com honradez, não vejo que os padres possam negar a comunhão a quem tenha quaisqueres bens...!!!
Agora esses ricos do Brasil e não só, como também aparecem em Portugal, isso são ricos avarentos, que roubam e não dão nada aos pobres...E nós, cumprimos com o dízimo para a igreja? Damos aos pobres? Ou ainda podiamos dar mais do que o que damos? Pensamos bem...!!!

Um beijinho para ti desde o Canadá, Maria...

Já estou a sentir falta do que o Alef escreve:)

Re: Teologia da libertação
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 27 de October de 2004 20:46

Maria

Pensar nos nossos irmãos mais pobres, como os de África, Timor, etc. É um dever de qualquer cristão e não só.
E para isso, quero dizer, que no próximo domingo vai aquí haver um almoço de confraternização apenas de portugueses e todos os fundos reverterão a favor dos pobres de África. Já no ano passado se fez o mesmo...
Para convidar alguém para vir:) já não posso!...Os bilhetes já se esgotaram, mais de 400 pessoas vão estar nesse jantar...

Alguém, me podia arranjar o contacto do padre Borga? Preferia o e-mail...

Re: Teologia da libertação
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 27 de October de 2004 21:51

Ana,

Encontrarás no site do Padre Borga.

Luis

Re: Teologia da libertação
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 27 de October de 2004 22:19

Esclarecimentos:

O livro "Jesus Cristo Libertador", escrito por Leonardo Boff, tem como base 10 artigos publicados na revista "Grande Sinal" em 1971. É lançado como livro em 1972 tendo-lhe sido acrescentados capítulos introdutórios.

Já recomendei o livro no tópico os meus livros favoritos.

Este livro não aconselha a violência, nem o autor foi alvo de qualquer notificação da Congregação para a Doutrina da Fé por o ter escrito: pelo contrário, continuou como professor de Teologia, por longos e bons anos.

Como disse correctamente a Maria, os problemas com o Vaticano começaram em 1981, ou seja dez anos após a publicação do livro citado e nada tendo a ver com o mesmo.

Tiveram a ver com o livro igualmente referido pela Maria: "Igreja, Carisma e Poder: um ensaio de Eclesiologia Militante", sendo o autor objecto de uma notificação em Março de 1985 e condenado a um ano de "silêncio obsequioso".

Boff faz aqui, no artigo "Na cadeira de Galileo Galilei" uma análise dos vinte anos após este processo.

Termina dizendo: "A Roma fui e voltei como teólogo católico. Nenhuma doutrina foi condenada, só "opções que põem em perigo a fé cristã". Mas opções pertencem à ética, não à doutrina. Sou consciente de que nisso tudo fui mero servidor. Fiz aquilo que simplesmente devia fazer, como cabe a um servidor."



João (JMA)

Re: Teologia da libertação
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 27 de October de 2004 22:33



JMA

Muito bem. Inteligente , bem informado , linguagem tecnica e precisa. Optima mensagem , gostei.

Vou comprar o livro , agora ando a ler a verdadeira historia de Jesus do E. P. sanders.

Maria

Re: Teologia da libertação
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 27 de October de 2004 22:35

Mais esclarecimentos:

Boff não rompeu de vez com a Igreja. Segundo o próprio afirmou no artigo "Roma Locuta" que pode ser lido no link anterior, e publicado no Jornal do Brasil de 01 deste mês, não deixou a Igreja mas uma função dentro dela.



João (JMA)

Re: Teologia da libertação
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 27 de October de 2004 22:38



Ana

Muito simpatica . Finalmente alguém respondeu ao meu apelo de atenção . Só podia ser uma mulher , os homens por vezes não tem sensibilidade nenhuma, independentemente da fé que confessam. É defeito de fabrico mesmo. Deus primeiro fez o homem , viu que não era perfeito e depois fez a mulher ,a obra perfeita :)
Será que me enganei na pontuação:))))))

Maria

Re: Teologia da libertação
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 28 de October de 2004 00:58

Maria
Como você, eu respeito muito os missionários. São um sinal profético para o mundo. São sinal do amor de Deus. Capazes de deixarem tudo por causa de Cristo e daqueles que não o conhecem.
Há que promover a dignidade do Homem, porque criado à Imagem d Deus, e que por ele Seu filho deu a vida.
Usar ideologias politicas, totalmente adversas e em oposição ao Evangelho, é que não é de todo aceitavel.
A Libertação que Cristo veio trazer não foi essa. Basta enquadrar Jesus no seu tempo. Os judeus esperavam um Messias politico que os libertasse do jugo romano. Os zelotas pregavam a violencia como forma de libertação. Cristo manteve-se totalmente adverso a isso mesmo. Pregou contra tudo isso.
Como pode a Igreja anunciar e defender o que o seu Senhor sempre rejeitou.????
Lembro Gandi.....
Lembro Martin Luther king.
Lembro Madre Teresa de Calcutá.
Lembro tanta gente que foi apostola da não violencia, e os frutos que obtiveram.
O erro de não foi a defesa dos mais fracos e sem terra. O seu erro poi fazer uma leitura da Igreja a partir do materialismo dialético de Marx, que assenta na teoria da luta de classes.
Cristo não veio pregar a luta de classes, mas antes o reino de Deus, isto é, Deus reina. Veio anunciar, que se todos permitirem que Deus reine no mundo e no seu coração o mundo muda, porque Deus é amor, e quem ama nao faz mal. Jesus veio ensinar-nos a amar. Não a levantar armas para impor qualquer lei.
É este o exemplo que os mMissionários têm dado. Foi isto tudo que Boff rejeitou.

