Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
O que é a Opus Dei ?
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 30 de September de 2004 15:34

Boa tarde a todos.

Hoje mesmo, fizeram-me esta pergunta:

O que é a Opus Dei?

Eu fiquei um tanto ou quanto "embasbacado" por não saber ao certo o que é tal organização e o que faz mais especificamente. No entanto vou começar hoje a procurar alguma informação acerca do assunto, para posteriormente responder a esse meu colega.

E vou colocando também o que for encontrando, no entanto agradecia a quem soubesse mais informação, que a colocasse aqui no forum. Obrigada.


Nota: Luis, penso que este tópico não existe, pelo menos procurei e não encontrei nada especificamente acerca dele, no entanto se já existir, apaga este.



«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: Anita (IP registado)
Data: 30 de September de 2004 17:38

Talvez o VMTH te possa responder, pois, quanto ao que sei, trata-se de uma facção bastante tradicionalista dentro da Igreja Católica.



Anna e Sara

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 30 de September de 2004 20:21



Se fizer uma busca no google em Opus Dei , encontra facilmenta a pagina oficial deste grupo. Já fiz uma visita à pagina , aparentemente não tinham nada de especial . Afinal são tão falados porquê?

Também estou curiosa para ouvir os comentários.

Maria

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 30 de September de 2004 22:22

Fernando,

Talvez o melhor seja consultares a página da Opus Dei na Internet. Têm também uma versão em português.

Luis

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 01 de October de 2004 00:55

Concordo precisamente com aquilo que a Maria disse. Já andei pelo site da Opus Dei e precisamente não encontrei nada de anormal. Com a leitura que efectuei não fiquei com nenhuma ideia errónea, antes pelo contrário que, devo confessar era a que possuía acerca da organização.

No entanto se continuar a busca, por exº no google, encontrei por exemplo um site :

[www.geocities.com]

que sinceramente não me agradou muito e que por um lado me fez algum burburinho, dado que é mais próximo das ideias que tenho acerca da organização.



«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 02 de October de 2004 00:22

Caro Fernando,

Não estarias à espera que o site oficial de uma instituição, seja ela qual for, fosse o local indicado para encontrar o seu lado mais negro? :-)

Para te responder à tua questão, não conheço a Opus Dei, nunca frequentei os seus encontros, e desconheço se algumas das pessoas do meu ciclo de amigos pertence à Opus Dei. Julgo que não.

Por outro lado, o pouco que vou ouvindo aqui e ali, e lendo na Internet, não me desperta qualquer curiosidade para conhecer melhor o movimento. Para além da página que apontas, sugiro-te os seguintes:
- Opus Dei, ¿un CAMINO a ninguna parte?
- Opus Libros (Opus livres), página construída por ex-membros da Opus Dei.

Podes ainda consultar a Wikipedia.

Não li o livro "O Caminho" de José Escrivá, mas parece-me díficil de conciliar algumas das suas citações com o Cristianismo. Vejamos:
- "Director. Precisas dele. Para te entregares, para te dares..., obedecendo" (Caminho 62).
A nossa obediência é para com Deus e Jesus Cristo, e, acima de tudo, para com a nossa consciência, não para com o clero ou director espiritual.

- "Não te esqueças de que és... o depósito do lixo." (Caminho 592)
S. Paulo não pensa da mesma maneira na sua primeira carta aos Coríntios «Não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, porque o recebestes de Deus, e que vós já não vos pertenceis?» (1 Cor 6, 19)

- «Bendita seja a dor. Amada seja a dor. Santificada seja a dor...Glorificada seja a dor!» (Caminho, 208).
Retirado de um livro cristão ou de um manual de sado-masoquismo?

E prefiro parar por aqui...

Sobretudo surpreende-me como foi possível ter sido a canonização mais rápida da história, e, no seu último livro, João Paulo II ter destacado a Opus Dei dentro dos movimentos da Igreja (juntamente com o caminho Neocatecumenal e Comunhão e Libertação, e não fazendo qualquer menção à Comunidade de S. Egídio). Mistérios...

