Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 12 de 19
Re: Exorcistas!!!
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 07 de July de 2010 12:11

se o Demis aparecer...vamos ver mesmo perante estas noticias, o que é um alvo preferencial! Todos os temos e todos somos (não é?!)

[www.fortea.ws]



Editado 1 vezes. Última edição em 07/07/2010 12:34 por Anori.

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 12 de July de 2010 15:16

Summa Daemoniaca:

Estou a "devorar" este livro. É de longe um dos mais interessantes e fascinantes que li (vou lendo), nos últimos anos.

Muito mais ortodoxo em relação à interpretação bíblica do que alguns teólogos mais "experimentais" vão fazendo, o autor é muito crítico às leituras mais modernistas dos textos do N.T., modernismo esse que por vezes encontra "sentidos estranhos e retorcidos" segundo o autor, na Palavra de Deus, fugindo ao explícito daquilo que lá está.

Aconselho-o vivamente a quem se interessar pelo tema, além de que é um documento oficial da Igreja Católica.

M. Martins



Editado 1 vezes. Última edição em 12/07/2010 15:18 por M. Martins.

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 12 de July de 2010 16:15

Olá M.Matins,

Acho que podes e deves partilhar dado que é um tema que tem levado a grandes complicações!

Também tenciono ler...e agora com uma opinião...

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 12 de July de 2010 19:11

Olá M. martins.

Também tenciono adquirir o livro, sobretudo para esclarecer uma questão que ainda não sei responder.

Porque é que o demonio, como criatura, e criatura preversa, má, é mantido na criação, como e porque é que ele é mantido na existencia por Deus?
é que, se tudo o que existe, só existe porque é querido por Deus, amado por Deus, como expliocar isto? é o demoinio uma criatura amada por Deus? é que, se é existente, é criatura, logo, para ser existente, tem que ser amado por Deus, querido por Deus.

Eu já reflecti algo sobre estas questões, mas quero ouvi-lo

Obrigado.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 12 de July de 2010 20:41

Apenas comecei a ler, não gostei, e parei.

Uma pequena correção ao que disse o Martins: o livro não é um documento oficial da Igreja Católica. Não sei de onde saiu essa ideia.

A confirmar a regra, o ocultismo e o fantástico resultam em best-sellers. O povo adora.

Paz e Bem

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 12 de July de 2010 21:11

Citação:
Porque é que o demonio, como criatura, e criatura preversa, má, é mantido na criação, como e porque é que ele é mantido na existencia por Deus?

Porque apesar de criatura preversa é uma criatura de Deus, como tudo...e por isso Deus deixa-o livre, para o mal é verdade, mas para o arrependimento e voltar à luz onde pertence! Não sei se estará no livro, mas quando fiz essa mesma questão foi assim que me responderam e recentemente...já o tendo dito algures.

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 12 de July de 2010 21:25

Olá firefox,

O que não te agradou na leitura?

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 12 de July de 2010 21:32

Citação:
firefox
Apenas comecei a ler, não gostei, e parei.
Uma pequena correção ao que disse o Martins: o livro não é um documento oficial da Igreja Católica. Não sei de onde saiu essa ideia.


Paz e Bem

A acreditar na contracapa fica-se com essa idéia.

"Esta obra é o tratado mais completo sobre demonologia que existe hoje em dia na Igreja Católica. Escrito em pleno século XXI, e do ponto de vista da Igreja....."

Talvez que o "documento oficial da Igreja" seja exagerado. Mas sendo do "ponto de vista da Igreja", anda lá perto.

Penso eu de que...

M. Martins

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 12 de July de 2010 21:36

Citação:
Anori
Olá M.Matins,
Acho que podes e deves partilhar dado que é um tema que tem levado a grandes complicações!

Também tenciono ler...e agora com uma opinião...

Olá Rui.

Essas questões são respondidas:

Questão 53: Deus odeia os demónios?

Questão 90: Porque é que Deus não aniquila os demónios?

Questão 94: Deus pode perdoar os demónios?

Entre outras.

M. Martins

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 12 de July de 2010 21:38

Citação:
Rui Vieira
Olá M. martins.
Também tenciono adquirir o livro, sobretudo para esclarecer uma questão que ainda não sei responder.

Porque é que o demonio, como criatura, e criatura preversa, má, é mantido na criação, como e porque é que ele é mantido na existencia por Deus?
é que, se tudo o que existe, só existe porque é querido por Deus, amado por Deus, como expliocar isto? é o demoinio uma criatura amada por Deus? é que, se é existente, é criatura, logo, para ser existente, tem que ser amado por Deus, querido por Deus.

Eu já reflecti algo sobre estas questões, mas quero ouvi-lo

Obrigado.


Olá Rui.

Essas questões são respondidas:

Questão 53: Deus odeia os demónios?

Questão 90: Porque é que Deus não aniquila os demónios?

Questão 94: Deus pode perdoar os demónios?

Entre outras.

M. Martins

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 12 de July de 2010 21:52

Citação:
Anori
Olá firefox,
O que não te agradou na leitura?

Nenhum motivo em especial, não há nada escrito lá que não pareça coerente segundo certa linha de raciocínio. O autor segue o estilo escolástico, procura um discurso lógico, embora no livro em questão não se preocupe em "provar" as afirmações, mesmo pq não haveria mesmo como. A questão comigo é de hermenêutica, e que não me interesso por esses assuntos. Talvez noutro momento eu leia.

