Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 3 de 19
Re: Exorcistas!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de January de 2006 01:23

"até há quem as considere essas pessoas (os pedófilos) intrinsecamente boas e não moralmente reprovaveis"....

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 13 de January de 2006 01:48

até há quem seja incapaz de interpretar um texto. Só pode ser incapacidade intelectual ou má-fé. Escolha.

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de January de 2006 01:50

No seu caso , acho que se aplica a primeira. ( Além da falta de educação, claro.)

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 19 de February de 2006 02:38

Para aqueles que não acreditam ou que acreditam em exorcismo:

Ontem numa escola um jovem de 14 anos, deu sinal de possesso. Chamaram a policia, chamaram a ambulância e levaram o jovem para o hospital para ser observado. Uma professora disse-me, que dentro dele saía uma outra voz, que não era a dele.
O jovem é um bom aluno, calmo e educado. Presumo que a professora vá saber o que se passa com o jovem. Ando curiosa com estas coisas, gostava de ver...


Re: Exorcistas!!!
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 19 de February de 2006 19:54

Li o livro "Um exorcista conta-vos". Gostei de o ler. Assustei-me com algumas coisas...
Também li a vida do Padre Pio (Santo) e também me assustei...

Vale a pena lê-los.

Considero que há males que são do foro psiquiatrico e que devem ser acompanhados (e curados???) pelos especialistas. Como eu duvido... das curas. Acho que as pessoas são acompanhadas e ajudadas a vencer os problemas.
Não gosto de Freud e dos métodos seguidos pelos seus seguidores. Acho que são muito redutores.
Agrada-me muito um psiquiatra de origem judaica : Victor Frankl ( que esteve preso num campo de concentração nazi, mas que saiu de lá vivo) . A escola de Victor Frankl mais do que ir ao passado vai é para frente, enfrenta os problemas que existem. Utiliza um método em que as pessoas vencem os seus próprios receios. Claro, apenas dei um lamiré do que conheço da Logoterapia e da Psicoterapia, usados por Frankl e sua escola. Vale a pena conhecer Victor Frankl.

Quando oiço que uma pessoa está doente desde 2002/3 acho que já deveria ter ido a um psiquiatra.

Considero que também existem possessões diabólicas mas é preciso ter muito cuidado em as classificar como tal.
A Igreja tem esse cuidado.

O que o exorcista faz é: em nome de Deus derrubar o demónio, expulsá-lo.
Sofre muito o exorcista... ,o diabo não quer deixar-se derrotar... ,mas vale a pena sê-lo.

Sei que muitas pessoas ligavam os ataques epiléticos ao demónio, o que é falso.

Eu defendo muito a ida a especialistas, mas acho que os especialistas, devem ser honestos e que quando veem que algo de estranho está a acontecer: "ultrapassa o natural, não devem ter preconceitos, devem sugerir (de uma forma delicada--sem dizer que considera existir, naquele caso, possessão diabólica) ao doente e/ou seus familiares um recurso à Igreja.

Achava e continuo a achar que o diabo tem uma forma muito subtil de actuar: fazer de conta que não existe e tentar que nós, também, achemos que nem ele nem Deus existem.

No entanto, pelos vistos, depois de ler o que li , não me choca nada que, nalguns casos, Deus permita que o diabo exerça o seu próprio poder desse modo, com a possessão.

E que existem forças do mal, acho que ninguém duvida.
Alguns não lhe chamam demónio...

Mas o demónio existe mesmo.

O que foi o holocausto se não um modo de o demónio actuar, através de determinadas pessoas?

Não vemos os efeitos das forças do mal (demoníacas)?



Re: Exorcistas!!!
Escrito por: Briteiros de Guimarães (IP registado)
Data: 03 de March de 2006 19:02

O holocausto foi feito por pessoas. Até foram condenadas. Não vi nenhum demónio lá no meio.

