Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 5 de 19
Re: Exorcistas!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de April de 2006 00:31

Ah... deve ter rezado e apagou o insulto... Que belo moderador!!!!

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de April de 2006 00:35

pode continuar os seus insultos pessoais ou pode concretizar efectivamente aonde citei artigos sem referir a sua origem.

Se não o fizer é uma caluniadora.

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de April de 2006 00:38

Luís Gonzaga:
Agoar é que fiquei baralhada:

Citação:
Eu acredito que posso rezar por alguém e isso ajudará na cura ou melhoria dessa pessoa. Acredito também no efeito inverso: que é possível fazer mal a alguém "remotamente".

Ora isto é muito grave, Puro estmaos a falra d epura superstição e de todo o tipo de "misticismos" que nada t~em a a ver com o cristianismo.

SE alguém acredita que é poissível fazer mal a lguém remotamente só pelo poder da "oração" ou do "pensamento", calaramente que acreditas na magia, nos maus olhados, nos feitiços, no vudu, na energia dos cristais, nos feitiços do professor iolallá , nas bruxarias, no Reiki á distãncia, sei lá que mais, nos fluxos energéticos, nas limpezas espirituais tipo alexandra solnado, nas correntes de oração, nas práticS DA WICCA, ETC...

Existe então coer~enncia na tua crença - o poder da oração é mágico.




Re: Exorcistas!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de April de 2006 00:44

Camilo - Já identifiquei pelo menso dois posts teus em que não puseste o autor do texto ( Gravíssimo!!) nem colocaste directamente o Link para esse texto.
E sabes bem QUE A QUESTÃO QUE APONTASTE É APENAS UMA FORMALIDADE que te permitiria , pelo emnso em teoria dares azo á tua veizaita censória e á nesga poder que aqui dispões.. Olha que é um poder é pequenito...

Caro Luís:

E eu acredito que há pessoas que fazem mal á distãncia - com as novas tecnologias então - é sempre possível insultar os outros, levantar calúnias ou mentir á distãncia...

;
Mas essa é a única maneira me que acredito - não é por penasamentos ou por orações que s efaz bem ou mal aos outros - é por acções concretas, por comportamentos.

O resto são crenças mágicas e superstição.

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de April de 2006 00:54


Re: Exorcistas!!!
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 04 de April de 2006 00:56

A Igreja Católica tem um ritual de exorcismos que apenas pode ser utilizado pelos bispos ou por padres que tenham autorização do seu bispo. A doutrina da Igreja defende a intercessão e a oração pelos outros. Quase todos os que aqui escreveram também acreditam nisso. Por ironia do destino, a única pessoa que diz que tais práticas são magias e não cristãs assina-se como "Catolicapraticante". No mínimo curioso :-)

Não faço juízos de valores da fé dos outros. Peço que também não façam da minha. Escrevi e posso repetir: acredito no poder da oração por experiência própria; acredito também no seu efeito inverso, infelizmente, também por experiência própria.

Luís Gonzaga


Re: Exorcistas!!!
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de April de 2006 00:57

CP, se me descobrir qual é o autor dos textos agradeço-lhe.

No mail que me enviaram não referiam o autor do texto do portugaldiario, fui ao site do portugaldiario e não é costume colocarem os autores dos textos. No site do zenit.org tambem não se sabe o autor dos textos.

Se alguem mente e colocou varios textos sem indicar o seu autor e nem sequer o site de origem (coisa que eu fiz) é a senhora, se alguem insulta é a senhora.

Continua a caluniar-me sem apresentar uma prova minima daquilo que afirma.


Re: Exorcistas!!!
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de April de 2006 01:15

O que o Luis Gonzaga referiu não é crença na oração como pratica magica. Creio sim que é crença na existencia de demonios que podem ter liberdade, ser invocados para fazer o mal e dentro de determinados limites faze-lo realmente.

O que difere da magia porque na magia seja ela vista como um meio para obter o mal ou o bem o ritual pretende submeter as entidades invocadas.

Na perspectiva cristã quer os demonios quer os santos e por por maioria de razão o proprio Deus mantem a sua absoluta liberdade.

Creio este ponto, o poder dos demonios, tem sido objecto de debate sem que existam consensos alargados. Isto digo eu que quase nada li sobre teologia.

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de April de 2006 01:19

"
Citação:
acredito também no seu efeito inverso, infelizmente, também por experiência própria
"
Luís:

Nada mais forte que uma crença pessoal. Repara que há sempre uma grande diferença entre o que efectivamente nos acontece ( uma vivência ou uma experiência concreta e objectiva) e as atribuições, significados e causalidades que atribuímos a essa experiência...

