Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Apresentação
Escrito por: AF (IP registado)
Data: 15 de October de 2004 15:11

Boa tarde a todos,

O meu nome é Álvaro, sou de Vila Nova de Gaia. Sou católico e pertenço ao Mov. Apost. Schoenstatt.

Toco viola no coro deste Movimento e trabalho, juntamente com a minha esposa, com casais.

Abraços



"Nossa pequenez nunca deverá ser impedimento para a nossa grande missão" (Pe. José Kentenich)

Álvaro

Re: Apresentação
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 15 de October de 2004 16:01

Olá Álvaro!

Benvindo aqui ao Forum Paróquias.

Eu sou o Victor Henriques (VMTH), sou católico tradicionalista, e pertenço ao grupo de fiéis que em Lisboa frequentam a capelania da Fraternidade Sacerdotal S. Pio X. (movimento fundado pelo Bem-Aventurado arcebispo francês D. Marcel Lefèbvre).

Também estou ligado a movimentos laicais sobre ordens monásticas.


É um prazer rece-lo a bordo do Forum!


O católico tradicionalista,

Victor Henriques


STAT CRUX DUM VOLVITUR ORBIS!



O-Católico-Tradicionalista-Excomungado-Por-Roma

Re: Apresentação
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 15 de October de 2004 17:05

Álvaro,

O que faz exactamente o movimento a que pertences?



João (JMA)

Re: Apresentação
Escrito por: AF (IP registado)
Data: 16 de October de 2004 13:29

Caro Victor,

Obrigado pelas boas vindas.

Não sou tão tradicionaslista com o Mons. Lefébre.

A que movimentos laicais é que estás ligado??

Abraços



"Nossa pequenez nunca deverá ser impedimento para a nossa grande missão" (Pe. José Kentenich)

Álvaro

Re: Apresentação
Escrito por: AF (IP registado)
Data: 16 de October de 2004 13:36

Caro João,

Schoenstatt está ao serviço da Igreja, na Igreja. Essencialmente orienta os membros e os peregrinos através da devoção a Maria, ministrando formação e evangelizando.

O Padre Kentenich, fundador do Movimento, teve a seguinte ideia, de inspiração divina: se nos consagrar-mos a Maria, deixando que ela actue no nosso coração e nos eduque, formaremos uma comunidade de homens novos, faróis para um mundo novo.

Assim, convidou Maria a estabelecer-se num Santuário - em Schoenstatt, Alemanha - e daí irradiar as sua Graças a todos que a Ela se consagrem e provem amá-la. Essa «prova» faz-se entregando todas as nossas alegrias e frustrações a Nossa Senhora, ao que nós denominamos de Capital de Graças.

Poderás consultar mais sobre Schoenstatt na internet, eu depois «colo» aqui os sites.

Abraços



"Nossa pequenez nunca deverá ser impedimento para a nossa grande missão" (Pe. José Kentenich)

Álvaro

Re: Apresentação
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 16 de October de 2004 21:33

Caro Álvaro (AF)

Sê bem vindo a este fórum.

O site do Movimento de Schoenstatt está na nossa lista de Links Católicos e é o seguinte [www.schoenstatt.pt.vu].

Dizes que fazes parte do Movimento Schoenstatt e mencionaste uma das suas características: a consagração a Maria. É algo que tenho algumas reservas sobre a sua sustentabilidade teológica - a consagração a Maria.

Por esse motivo, e como acho que nunca foi aqui debatido, abri um novo tópico sobre esse assunto, para o qual peço a vossa participação.

Boas participações,
Luis Gonzaga

Re: Apresentação
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 16 de October de 2004 22:12



Victor,

És mesmo católico tradicionalista ? E a que tradição te referes ? À tradição da Igreja logo após a morte de Cristo ( a tradição mais antiga ) uma Igreja verdadeiramente Apostolica , que segue a Jesus Cristo , como os seus apóstolos o seguiram , ou uma igreja mais moderna , em que se fazem cultos marianos? És mariano ou cristão?

O Alvaro , sem ofensa , assume-se claramente como Mariano.

Eu gostava de saber onde está escrito na Palavra Sagrada , repito Sagrada , que se deve prestar qualquer tipo de culto a Maria .

A Igreja Catolica tem destas coisas : Para termos um só Pápá , os bispos pegam na biblia e gritam em voz bem alta:

Jesus disse : e a ti Pedro te darei as chaves do céu...