Briteiros de Guimarães, M I R C
"Mostra-me o que Maomé trouxe de novo. Encontrarás só coisas más e desumanas, como a prescrição de difundir por meio da espada a fé que pregava." Manuel II Paleólogo

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 04 de March de 2006 20:30

B.G.
Eu escrevi: "O que foi o holocausto se não um modo de o demónio actuar, através de determinadas pessoas? "

Tu não o viste? Será que estavas à espera de te encontrar com um ou muitos diabinhos? Claro, vestidos como aparecem nos festejos carnavalescos.
Penso que escreveste isso , por causa da proximidade do carnaval e, se calhar, tiveste oportunidade de brincar com algum deles.

Mas voltando ao sério: Há forças do mal, os filhos das trevas são mais espertos que os filhos da luz, há o pai da mentira.

Não temos que pôr as culpas todas para cima dele...pois somos seres livres....
Mas o demónio anda à vossa volta como leão que ruge... etc.


Re: Exorcistas!!!
Escrito por: Briteiros de Guimarães (IP registado)
Data: 08 de March de 2006 16:05

Não acredito nisso. o demonio só serve pra deitar as culpas dos nossos erros.
Exorcismos ou doença mental???

Briteiros de Guimarães, M I R C
"Mostra-me o que Maomé trouxe de novo. Encontrarás só coisas más e desumanas, como a prescrição de difundir por meio da espada a fé que pregava." Manuel II Paleólogo

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 13 de March de 2006 04:00

Recorrer ao sobrenatural para exorcizar a dor





Lisa Soares

Que leva uma jovem de 17 anos a morder toda a gente, sem que ninguém a consiga segurar, homens de barba rija ou mulheres histéricas a socarem paredes, enquanto se babam e urram, continua a ser um mistério para alguns. Outros já crêem ter o enigma desvendado são coisas do demónio, dos espíritos, dos encostos e das invejas. Há quem exorcize com amor e quem o faça com raiva. Há quem cure com a mentira. Há quem burle. Há quem acredite e quem critique. Mas são cada vez mais os que procuram apoio sobrenatural.

Na casa do bruxo de Fafe, Fernando Nogueira, as pessoas buscam o poder do anfitrião. Esperam a libertação das amarras que médicos, psiquiatras ou padres não conseguiram desatar. E ele, no seu jeito seguro, diz curá-los com a própria doença. Gesticula, exalta-se e sublinha que 95% dos que se dizem bruxos, tarólogos, cartomantes e afins não passam de burlões.

Para curar os outros é preciso sofrimento, atira. E o dele atenuou-se, desde que um padre espanhol lhe disse que tinha a morada aberta. Fernando escuda-se nas rezas, as mesmas que usa para tirar o mal do corpo dos outros. "Já vi de tudo. Até mete medo. Quando o espírito maligno está na pessoa, diz o que pretende. E eu ajudo ambos".

Ícones

S. Judas mira-nos da sua rigidez de estátua. Lá fora, os pacientes impacientam-se e o telemóvel toca 14 vezes no espaço de uma hora. Pela sala de espera, declarações de agradecimento, frames de uma reportagem de exorcismos feitos para uma cadeia televisiva. Mediático, mas credível. "Ai de quem duvide do meu profissionalismo", acentua.

Uma ex- emigrante de ar cuidado chega com o marido. Não diz ao que vai, mas traz esperança de tirar a tristeza dos olhos. É qualquer coisa com o marido. Podem ser coisas de amor ou de amantes, podem ser males de inveja. "Também faço cortes de vida para desfazer magias negras. Quem faz isso devia estar atrás das grades", vocifera o bruxo.

Na mesma antecâmara de espera estão jovens, viúvos, idosas. "Hoje são 30, no sábado de manhã vou atender 60". Ao mês são 400. Cada um dá o que quer. E Fernando não se substitui a quem de direito. Num bloquinho de notas tem várias declarações que envia aos médicos, sublinhando que o utente, não tendo nada de espiritual, tem de físico e precisa das ciências exactas.

Na carteira de "clientes" estão juízes, advogados, políticos, jornalistas. "Para que é que as pessoas vão a psiquiatras e a psicólogos e andam lá anos, viciados, sem se conseguirem curar? ", questiona-se. Helena é um desses casos. Andou amargurada durante quatro anos. "Nem queria estar com a minha família", conta-nos, algo envergonhada. Resolveu procurar o bruxo de Fafe, que lhe tirou 17 comprimidos de vício e lhe espantou o espírito para o "mar calhado".