Um professor de Psicologoa que muito estimo ensinou-me uma vez uma coisa:

"O que é verdade para uma pessoa é sempre verdade: è assim que ele vive a realidade, é essa a sua verdade, ainda que seja ilusão".

Cada um tem as suas verdades e as suas crenças.

Mas uma crença é apenas isso - uma crença - não corresponde a uma verdade objectiva mas a uma vivência pessoal.

Se o meu amigo da aldeia pensa que a menina mais nova tem asma porque uma vizinha lhe lançou um mau olhado, é altamente improvável que seja essa a explicação.

E , ainda mais - é impossível que a crise de asma passe com uma reza contra o mau olhado.
São planos diferentes de avaliação da realidade. Mas, estas crenças supersticiosas podem ter consequências muito práticas e directas na vida e na saúde das pessoas.

Uma criança com uma crise de asma grave e sem tratamento médico pode morrer. ( Não é a benzedura que lhe fornece oxigénio...)

Não vejo é que,sendo Católico, se pode pregar determinadas crenças no poder mágico ( positivo e até negativo!!!!!) da oração á distãncia , das correntes de oração, das novenas milagrosas, e depois falar contra as tendências new age, a espiritualidade oriental, os maus olhados ou a magia.

Há que ser coerente a aceitar integralmente que todas estas manifestções de "religiosidade" são aceitáveis e credíveis...pois estão no mesmo plano de experiências.

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de April de 2006 01:22

"
Citação:
"Creio sim que é crença na existencia de demonios que podem ter liberdade, ser invocados para fazer o mal e dentro de determinados limites faze-lo realmente. "

Esta é a definição de magia negra ou feitiçaria.



Re: Exorcistas!!!
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de April de 2006 01:28

não, na magia o ritual é eficaz independentemente da vontade da entidade sobrenatural.
Na fé cristã quando existe a crença de que os demonios têm poder e podem ser invocados estes não são condicionados pelo ritual. Mantem-se livres (o que não significa que possam excercer todo o seu poder porque o poder de Deus limita o poder dos demonios). Não são dominaveis.

creio ser este o enquadramento da crença do poder dos demonios. Nas praticas magicas, como o vodu, existe uma especie de mecanicismo com o qual se submete a entidade sobrenatural, seja ela boa ou má.

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de April de 2006 01:38

a) quote]não, na magia o ritual é eficaz independentemente da vontade da entidade sobrenatural."[/quote]


Um Católico que acredita na eficácia de rituais mágicos de magia negra e feitiçaria???

Ai que isto está pior do que eu pensava.....

E eu que pensava que o mal era a ausência do bem ....


Re: Exorcistas!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de April de 2006 01:40

Para acabar a noite:
Só gostava que a Ana contasse o resultado do exorcismo do pobre rapaz ( a triste história que iniciou este tópico:

Pelo que a ana contou o rapaz foi exorcizado. Ficou bem de saúde?

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de April de 2006 01:49

um catolico não acredita na eficacia de rituais magicos, seja lá de cor que forem.
É isso que distingue a crença cristã no poder do demonio da pratica da magia.

é favor reler para compreender o que eu escrevi.

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de April de 2006 02:04

Vamos lá a ver se nos entendemos:


a) Se um católico não acredita na eficácia de rituais mágicos também não acredita na possibilidade de se fazer mal ( ou bem ) á distãncia, apenas pela intervenção do pensamento, ou da oração.


b) Algusn católicos acreditam que há demónios por aí a fazer mal ( com o beneplácito de deus) , mas que esses demónios não podem ser dominados ou usados por nenhum ser humano. Então também acreditam que não é possível uma pessoa usar o poder do demónio ( Vade retro!!) para fazer mal a outra pessoa á distãncia.

Em suma - Um católico não pode acreditar na possibilidade de alguém fazer mal a outra pessoa "á distãncia" , por bruxarias ou usando o poder dos demónios, ou usando o poder da oração ou o poder do pensamento...


Isto vai contra a doutrina católica.

Pelo menos a última vez que li algumas orientações teológicas Católicas....