Luis Gonzaga


Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 03 de October de 2004 11:14

Uma vez mais, atenção às generalizações. Por motivos profissionais, conheço muita gente do Opus Dei, óptimos cristãos, boas pessoas, fantásticos humanamente e de um empenho no seu trabalho e na sua vida de cristãos verdadeiramente exemplar... quanto ao Caminho do José Maria Escrivá... li... e a verdade é que tem proporcionado o surgimento de excelentes exemplos cristãos entre os homens e mulheres dos nossos dias... com isto não quero dizer que o autor do Caminho seja um 'santo da minha devoção'... definitivamente... não é... a lista de sentenças absolutamente equívocas, caro Luís, seria infinda. Mas, como eu sempre digo, não temos de pensar todos o mesmo: é aí que está a absoluta riqueza da Igreja... é o monolitismo que nos mata...

Abraço

Miguel



Miguel

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 03 de October de 2004 14:57

Caro Luis Gonzaga

Dizes:
Citação:
A nossa obediência é para com Deus e Jesus Cristo, e, acima de tudo, para com a nossa consciência, não para com o clero ou director espiritual
Que comentário te merece então, esta passagem da Carta aos Hebreus?

«17 Sede submissos e obedecei aos que vos guiam, pois eles velam pelas vossas almas, das quais terão de prestar contas; que eles o façam com alegria e não com gemidos, o que não seria vantajoso para vós.» (Hb 13, 17; o destaque é meu)

Cumprimentos

Luís Marques

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 03 de October de 2004 17:53

Caro Luis Marques,

Quando escrevi esse comentário, estava a pensar numa frase que em tempos li do Cardeal Ratzinger.
Citação:
'Above the pope as an expression
of the binding claim of church authority
stands one's own conscience,
which has to be obeyed first of all,
if need be against the demands of church authority.
'

Joseph Ratzinger, 1968.
Luis

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: Dr. Justino (IP registado)
Data: 03 de October de 2004 18:39

Ó senhor trento: anda aí por o senhor Alef que me parece bem posicionado para responder à sua questão. Mas olhe que não é coisa fácil nem muito apetecível.
Apenas se for duma forma...digamos, epidérmica.

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 03 de October de 2004 22:49

Caro Luis Gonzaga

Desculpa a minha insistência, mas não comentaste a passagem que referi.

Nessa citação do Cardeal Ratzinger, não consigo contextualizar a tua frase de que não se deve obediência ao clero ou director espiritual, nem consigo encontrar nela uma contradição com a frase que citaste de Josemaria Escrivá.

O que o Cardeal Ratzinger disse (e eu concordo) é que devemos sempre recorrer à nossa consciência em último caso.

Para o caso de te estar a interpretar mal, pergunto:

Tu quiseste dizer que não se deve obedecer absolutamente ao clero/director espiritual, ou quiseste apenas dizer que em caso de dúvida em relação à obediência deve prevalecer a nossa consciência?

Já agora, apenas por curiosidade, podias citar o livro/documento em que o actual Cardeal Ratzinger escreveu essa frase?


Cumprimentos

Luís Marques

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 04 de October de 2004 00:04

Aristarco,

A "submissão" que aí se pede, significa despojar-se de arrogância e orgulho para entender melhor o Evangelho de Cristo.

Não é para colocar o cérebro de férias e dizer amén a tudo.

Cristo também era submisso para com José e Maria, e isso não quis dizer que não pensasse segundo a Sua consciência.

E é precisamente essa a afirmação de Ratzinger, citada pelo Luís.

Que já tinha sido formulada por São Tomás de Aquino que dizia: "Acreditar em Cristo é em si uma coisa boa, mas constitui uma falta moral crer em Cristo se a razão considera que esse acto é mau. Cada um deve obedecer à sua consciência mesmo que esta esteja errada." Ia Ilae q. 19 art. 5.



João (JMA)

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 04 de October de 2004 00:26

Quando será que percebem que a obediência não implica a eliminação do indivíduo? que Cristo vem para potenciar o indivíduo e não para eliminar a sua individualidade? que a obediência a Deus não amarra o homem mas o liberta das suas próprias amarras? E que isso nunca passa pela negação do homem...

Só para quem estiver interessado, veja-se todo o capítulo da Summa (2.2.104) de S. Tomás sobre a Obediência... que pena ser tão esquecido.

Em inglês está em

[www.ccel.org]

Abraço fraterno

Miguel

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 04 de October de 2004 01:04

JMA

Gostaria que me mostrasses onde é que eu disse que "submissão" (as aspas são tuas, porque no texto da Carta aos Hebreus não aparecem as aspas) significa «colocar o cérebro de férias e dizer amén a tudo».


rmcf

Quem é que disse que a obediência «implica a eliminação do indivíduo» e que «amarra o homem»?