Na clínica dos anjos, em Santa Tecla, Braga, seis meses passados desde a abertura já deram para ver que "há cada vez mais gente em desespero". Ali cura-se com uma voz doce, búzios, cartas e palavras de esperança. "Nós somos contra o candomblé africano, em que se faz o mal. Isto é muito diferente", explica Patrícia, a dona. O Centro Espírita de Braga atende 30 mil pessoas por ano.














Re: Exorcistas!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 18 de March de 2006 21:12

Neste momento um "padre" exorcista acusado de abuso sexual expõe-se na televisão.

E não nega os abusos. Chama-se padre Gama e "atende" em Fátima.


Que tristeza ver abusos destes.


Mas onde estão os senhores Bispos?

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 18 de March de 2006 21:25

Peço desculpa: Segundo notícias do Paròquias a Igreja já agiu:


"A Vigararia Geral de Vila Real esclareceu, preto no branco, que o padre Humberto Gama - "supostamente envolvido no exercício de curas supersticiosas e abusos de confiança"- é o mesmo sobre quem, em Outubro de 2003, publicou uma nota a alertar que fora demitido em 1972 da Congregação [católica] dos Marianos a que então pertencia.

Humberto Gama voltou à ribalta depois de nos últimos dias ter sido acusado por um casal de Vila Franca de Xira de alegado abuso sexual, durante um exorcismo no "consultório" que possui perto de Fátima (abrangida pela diocese de Leiria/Fátima).

Há dois anos, enfrentara [duas queixas semelhantes que continuam em investigação.[/b]A nota da Vigararia de Vila Real afirma que se trata de um padre conhecido por Humberto Gama, mas que no Rescrito nº 15.888/72, da Congregação dos Religiosos e Institutos Seculares - através do qual foi demitido - aparecia com o nome "Marcelo da Gama". Humberto Gama garante que foi ele quem quis sair da congregação e desvaloriza a questão, frisando que "a Igreja Católica não tem o monopólio da religião".

Há três anos, nem o nome nem a residência deste homem - que foi candidato à presidência das câmaras de Mirandela e de Murça por partidos diferentes (PS e CDS) - aparecia no comunicado então publicado no boletim diocesano e lido nas missas.

A razão de tal discrição é agora conhecida: estes detalhes foram omitidos "para não fazer publicidade e concorrer ainda mais para o negócio", explica o vigário geral de Vila Real, António Castro Fontes.

O próprio bispo da Diocese de Vila Real recebeu há tempos uma carta de uma mulher residente na Suíça a queixar-se da burla de que fora vítima ao vir expressamente àquela aldeia por sugestão de emigrantes locais. "Agora, a queixa vem de Leiria e, possivelmente, outras se sucederão noutros locais. Não é caso único. É uma praga este recurso a gestos supersticiosos em busca de curas e favores espirituais protagonizados por padres marginais, falsos médicos e enfermeiros, advinhos, curandeiros e congéneres", lamenta a nota.

A investigação anteontem mandada fazer pelo bispo de Leiria/Fátima, depois de conhecida a queixa do casal de Vila Franca, prossegue e poderá dar origem a um novo esclarecimento na segunda-feira, mas só se tal se revelar necessário, adiantou ontem D. Serafim Ferreira e Silva. "

Pois é .. são estes os exorcismos...

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: Ovelha Tresmalhada (IP registado)
Data: 19 de March de 2006 20:15

Foi das coisas mais degradantes a que já assisti na TV, isso do pretenso exorcismo feito numa pobre desgraçada por um homem que já foi padre.

Depois do ritual vergonhoso a que se entregou (perante as conspícuas câmaras da SIC), saiu-se com esta tirada: "Gosto de bons carros, pois gosto, gosto de boas vivendas, mas sou eu que os pago, e gosto de mulheres, gosto de tudo quanto é bom, e por isso é que gosto de Deus, que é o mais bom que há." Entretanto, dá cá o meu, que os carros bons são caros...

Brrr!!!... e eu é que me chamo Ovelha Tresmalhada.

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 19 de March de 2006 22:28

Alguém conhece um exemplo de exorcismo realizado aqui em Portugal?