E os catolicos cumprem zelosamente a palavra Sagrada e só o Papa tem esse poder, representa Deus na terra ; cumprem com muito zelo a palavra Sagrada e este versiculo só aparece uma vez.

Por outro lado , Jesus fartou-se de pregar o primeiro mandamento ; adorar a Deus em primeiro lugar , adorar, prestar culto só a Deus . Jesus não veio mudar a Lei mas para que ela se cumprisse na perfeição e o primeiro mandamento do proprio Deus é :

Adorar só a Deus .


Deus tenha pidedade de nós, somos mesmo pecadores. Em Fatima o que mais me arrepiou , é que por baixo daquele grande templo tinha uma fita verde escrita : adorar só a Deus . E as pessoas passavam não viam ajoelhavam-se frente à estatua de Maria. Que faria Jesus ao ver estatutas no templo de Deus ? Ao ver tendas com dinheiro ficou furioso , como ficaria ao ver estatuats misturadas com faxas que dizem : Adorar a Deus ?
Já lá fui varias vezes mas não me atrevo mais , acho que é a negação do primeiro mandamento de Cristo . Muito mau mesmo. Um catolico tradicionalista como admite que Maria seja o centro de culto ? O culto não deveria ser só a Deus ? Para sermos coerentes deviamos mesmo fazer como os judeus e seguir a lei , adorar só a Deus . Cantar uns salmos , ler a biblia e mais nada .Somos monoteistas mesmo ou somos mais tipo gregos , com muitos pequenos deuses sobre nós ?

Ando sempre aflita com estas coisas, se nem o primeiro mandamento cumprimos , como cumprimos o segundo?


Maria

Re: Apresentação
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 17 de October de 2004 13:04

Maria:

Algumas notas, como vai sendo meu estilo ;-)

Parece-me que estamos sempre a bater no mesmo. A tentação do “sola scriptura” espreita constantemente. Pergunto-te onde está escrito que só se deve prestar atenção à palavra escrita bíblica (creio que é a isso que te referes). Ora, na Bíblia não podes encontrar tal coisa, porque não se pode justificar a si mesma. Tem que vir de outro lado... Ora, esse outro lado é o mesmo que introduziu o culto mariano... Talvez queiras bani-lo, mas com isso terás que banir também o cânon bíblico... Já debatemos esse assunto até à exaustão neste fórum com vários irmãos protestantes, por exemplo, no tópico "Porque veneramos a Santíssima Virgem?".

De qualquer forma, nem assim vais sem uma resposta ;-) Pedes uma palavra sagrada que ateste o culto mariano. Mas antes de a indicar, chamo a atenção para algo importante: não é aqui que se baseia o culto a Maria, porque não somos literalistas nem lemos a Bíblia de modo fundamentalista. Mas, como tenho dito noutros tópicos, é natural que a Bíblia corrobore a fé da Igreja. Se o culto mariano (de especial louvor ou hiperdulia, mas não de adoração, essa reservada a Deus) é contrário à Bíblia, por que razão em Lucas 1:48 Maria “profetiza” que dali em diante «me chamarão bem-aventurada todas as gerações». Não é o culto mariano uma realização desta “profecia”? Estaria Maria tão contente porque haveria uns milhões de cristãos que a substituiriam por Deus? É realmente isso que está em causa?

Voltas de novo à questão das estátuas ou imagens, também já aqui debatido abundantemente. Acho muito estranho que não se perceba ou não se queira perceber algumas diferenças fundamentais entre as estátuas idolátricas pagãs e as imagens cristãs, bem como as diferenças abismais no que diz respeito ao tipo de “culto”... Parece-me supérfluo repetir isto pela enésima vez, mas se for necessário...

A idolatria é uma ameaça constante também no Cristianismo, mas não é primariamente por causa das imagens de madeira, pedra ou outro material. A grande tentação idolátrica passa pela substituição de Deus, em quem devemos pôr a nossa inteira confiança, por outros “pequenos-grandes deuses”: o dinheiro, o “bem-estar”, os nossos “belos” sistemas ideológicos, enfim, as falsas imagens de Deus que construímos, não em pedra, mas nos critérios de vida e na forma como justificamos a nossa não-conversão... Também já escrevi muito sobre isto noutros tópicos. Sim, adorar só a Deus. Será que aqueles que não prestam o culto dos santos que muitos católicos praticam estão livres da idolatria? Será que é o culto dos santos ipso facto e necessariamente uma idolatria? Não é esta “etiquetagem” também uma tentação idolátrica, sob a forma de egolatria ao apontar constantemente o dedo, julgando-se superior e imune ao problema? Isto dava pano para muitas mangas!...