Re: Exorcistas!!!
Escrito por: josepinho (IP registado)
Data: 04 de April de 2006 09:35

Meus senhores
Gostaria que me permitissem um desabafo:
eu dou catequese a jovens e adolescentes e recentemente recomendei-lhes a visita deste site e deste fórum como complemento de formação.
Creio que agora, se não estou arrependido, não ando muito longe.
É lamentável que por vezes não saibamos manter as nossas discussões dentro dos limites do bom senso. Parece-me que nos devemos a responsabilidade acrescida de termos a consciência que estamos a "falar" com muita gente e que as nossas discussões são públicas, não privadas, e que o nosso testemunho poderá influenciar quem nos lê.
Sugiro assim que se escreva mais devagar de forma a que as palavras ganhem peso na nossa consciência antes de passarem para os outros.
Desculpem a ousadia.
Um abraço

José Pinho

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 04 de April de 2006 12:20

Caro José Pinho,

Obrigado pela recomendação deste fórum ao jovens e adolescentes. A crispação e excessos por vezes comum na discussão de alguns assunto (como aconteceu esta noite), é também motivo de formação, quanto mais não seja para aprendermos de como não devemos cair na tentação fácil de denegrir o outro para nos sentirmos superiores. Esta é a razão pela qual alguns dos excessos não são removidos: para que possamos aprender com eles.

Lembro-me de um dia ter ouvido um conhecido realizador de cinema ter dito que aprende muito mais com os maus filmes que com os bons, pois assim aprende o que não deve fazer nos seus.

Tenho pedido que as pessoas leiam as mensagens com calma, e respondam com calma, sobretudo quando se sentem impelidas a responder de imediato. Basta ver as gralhas e erros ortográficos para percebermos que algumas mensagens deviam ter ficado a marinar mais alguma tempo.

Obrigado,
Luís Gonzaga

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de April de 2006 12:35

1) O mal existe em muitas situações, na realidade social, nas relações entre as pessoas.

Às vezes as simples formas da sociedade se organizar (os sistemas económicos e sociais, os símbolos culturais ou mesmo religiosos porque nos regemos e que fabricamos) podem originar situações de violência, catástrofe e terror. O mal existe – na violência humana, no homicídio, na indiferença, na pobreza extrema, nos traficantes de dinheiro, na indústria da guerra, nas desigualdades, na injustiça, no poder desqualificante sobre os outros, no prazer da crueldade, na tortura e na guerra.

Depois, há os pequenos males do dia a dia – os conflitos no espaço de trabalho, as zangas de família, as divergências entre amigos, as OPAS agressivas, as pequenas canalhices políticas ou privadas, as pequenas grandes amarguras que as pessoas enfrentam, as dificuldades existenciais, todas as formas de pequenas crueldades que temos o poder de infligir uns aos outros no nosso quotidiano.

Esse mal não precisa de nenhuma entidade sobrenatural para ser justificado – porque o mal tem sempre um rosto - o rosto humano . O mal é feito pelo homem, com as suas mãos.

E nisto concordo em absoluto com o Briteiros – os campos de concentração não foram feitos por nenhuns demónios, mas por funcionários públicos comuns, que nos intervalos das execuções e das torturas aos prisioneiros, almoçavam com as famílias e brincavam com os filhos.

. Esta normalidade do mal, tão humana e comezinha, é o aspecto mais aflitivo de todas as experiências de desumanidade.

Era assim nos campos de extermínio nazi, era assim para os torturadores da Inquisição, foi assim aquando da crucificação de Jesus ( os soldados bebiam e jogavam aos dados enquanto os crucificados agonizavam) e continua a ser assim para a maior parte dos que cometem crimes e atrocidades em todo o mundo.

E é assim para alguns de nós quando passamos na rua e enfrentamos meninas que vendem sexo e achamos normal que haja homens que compram o corpo de mulheres para ter sexo ou que a prostituição é uma profissão como as outras.

E é assim quando muitos de nós achamos normal que haja mulheres espancadas por maridos violentos, ou que os homossexuais sejam perseguidos ou impedidos de ter direitos civis como o acesso ao casamento.

E é assim quando achamos normal que em cada três segundos uma criança morra de fome enquanto no nosso lado do planeta haja uma multidão de pais preocupados com a obesidade infantil.


A maior parte dos que praticam o mal nem sequer são monstros ou especialmente depravados - são seres humanos comuns colocados em condições incomuns e incapazes de sentir os outros como pessoas. Ou seja, somos todos nós.

Portanto a face do Mal é exclusivamente humana e em três dimensões – é humana porque somo nós os responsáveis por esse mal - ele tem origem exclusivamente no homem – e é humano porque somos nós quem efectivamente pratica esse mal e é Humana porque compete-nos a nós extirpar e eliminar o mal , ou pelo menos controlá-lo…

E, convenhamos, vamos no bom caminho – nos últimos três séculos, conseguimos níveis de desenvolvimento estruturais e de organização social que nos permitiram eliminar muitos desses males e controlar outros.