Re: Teologia da libertação
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de October de 2004 03:33

Obrigada, Luis!!!




Maria

A pontuação está bem feita:) e com perfeição!!!


Pe. João Luis, qualquer dia, começam todos a ir à missa a Cacilhas:) É pena eu morar longe...senão era mais uma. Aos que vivem longe, serve de um passeio aos domingos. lol

Re: Teologia da libertação
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 28 de October de 2004 10:07

Muito m'admiro...

Será que se leu algo sério de Teologia da Libertação? Mas de qual delas? Não há aqui também muito de ideologia nas afirmações tão levianas que se fazem? Não se está a incorrer aqui numa enorme injustiça?

E é tão fácil proferir sentenças a partir do quentinho...

Indignam-me alguns disparates que tenho aqui lido.

Alef

Re: Teologia da libertação
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 28 de October de 2004 20:31

Começa a Maria por dizer que "Leonardo Boff, encorajado pelas ideias do Concilio de Vaticano II, considerava que , para servir a Deus , tinha que se dar prioridade às necessidades dos pobres e oprimidos."

Ora, Maria, essa consideração não tem a ver com o Concílio em concreto mas com o Evangelho em particular.

O que o Concílio poderá ter feito é abrir as janelas e passar essa mensagem para o exterior.

A prioridade aos pobres e oprimidos é um dos fundamentos da acção da Igreja.

O Concílio levou a Igreja para mais próximo das suas próprias fontes tornando-a mais próxima da mensagem de Cristo.



João (JMA)

Re: Teologia da libertação
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 11:19

Relativamente à Teologia da Libertação e de Leonardo Boff não sei mesmo nada.

Mas lembro-me das notícias da época, sobre a violência cometida por grupos que se diziam seguidores da Teologia da Libertação...

Cassima

Re: Teologia da libertação
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 12:40

Cassima,

existem os que se dizem cristãos e que promovem guerras;
existem os que se dizem cristãos e que não pagam o justo salário aos trabalhadores;
existem os que se dizem cristãos e que se aproveitam da miséria do seu irmão;
existem os que se dizem cristãos e que fogem aos impostos;
existem os que se dizem cristãos e que apelam à violência, à discriminação, ao fanatismo e à violência;

A questão não está no que dizem ser, mas no que são.



João (JMA)

Re: Teologia da libertação
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 12:44

Para tudo o que referes, JMA tens a Doutrina Social da Igreja, cujo compendio saiu esta semana em Roma. É a resposta pacifica a todas as questões que colocas.

Re: Teologia da libertação
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 14:23

Ainda não li esse texto, mas estou curioso. Considero essa preocupação da Igreja como uma das mais importantes, e pelo que li de comentários, esse texto vai na linha de preocupações que levaram a Conferência Episcopal Portuguesa, já no ano passado, a escrever o documento sobre a Responsabilidade Solidária pelo Bem Comum, mais conhecida pelos "sete pecados sociais".

Louvável preocupação do Vaticano, e fico contente pelos nossos Bispos já terem respondido a essa necessidade antes mesmo de Roma. Como já disse várias vezes, os nossos Bispos estão muito atentos ao Povo de Deus que lhes foi confiado. O que explica muitas coisas da nossa Igreja e do nosso País.



João (JMA)

Re: Teologia da libertação
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 14:52

Quanto à Teologia da Libertação que conheço, não a reconheço no retrato feito pelo João Luís.

Naturalmente que vou apenas falar da que conheço, e que tem como suporte principal, no meu caso, o livro "Jesus Cristo Libertador" de Leonardo Boff, textos diversos deste, de Frei Betto, de Frei Marcelo Barros, Faustino Teixeira, para citar os mais recentemente lidos.

Não encontro nesta Teologia nem nos referidos textos qualquer apelo à violência.

Encontro muitas coisas com que concordo e muitas com que discordo, mas não encontro elementos que me levem a qualificá-la de intolerante, violenta ou extremista o que, para mim, neste caso ou em qualquer outro, daria logo o direito aos respectivos livros de acumularem sossegadamente pó na estante.

No que se refere à 2ª obra de Boff citada "Igreja, Carisma e Poder" também esta - ao que sei - não foi acusada de violência. A principal questão que deu origem ao processo está explicada aqui.



João (JMA)

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.