Vamos à questão do ser ou não mariano: colocas em alternativa: «és mariano ou cristão?». Terão que ser necessariamente uma dicotomia? Afinal, onde está a dicotomia? Quem a constrói? Não é isto também um falsear a imagem dos outros irmãos?

Dizes que «os catolicos cumprem zelosamente a palavra Sagrada [sobre o legado das chaves a Pedro] e só o Papa tem esse poder, representa Deus na terra; cumprem com muito zelo a palavra Sagrada e este versiculo só aparece uma vez». Creio haver alguma confusão. Os papas assumiram-se durante muitos séculos como representantes de Pedro, não de Deus. Só posteriormente é que apareceu o título de “vigário de Cristo”. Mas também já foi explicado noutro tópico que o vigário não ofusca o representado, antes torna-o presente. De resto, é um título que tem o seu quê de relativo. Pelo baptismo somos todos vigários de Cristo uns para os outros, representantes de Deus... E mesmo os não baptizados: «Sempre que fizeres isto a um destes pequeninos...» O Papa não se reclama único representante de Deus, nem poderia fazê-lo. Seria uma heresia grave que o poria fora da comunhão da Igreja! O ministério petrino (que é o cargo do papa) não aparece apenas referenciado pelo versículo das chaves! Pedro tem um papel muito especial entre os Apóstolos, como saberás, como o atestam muitos relatos neo-testamentários. E não esqueçamos a grande missão de Pedro que continua hoje na figura do Papa: «E tu, uma vez convertido, fortalece os teus irmãos» (Lucas 22:32).

Afirmas que certos católicos se fazem “marianos” colocando Maria no centro do culto e não Deus. Ainda que eu faça um pouco o mesmo tipo de queixa, deve-se dizer algo importante a este respeito: alguém que faça isso, na realidade não é realmente mariano, porque se mariano é aquele que procura de alguma forma identificar-se com Maria, verá que ela aponta para Jesus: «Fazei o que Ele vos disser». Prestam então um culto vão, que nem mariano é; é talvez uma forma de auto-engano. Mas dizia um grande mestre de espiritualidade que a oração da maior parte das pessoas é um auto-engano e creio que tem alguma razão. Mas será bom não baralhar tudo, tomando como exemplo de católico aquele que vive uma forma enviesada de fé e de culto. De resto, bem entendido, o terço não é uma oração meramente mariana, mas é cristocêntrica: o Avé-Maria é quase todo retirado dos textos do Evangelho e é também cristocêntrico; o Pai-Nosso é totalmente retirado dos textos evangélicos e quase todos os mistérios são meditações de “episódios” evangélicos...

De qualquer forma, repito aquilo que já escrevi neste fórum muitas vezes, algumas das vezes em mensagens que te dirigi. Nenhum católico é obrigado a ser mariano, a rezar o terço, a acreditar nas visões (não aparições!) de Fátima... Se isso te faz confusão, ignora e segue adiante. Se isso te causa incómodo, não vás a Fátima, mas não deixes de aprofundar a fé na Eucaristia, estudando e aprofundando aquilo que é o centro da fé da Igreja. O centro do catolicismo e do culto católico está na Eucaristia. Na Eucaristia não há uma única oração dirigida a Maria nem aos santos. Quase todas se dirigem ao Pai e dois ou três parágrafos dirigem-se a Jesus Cristo. Para quê tanto susto com o culto mariano? Não confundamos o essencial do essencial com o menos essencial e menos ainda com o acessório. O culto mariano não faz parte do essencial do essencial da fé católica, embora não esteja em contradição com ele. Mas o menos essencial não deve ser obstáculo ao essencial do essencial. Para muitos o culto mariano ajuda a encontrar o essencial: muito bem! Nunca me esquece um desafio lançado por este Papa há bastantes anos: família onde se reze o terço diariamente vive unida. Pois bem. Mas a outros o culto mariano não ajuda! Pois, esses, como os primeiros, devem buscar o essencial, sem o culto mariano. Na Igreja também há “muitas moradas”, lugar para muitos tipos de espiritualidade. Deves buscar aquela que mais te ajudar a centrar-te em Jesus Cristo, que melhor responda ou formule as tuas perguntas. E deixar que outros tenham os seus caminhos, sem anátemas.

Alef

Re: Apresentação
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 17 de October de 2004 14:51




Eu não sou do grupo que defende " solo scriptura ",
sou do grupo " solo Cristo" , e mais nada.