Nunca na história da vida humana houve níveis tão baixos de homicídios, por exemplo, de tortura massificada, de escravatura, de mutilações. Nunca a vida humana teve tanto valor…
Nunca na história humana houve tanta preocupação com os direitos humanos, com a liberdade, com o bem estar comum, com o património da humanidade, coma qualidade de vida das pessoas. Nunca, na história da vida humana tivemos tantos recursos à escala global (recursos materiais, científicos, culturais) para construir uma utopia humana.


2) Haverá um outro tipo de mal que não depende exclusivamente do homem mas sobre o qual ele tem responsabilidade e controlo – o mal resultante daquilo que as pessoas comummente designam por "natureza" – as doenças, as catástrofes naturais, as hecatombes imprevisíveis.

Mas, mesmo quando alguns tentam culpar o diabo por estes acontecimentos, quase sempre uma análise mais fina e detalhada nos faz compreender que por trás da maior parte dos desastres "naturais", e sobretudo das suas consequências dramáticas está a responsabilidade humana

O mesmo raciocínio podemos ter relativamente a outras situações dramáticas como a morte inesperada, os acidentes ou mesmo a maior parte das doenças…

O depois dizem que a culpa é do diabo??? ( tem as costas largas… ou, como diz o povo, nem mesmo o diabo é tão feio como o pintam..)

Há sofrimentos terríveis e indizíveis que as pessoas enfrentam???
Sim, todos os dias. Mas, mais do que expulsar demónios através de exorcismos, não teremos em primeiro lugar uma responsabilidade primordial em ajudar os que sofrem de uma forma eficaz, e sobretudo em evitar esse sofrimento que fabricamos com as nossas mãos???

Se acreditássemos que a oração é curativa ( e se ela o fosse efectivamente) nunca teríamos inventado os antibióticos – só para referir uma invenção corriqueira mas que foi uma verdadeira revolução que salvou milhões e milhões de vidas…

È essa a luta contra ao mal – do homem que activamente se responsabiliza – que é a mais árdua. Mas também a mais eficaz.
Se deus nos deu a inteligência, a ciência e a tecnologia e a capacidade de interferir com o ciclos da vida e da morte, não é esse o exorcismo primordial a que estamos obrigados?
As doenças de hoje (não apenas as orgânicas, mas as sociais, as económicas, as políticas) enfrentam-se com os recursos da ciência e da técnica, do conhecimento humano, da cultura, eventualmente do sentimento estético.

Mas enfrentam-se. Com responsabilidade.

Reduzir a explicação do mal à superstição e a crenças mágicas ou ao exorcismo de espíritos , parece-me desolador e espiritualmente empobrecedor…. Embora seja um caminho fácil.


Não será esta crença desresponsabilizante no diabo …. Uma tentação???

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de April de 2006 12:58

Aproveito para corrigir as gralhas de um post anterior:


Citação:
Eu acredito que posso rezar por alguém e isso ajudará na cura ou melhoria dessa pessoa. Acredito também no efeito inverso: que é possível fazer mal a alguém "remotamente".


Ora isto é muito grave. Porque estamos a falar de pura superstição e de todo o tipo de "misticismos" que nada têm a a ver com o cristianismo.

SE alguém acredita que é possível fazer mal a alguém remotamente, só pelo poder da "oração" ou do "pensamento", claramente que acredita na magia, nos maus olhados, nos feitiços, no vudu, na energia dos cristais, nos feitiços do professor iolallá , nas bruxarias, no Reiki à distãncia, sei lá que mais, nos fluxos energéticos, nas limpezas espirituais tipo alexandra solnado, nas correntes de oração, nas práticas da WICCA, etc......

Existe então coerênncia na tua crença - o poder da oração é mágico."


E aproveito para lançar a pergunta - em que parte do Evangelho ou dos textos doutrinários se afirma que é possível uma pessoa fazer mal a alguém remotamente, através do pensamento , de um ritual ou de uma oração mágica?




Re: Exorcistas!!!
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 04 de April de 2006 17:33

Em termos gerais tenho de concordar contigo, CP.

Mas seria importante responder à pergunta: Rezar para quê? Afinal, se Cristo rezava, para algum efeito seria...

Quanto aos exorcismos, era interessante informação sobre um caso concreto. É sempre tudo muito vago e nebuloso.

Apenas um Padre já me disse ter sugerido um exorcismo ao seu bispo. Isto porque o bispo da diocese tem de o autorizar.

Nem o sacerdote é português, nem o exorcismo foi em Portugal.

Questiono-me: Será por causa de Portugal ser "Terra de Santa Maria" ou, segundo o Manuel Pires, termos um Anjo que é muito eficaz?

João (JMA)

Página actual: 5 de 19


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.