Cumprimentos

Luís Marques

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 04 de October de 2004 02:13

Caro Luis Marques,

No meu comentário sobre a citação do "Caminho" mencionei apenas o aspecto da obediência, quando, aquilo que me fez lembrar as palavras de Ratzinger, até tinha sido mais a primeira parte da afirmação. "Director. Precisas dele. Para te entregares, para te dares..., obedecendo" (Caminho 62) (extraído da página citada pelo Fernando [www.geocities.com], que como não tenho o livro em causa, desconheço se está correcta ou não). Fico com a sensação que a "entrega" e "doação" é feita ao "Director", e não, como na minha opinião, deve ser feita a Deus.

Aquilo que eu quero dizer é que em circunstância alguma devemos abdicar do nosso sentido crítico. Da nossa consciência. Em circunstância alguma deveremos abdicar da responsabilidade pelos nosso actos e decisões.
Digo que devemos seguir aqueles que nos guiam, mas não os devemos seguir cegamente.

Que culpa tem um soldado por uma acção que lhe foi ordenada superiormente? Será ele responsável por ela?


Caro Rmcf,

Perguntas, e bem, quando é que percebemos que a obediência não implica a eliminação do indivíduo? Curioso. Segundo as citações do livro "o Caminho" mencionadas no site atrás referido, parece que no mesmo livro em que é dito "Director. Precisas dele. Para te entregares, para te dares..., obedecendo.", é referido "«Não te esqueças de que és... o depósito do lixo. [...] Humilha-te; não sabes que és o caixote do lixo?» (Caminho, 592)

Pergunto: haverá maior eliminação do individuo do que compará-lo a um caixote do lixo?

Luis


Re: O que é o Opus Dei ?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 04 de October de 2004 03:14

Um site politicamente incorrecto: «Opus Dei Awareness Network, Inc.» (ODAN).

Conheço pessoalmente algumas pessoas que passaram o Calvário da desvinculação do «Opus Dei». Histórias muito, muito tristes. Em parte por isso ainda não tinha escrito nada neste tópico. Teria (terei?) que ser politicamente incorrecto...

Conheço também algumas pessoas ligadas presentemente ao «Opus Dei» e confesso o meu pouco à-vontade ao abordar com elas certos assuntos (talvez com uma ou duas excepções). O seu conservadorismo, sobretudo em questões de moral, é proverbial.

Entretanto, acredito que há lugar na Igreja para as mais variadas sensibilidades. Creio que o «Opus Dei» tem muitos pontos válidos, embora eu não partilhe da sua espiritualidade. Li "O Caminho"; foi bom, porque me ajudou a perceber que esta não era de modo nenhum a espiritualidade que eu queria seguir. ;-) A meu ver, os pontos mais problemáticos não estão tanto na espiritualidade, mas sobretudo nos métodos usados, por vezes nada cristãos e demasiado clericais, numa má acepção da palavra (também não creio que possa ter uma acepção positiva).

Confesso também que me mete alguma impressão a visibilidade que o «Opus Dei» vai tendo no Vaticano, com posições terrivelmente conservadoras e por vezes irresponsáveis. Naquilo que se vê e naquilo que se vê menos, como o que se tem passado na Rota Romana (Tribunal Eclesiástico Romano). É lamentável que o Vaticano se faça representar tantas vezes por Navarro-Valls, Director da Sala de Imprensa da Santa Sé, que se dá ao luxo de proferir "com autoridade" disparates teológicos, não havendo ninguém que o desminta ou destitua. Dou um exemplo: aquando do pico da crise da pedofilia no clero norte-americano houve muita polémica paralela, onde um dos temas era o problema da ordenação sacerdotal de homens homossexuais. Pois, sua Ex.cia Navarro-Valls saiu-se com esta: as ordenações de homens homossexuais são inválidas!... O disparate é grande, mas não menos disparatado é que ninguém com autoridade tenha desmentido esse senhor, que tomou uma opinião pessoal, teologicamente infundada, como se fosse a posição oficial do Vaticano...

Outro exemplo: é preocupante também o que se tem passado na Conferência Episcopal da Catalunha. Coincidência ou não, o Presidente da mesma, um bispo ligado ao «Opus Dei» cujo nome agora não recordo, foi longamente vaiado há poucas semanas ao chegar à Catedral...

E muitos exemplos pouco edificantes se podem dar sobre o que se passa na América Latina.

Também devo dizer que a "prelatura pessoal" é uma triste invenção, teologicamente problemática... Não sou eclesiólogo, mas sobre isto muito haveria a dizer!...