Quem parece ser muito "solo scriptura" são os catolicos que pegam em certas partes da biblia e levam a sua interpretação até à exustão , até às ultimas consequências , mudando mentalidades , fazendo sofrer milhares de pessoas que vivem debaixo dessas doutrinas . Nomeadamente:


O papá é Deus : porque Cristo disse a Pedro que ficava com o poder de ligar e desligar o reino...blá blá

Para quando a democratização da Igreja? Quando acabam com aquelas leis de juramento de fidelidade , que é o cancro numero um, pois não permite que nada avance na Igreja?

Casamento é sacramento....por causa do que Cristo disse sobre o adultério e ele nem sequer se casou não queria saber disso para nada.
Jesus preocupava-se mais com as mulheres maltratadas daquela época e que hoje continuam a ser só que em nome de Cristo.... Jesus curava , o mais importante é ter saude e fartava-se de defender os pobres e humildes e regeitados... porque a seguir à saude o que a gente precisa é de dinheiro ^para manter a saude, boa alimentação , condições de vida dignas .

O baptismo é ridiculo. A criança não sabe que está a fazer, tem significado para um adulto , se quiser " encenar" a sua transformação pessoal.
Em Espanha já terminou a palhçada e em França também , os palermas dos portugueses é que ainda gastam dinheiro nessas festas .


A eucaristia é uma invenção para manter o rebanho ao domingo todo junto para puderem receber as ofertas e manterem o império cristão, construindo igrejas , e outras coisas que não matam a fome nem cura doenças de ninguém.

E o povo enquanto discute a boa moral e os bons costumes, de sexo , adulterio , aborto e outras coisinhas parvas , fica distarido do mais importante.
Aí a religião fica o o opio do povo mesmo.
O mais importante ?

O desemprego
Exclusão social , que vem da moral estupida catolica
Avaliação injusta incluida no presente sistema de ensino que so ajuda a escavar abismos sociais que os queridos catolicos tanto defendem.

Cristianismo com esta educação , com este sistema economico , com a desonestidade que por ai vai?

Isto era um pais de catolicos . Era Era ...Mas as pessoas estão fartas de hipocrisia e de miseria . E eu vou trabalhar que tenho mais que fazer . Ando distraida do mais importante . Os outros , os que passam mesmo mal.


Bom trabalho para vocês eu vou pregar para outra freguesia já que não mudo a cabeça de ninguém , Deus se encarregará de mostar o caminho a cada um consoante a sua experiencia de vida .
Cada um vê o mundo do seu proprio geito
É essa a beleza de ser humano.

Solo scriptura eu ? Solo vita , vita , experiencia , coisa que os teoricos não têm...


Cristina

Re: Apresentação
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 17 de October de 2004 18:52





O ultimo discurso foi tipicamente protestante e algo agnostico resultado dos amigos com quem convivo diariamente que detestam a igreja .Não queria ofender ninguém , ainda ontem fui à missa e gostei.


Não percebo nada disto. É melhor ficar calada . Bem razão tinha S.Paulo :

-As mulheres na igreja estejam caladas:)
Devia ter acrescentado:

-Caladas dentro e fora da igreja :)))))))))))))))))))

Vou arrumar a cozinha e passar a ferro é para que servem as mulheres.


Maria

Re: Apresentação
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 18 de October de 2004 20:39

Caro AF

Conheço muito o teu movimento e confesso-te que me sinto próximo do mesmo.

Quem me preparou para o matrimónio foi o Padre Mariano e quem me casou foi o Padre Eduardo que possivelmente conhecerás.

Foi-me sugerido uma preparação para fazer a aliança com Maria mas afastei-me do movimento (como elemento activo).

De qualquer modo tenho lá muitos amigos, ajudei na aquisição da escola que existe em Lisboa e vou muitas vezes à MIssa no Santuário do Restelo (ainda este Domingo lá estive).

Só tenho a dizer bem do movimento. Gente de muita fé e de amor à Igreja.

Tenho duas realidades que a mim não me agradam particularmente. O culto que muitos dos seus elementos têm ao fundador parece-me em certas ocasiões, exagerado. Por outro lado tem muitas cerimónias particulares quase ritos de entrada do movimento e integração . Confesso que me dou mal com tais realidades e terá sido por isso que não acabei por fazer a aliança.

De qualquer só lá tenho amigos.