[]s

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 12 de July de 2010 21:59

Citação:
M. Martins
Citação:
firefox
Uma pequena correção ao que disse o Martins: o livro não é um documento oficial da Igreja Católica. Não sei de onde saiu essa ideia.

A acreditar na contracapa fica-se com essa idéia.

"Esta obra é o tratado mais completo sobre demonologia que existe hoje em dia na Igreja Católica. Escrito em pleno século XXI, e do ponto de vista da Igreja....."

Talvez que o "documento oficial da Igreja" seja exagerado. Mas sendo do "ponto de vista da Igreja", anda lá perto.

Certo. Não vejo problema. Apenas discordei do exagero, pois para "documento oficial" há uma série de exigências e trâmites.

Paz e Bem.

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 12 de July de 2010 22:04

Citação:
para o mal é verdade, mas para o arrependimento e voltar à luz onde pertence

Era uma ideia de alguns escritos apócrifos.
Mas o demonio, tal como as demais entidades angélicas, não se move no tempo. A desobediência tem, quase diria, um caracter ad aeternum, se bem que a teologia classica use uma expressão diferente para designar esse estado.

Vou ver se leio, para, ao fim de tantos anos, chegar a um acordo comigo mesmo, embora seja assunto que não me preocupe, mas convém ter uma posição definitiva.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 12 de July de 2010 22:31

Citação:
Mas o demonio, tal como as demais entidades angélicas, não se move no tempo. A desobediência tem, quase diria, um caracter ad aeternum, se bem que a teologia classica use uma expressão diferente para designar esse estado.

Não entendo, mas o facto de não se moverem no tempo não impede uma mudança de atitude, ou então também não teriam hipótese de revoltar-se contra Deus. A obediência também teria o mesmo carácter.



Editado 1 vezes. Última edição em 12/07/2010 22:37 por Anori.

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 12 de July de 2010 22:45

Evo, deve ser o estado que referes, mas se este é o tempo aplicado aos seres espirituais eles decidiram durante o mesmo, nada os impediu de escolher, de mudar.

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 13 de July de 2010 00:18

Citação:
Anori
Citação:
Mas o demonio, tal como as demais entidades angélicas, não se move no tempo. A desobediência tem, quase diria, um caracter ad aeternum, se bem que a teologia classica use uma expressão diferente para designar esse estado.

Não entendo, mas o facto de não se moverem no tempo não impede uma mudança de atitude, ou então também não teriam hipótese de revoltar-se contra Deus. A obediência também teria o mesmo carácter.

Movimento, na linguagem filosofica é o mesmo que mudança. O "não se mover no tempo" pode ser traduzido como "não muda com o passar do tempo", e isso impede a mudança de atitude, que é um tipo de movimento. A questão do mal é mais complexa do que parece.

[]



Editado 1 vezes. Última edição em 13/07/2010 00:21 por firefox.

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 13 de July de 2010 13:06

Segundo Agostinho, já não sei bem como é, mas qualquer coisa assim:

Deus faz mover no tempo as criaturas espirituais...

De qualquer forma não faz sentido, porque também não teriam hipótese de negar Deus, estariam presos.
Deus infinitamente bom, não poderia condenar criaturas suas ao eterno sofrimento, na minha opinião faz sentido que sejam livres para voltar à luz.
Foi nessa passagem por Agostinho que dei com o "evo", o tempo aplicado ao espiritual o que lhes permite a mudança.
Se alguém souber mais sobre o assunto...

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 13 de July de 2010 14:35

Citação:
Anori
Evo, deve ser o estado que referes, mas se este é o tempo aplicado aos seres espirituais eles decidiram durante o mesmo, nada os impediu de escolher, de mudar.

Se vão se enveredar pela escolástica então cuidado com o método para não concluírem o contrário do que está exposto.

No primeiro link há alguma coisa sobre o método escolástico (além de algo sobre os outros métodos teológicos). No segundo há uma exposição de Sto Tomás, cuja sugiro a leitura completa. (Parece-me que sua dúvida está respondida no artigo 3, com mais detalhes no artigo 5.)

Método teológico

Sobre a eternidade de Deus

Paz e Bem.

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 13 de July de 2010 17:30

Citação:
A questão do mal é mais complexa do que parece

Sabes amigo, eu não vejo como complexa a questão do mal, pois, como de certeza sabes, o mal não tem existencia ontica; é a privação, o limite, a finitude do bem, que por ser contingente, é necessáriamente finito, mutável, transitório.

Má é a experiência que eu faço da realidade, experiencia de morte, sofrimento: experiencia feita porque estou (ou me sinto) longe daquele em cuja Luz vemos a luz, longe daquele em cujo bem vemos o bem (isto é, para mim, em suma, a minha posição do conceito "pecado original originado").

O mal que quero perceber é a questão demonio.
Estive a ler um bocado do livro da Suma... não avancei. Não é o que eu esperava.
O autor disserta bem, mas tem como base a certeza da existencia do demonio: depois explica-a.

quero mais; quero perceber qual é a base, ou eventual necessidade do demonio.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 13 de July de 2010 20:28

Rui Vieira,

Não sei até onde foste...mas lá pela página 100 e tal fala sobre a tua questão..
Tb já arranjei o livro...como o M.Martins, estou a devorar...



Editado 1 vezes. Última edição em 13/07/2010 20:30 por Anori.

Página actual: 12 de 19


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.