O problema não estará tanto na espiritualidade, mas da "tradição" que se vive no interior do «Opus Dei». Oficialmente os seus membros dizem-se defensores do Concílio Vaticano II, mas que na prática há muito integralismo, devocionalismo e métodos do antigamente. Revi isto num episódio recente. Comprei em Coimbra um livrinho sobre a Eucaristia (uma tradução) de uma editora ligada ao «Opus Dei» e fiquei "embasbacado". Inicialmente pensei que talvez fosse uma boa ajuda para uma catequese de adolescentes e comprei o livrito; dois euros não era muito!... A ideia do livrinho até é boa: ajudar a compreender a celebração da Eucaristia, passo a passo... Mas o conteúdo é francamente mais que problemático: uma linguagem de antanho e teologicamente desajustada (por exemplo, fala-se em assistir à missa e a Eucaristia é vista exclusivamente como sacrifício) e com lacunas "curiosas"... Por exemplo, não se faz uma única referência à homilia... Passa-se à frente!

Apesar de ser conhecida a sua enorme influência em certos meios, não alinho nos epítetos comuns de "seita", "máfia" e coisas parecidas. Há muita injustiça em afirmações gratuitas desse género. Mas existem métodos (por exemplo, o controlo mútuo e exaustivo e a pressão psicológica feita aos membros, "aspirantes" e aos que querem desvincular-se, incluindo menores!) que ajudam a que se forme essa ideia.

Em Portugal há figuras destacadas da sociedade ligadas ao «Opus Dei». Vem imediatamente ao pensamento os nomes de João Mota Amaral (presidente da Assembleia da República), Sousa Lara (e vários familiares, creio eu) e várias personalidades ligadas ao mundo bancário.

Há também editoras (por exemplo, a "Rei dos Livros") e publicações (por exemplo, a revista "Celebração Litúrgica") ligadas à "Obra".

Impressiona-me negativamente o culto da personalidade que se nota nos livros de muitas pessoas do «Opus Dei» em relação ao S. Josemaría Escrivá: as citações do "fundador" são omnipresentes em alguns livros e em alguns casos sobrepõem-se aos próprios textos bíblicos. Se resto, já vimos algo "parecido" neste "debochado fórum". :P

Ainda quanto ao Monsenhor Escrivá: o processo da sua canonização foi extremamente rápido (com algum ou muito escândalo), mas não foi a canonização mais rápida da História. Esse "recorde" ainda pertence ao nosso querido Santo António de Lisboa: um ano depois da sua morte já teve culto oficial. Sem cunhas! ;-)

Alef

PS.: Uma nota para um pequeno preciosismo linguístico. Não se diz "A Opus Dei", mas sim "O Opus Dei". A razão é simples: em latim "opus" (=obra) é uma palavra de género neutro e quando em português se usa uma palavra latina de género neutro usa-se o masculino.

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: Dr. Justino (IP registado)
Data: 04 de October de 2004 09:09

Ó trento, já leu esta resposta? Está a ver como eu tinha razão?Quem sabe,sabe...

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 04 de October de 2004 09:21

Caro Aristarco,

Para que fique claro tu não disseste que "submissão" significasse «colocar o cérebro de férias e dizer amén a tudo».

Perguntaste o sentido de uma frase e eu respondi-te dizendo aquilo que penso ser o significado (despojar-se de arrogância e orgulho para entender melhor o Evangelho de Cristo) e aquilo que penso não ser o significado (colocar o cérebro de férias e dizer amén a tudo).

O versículo que citaste assim como outros similares tem vindo a ser citado para a obediência cega, e foi um dos pilares do clericalismo.

Edifício que já ruiu, felizmente.

Mas se pensaste que coloquei essas palavras na tua boca, desculpa por me ter feito entender incorrectamente.



João (JMA)

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 06 de October de 2004 10:51

Muito obrigado a todos pelos esclarecimentos, afinal a ideia que inicialmente possuía não é tão descabida de todo.

Mais uma vez obrigado.



«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 06 de October de 2004 23:17

Fernando,

Ainda bem que conseguiste esclarecer as tuas questões.

De qualquer forma, aproveito para convidar alguém do Opus Dei a dar o seu testemunho pessoal, pois, se não estou em erro, todos os que contribuiram com as suas mensagens, não são membros (ou ex-membros) do Opus Dei.

Penso que seria muito enriquecedor se tal acontecesse.

Luis

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.