Pedro B

Re: Apresentação
Escrito por: AF (IP registado)
Data: 18 de October de 2004 22:51

Caro Pedro,

Se te referes ao Padre Eduardo Aguirre, conheço perfeitamente, pois foi o assessor do Movimento aqui no Norte, durante o ano que antecedeu a sua ida para Madrid.

Partilho uma das tuas reservas, a forma como o Padre Kentenich é tratado. Mas compreendo, principalmente entre os que com ele privaram, que haja algum exagero no culto. Já não compreendo que os restantes fiéis sigam tal trato.

Não sei se comigo foi diferente, mas a minha integração no Movimento foi muito clara e transparente.

Abraços



"Nossa pequenez nunca deverá ser impedimento para a nossa grande missão" (Pe. José Kentenich)

Álvaro

Re: Apresentação
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 20 de October de 2004 23:11

Caro AF

É efectivamente o Padre Mariano Aguirre a quem me referia.

Com ele aprendi o que significa amar a Igreja, e fiz uma preparação para o casamento que foi uma experiencia que recordo com saudade.

Temo não ter sido claro. Não acho que o movimento seja pouco transparente, nada disso. O que referi foi que o mesmo tem efectivamente um caminho de integração bastante institucionalizado com passos definidos e encadeados e formalismos próprios que compreendo mas que não casam com o meu feitio desorganizado.

No norte não conheço minguém do movimento mas em Lisboa muita gente.

Pedro B

Re: Apresentação
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 12 de September de 2008 23:55

-)

Re: Apresentação
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 14 de September de 2008 01:29

Maria,

mas que grande confusão vai nessa cabeça. Acho que não leste nada daquilo que o Alef escreveu. Infelizmente. Não percebi se és católica ou não. Pareceu-me que não. Depois disseste que foste à missa e que gostaste, depois de teres feito um texto todo ele anti-igreja. Está confuso.

Depois gostaria de te salientar que a Igreja ajuda muita gente. A Igreja não é o ópio do povo. Isso para mim é para quem não percebe e quer arranjar desculpas para poder criticar e julgar injustamente. Quando tu dizes que a Igreja não mata a fome é profundamente falso. Sublinho e ponho a negro para veres bem. São muitas as pessoas que são ajudadas por paróquias que dão dinheiro aos pobre, alimentos, roupas, etc.

Faço-vos um apelo. Antes de criticarem, vejam se é verdade o que acusam. Porque depois é aborrecido vir aqui alguém desmentir-vos e passar-vos um atestado de ignorância. Eu nem digo maldade. Acredito mais que é por ignorância que se dizem certas coisas do que por maldade. Apesar de também haver muita gente má que diz mal porque é má mesmo.

Aconselhava-te vivamente, caso seja realmente do teu interesse esclarecer as tuas dúvidas sobre o culto mariano, a leres o post do Alef. Estou certo que ele detesta escrever para o boneco. Acho que não escreveu. Pelo menos eu li e gostei muito.

E com sito já me ia esquecendo: AF, bem vindo ao fórum!

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 2 vezes. Última edição em 14/09/2008 01:30 por s7v7n.

Re: Apresentação
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 14 de September de 2008 07:07

s7v7n

reparaste na data dos posts?
Em 4 anos as pessoas mudam tanto. Muito possivelmente aquela turbulencia interna que a forista Maria revelava já deu lugar a ideias mais arrumadas.

Agora que a resposta do Alef é óptima para um certo cristão "genuíno" que anda por aí na provocaçõ é.

Por acaso é triste repetir-se tantas vezes os mesmos esclarecimentos e virem sempre com as mesmas acusações. Cansa tanta... ia dizer má vontade, mas fica melhor surdez.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Apresentação
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 14 de September de 2008 12:30

Ahaha lol, granda fail da minha parte :P Como nunca tinha reparado neste post pensei que era novo e nem vi a data :P Talvez a senhora já tenha mudado :P Quero acreditar que sim.

Sabes, por vezes acreditamos com tanta tanta força numa coisa, que não é facil admitir que estamos errados, ou que possamos estar. Mas depois há coisas que me fazem confusão e me fazem proferir a tal expressão de "má vontade" como as idolatrias e coisas do género. Por mais que digamos o que sentimos em relação a isso, parece que escrevemos chinês. As pessoas que acusam ficam sempre na mesma. Confesso que isso por vezes me irrita um pouco. Desculpem lá mas sou sincero. Contudo, procuro levar as coisas na desportiva. Se assim não for isto torna-se um campo de batalha...

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.