João (JMA)

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de April de 2006 12:50

Ao que parece, rezar pelos doentes cardíacos não melhora a saúde deles, pelo contrário:



[www.ahjonline.com]


Se a simples e bem intencionada oração tem efeitos negativos, o que não fará um tenebroso e sádico ritual religioso - como é o caso do exorcismo...

Em suma - se a medicina não nos valer....

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 02 de April de 2006 15:07

Catolicapraticante,

Esse é um dos muitos estudos que já foram realizados sobre o assunto. Outros houve em que as conclusões não foram as mesmas. Pelo contrário. Provou-se que a oração ajudou a recuperação dos doentes.

Embora não tenha a ver com a oração, mas sim com a medicina, recomendo a leitura de A Prova Viva, da Estrela Polar. Neste caso, apenas pela medicina já Michael Gearin-Tosh teria ido desta para melhor.

Luís Gonzaga

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de April de 2006 19:07

Parece é que é o único estudo científico sobre o tema - o valor curativo da oração.

Não está deforma nenhuma provado que a oração ajuda na recuperação dos doentes.
( E este estudo em concreto até demonstra o contrário - foram precisamente os doentes que foram o "alvo" de orações quem mais teve complicações pós operatórias e maior mortalidade.)

Em suma - rezar pela saúde dos outros não traz nenhum benefício á súde dos outros-.

Já se a pessoa doente rezar por ela mesma ( pou meditar, ou fizer promessas, ou tiver uam crença muito forte numa superstição qualquer) e obtiver por isso uma redução da ansiedade ou angústia esse facto poderá ajudál-a na sua doença. Não pelo poder curativo/milagroso da oração em si , - ms pelo poder positivo da redução da ansiedade e do impacto do bem estar psicológico nos processos fisiológicos.

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de April de 2006 19:18

Luís:
Nestes temas convém não misturar alhos com bugalhos.
A influência da alimentação como forma melhorar o bem estar físico dos doentes oncológicos está demonstrada científicamente. Também a acupuntura e algumas técnicas de medicina oriental podem ter efeitos paliativos positivos.

O doente oncológico que referiste acabou por morrer de cancro.
Apenas teve uma sobrevida muito prolongada face ao diagnóstico. ( Facto que acontece com relativa frequência. O contrário também acontece....)

Nenhuma oração o curou.

[www.telegraph.co.uk]

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 02 de April de 2006 21:14

Pode parecer mas não é. Não é o único estudo sobre os efeitos da oração, nomeadamente na saúde e recuperação de doentes. Houve um estudo que deu origem a um livro. Vou procurar o título e depois coloco-o aqui.

Depois de ler as tuas últimas mensagens fico com a dúvida se na tua opinião existe alguma vantagem ou benefício na oração, ou até para que é que esta serve? Se a oração serve para muito pouco ou quase nada, é caso para nos perguntarmos se Deus existe.

Luís Gonzaga

Exorcistas!!!
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 02 de April de 2006 22:04

CP,

Consegues demonstrar cientificamente a Ressureição? Mas no entanto acreditas... ou não?

Em comunhão

Re: Exorcistas!!!
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 03 de April de 2006 01:46

Mais um estudo risivel e ridiculo ao nivel do outro estudo sobre as supostas vantagens da ejaculação que a imprensa popularucha transformou nas vantagens da masturbação.

597 did not receive intercessory prayer also after being informed that they may or may not receive prayer

é obvio que estes 597 não têm nenhum familiar ou amigo que reze por eles.
É também obvio que a reza (e aplico este termo mesmo no sentido de reza que fazem os bruxos e curandeiros populares) que os intercessores "oficiais" faziam deveria ter efeitos magicos.

Obviamente que Deus atenderia mais rapidamente a reza de um intercessor oficial, tão ou mais interessado no resultado de um estudo pseudo-cientifico que na saude do doente, que na oração dos filhos, conjugues, pais, irmãos ou amigos.

Jesus disse-nos para orarmos uns pelos outros.
CP, aceita as palavras de Jesus?



Editado 2 vezes. Última edição em 03/04/2006 02:22 por camilo.

Página actual: 3 de 19


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.