Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 3 de 4
Re: SIDA
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 03 de December de 2002 16:32


No melhor pano cai a nódoa?? Isso quer dizer que devo andar sempre com um preservativo no bolso?

Que mentalidade mais primitiva! A contracepção generalizada não é coisa do "Demo", mas é uma "demonstração" de terror pela vida e de frenética incapacidade de ser realmente responsável e amoroso para com a sua sexualidade.

Isto não é "paleio". "Paleio" é vir arranjar remediozinhos para "remediar" uma situação que nunca se resolverá dessa forma.

O que se passa em África é, também, uma questão de educação para a castidade. Como é que se compreende que pessoas já de si a morrerem à fome gastem energias numa relação sexual, provocando uma mortandade terrível?

É o preservativo ou a contracepção/estirilização generalizada que o iria prevenir? NÃO, e isso já está amplamente comprovado. Caramba, é senso comum!!

MAS ONDE É QUE ESTÁ A VOSSA RESPOSTA ÀS QUESTÕES DOUTRINÁRIAS EXPOSTAS? E O VOSSO SENSO COMUM? SIM, ABRAM OS OLHOS!

João

Re: SIDA
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 03 de December de 2002 22:12

Pessoas como estas são as primeiras a ser infectadas!!! quarenta e dois milhões de pessoas!!!!! Quantos milhões de católicos?????? Qual o núnero de padres e religiosos infectados??????????????
O Vaticano deve ter os números. Eu, já contactei com algumns.


SEJAM CONSCIENTES.

Re: SIDA
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 04 de December de 2002 10:08

A questão, João, é que não se pode ficar inflexível perante uma situação como esta.
Apelas à castidade! Pois, sim senhor, tudo bem.
Mas já te dei o exemplo de pessoal que teve relações pela primeira vez depois do casamento e que ficou infectado. Porque teve relações com alguém que estava infectado e que não sabia. Pois, como tu deves saber, o HIV não tem manifestações imediatas e é completamente assintomático.
É tudo muito bonito e muito cor-de-rosa...SIDA? Mas o que é essa coisa? E depois choram...
A própria Igreja defende que o uso do preservativo é apenas condenado se for para promover a promiscuidade e não para nos salvaguardar de doenças sexualmente transmissíveis.
Há que se ser responsável e acabar com certas ortodoxias ridículas!!!!
Este é o mundo em que vives, João! Por muito que te custe aceitá-lo nos seus defeitos, há que olhar com misericórdia para a realidade das coisas e não te refugiares em teorias.
Era bom que todos pudessemos praticar sexo sem preservativo. Era bom que nada interferisse com a Natureza das coisas, mas infelizmente, as coisas não são bem assim. E temos de nos adaptar a elas para sobreviver, percebes?
A mentalidade que dizes ser "primitiva" é aquela em que reclamo ter direito à vida e à saúde.
Se tu não queres viver e ter saúde, é lá contigo, mas se o preservativo for para salvar a vida das pessoas, pois concerteza que serei a primeira a incentivar o seu uso...


Anna

Re: SIDA
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 04 de December de 2002 14:57


Vocês saberão o que a "Igreja" defende em relação a este assunto?

A questão do teste antes do casamento é óbvia: façam-no...

Não se "pratica sexo": não é algo lúdico, não é entertenimento, não é desporto.

O preservativo é, em si mesmo, uma falsa e muitíssimo incompleta solução, que não resolverá nada.

Se há situações limite em que o preservativo entra como uma solução de compromisso, pois bem, usem-no. Mas não se esqueçam desse pecado, por mais misericordiosa que seja a Igreja...

E depois há sempre aqueles "imprevistos" em que, mesmo com o preservativo, a SIDA é contraída...

O mundo tem muitos defeitos: é essa a natureza decaída do ser humano. Para o melhorar, só podemos seguir o Caminho que é Jesus Cristo.

Não estou mesmo nada a ver Jesus Cristo a usar um preservativo, mesmo que tivesse contraído a SIDA...

João

Re: SIDA
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 04 de December de 2002 15:05

E não eras capaz de te casar com uma jovem seropositiva? exiges um "certificado de garantia", isto é, um "carimbo de sanidade"?


Quão longe está o amor.........

ana

Re: SIDA
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 04 de December de 2002 15:15


Não sei se era... É uma questão muito complicada, como é óbvio.

Há muita coisa para avaliar, mas posso dizer-te desde já que não haveria relação sexual (genital), o que é diferente de relação "sexuada" entre nós.

O amor não precisa de sexo para sobreviver: quanto mais se baseia nisso, mais se perde a si mesmo.

João

Re: SIDA
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 04 de December de 2002 15:20

Amor com limites, portanto. Nada de sexo, não vá eu contagiar-me..... Amor sem riscos, em suma.




ana

Re: SIDA
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 04 de December de 2002 15:23

Nunca estiveste com Cristos em camas de serviços de infectocontagiosas...
Por isso não aceitas que esses cristos possam e devam usar preservativo... Por isso compreendo-te, mas não sejas fariseu.


ana

Re: SIDA
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 04 de December de 2002 15:32

Não conheces ninguém com Sida pois não?

( Pensas tu.....)

Re: SIDA
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 06 de December de 2002 18:19


O amor não "precisa" de nada, mas exige tudo.

Se o amor fosse um somatório de correspondências e realizações do que nos é possível fazer, então perderia algo ao não ter sexo.

Mas neste caso, seria algo a suportar. Incorremos sempre também no risco de contrair a doença apesar do preservativo...

A humanidade de quem tem SIDA é a mesma de quem passa fome, de quem é fuzilado, de quem é mutilado, de quem é crucificado...

Por mais "soluções" que hajam, o problema existe. A forma de lidar com eles depende da consciência.

Se um seropositivo, ao fazer amor com preservativo, sentir que não está tudo bem, que está a falsear a relação, que está a vivê-la parcialmente, muito próximo de a viver como simples satisfação de prazer, compreendo...

Porque o meio é, em si mesmo, intrinsecamente mau: podemos usar qualquer tipo de argumento para o justificar, que nunca será completamente satisfatório...

Se um seropositivo quiser ter sexo, usar a sua genitalidade, então é claro que deve usar preservativo.

Mas a epidemia da SIDA só parará na medida em que os seropositivos se derem conta da gravidade da sua situação, ao ponto de restringirem ao máximo a sua actividade sexual - diferente de relação sexuada, afectiva...

Já tive a oportunidade de conhecer seropositivos, mas nunca aprofundei uma conversa... Imagino o drama que vivem essas pessoas, a sombra da morte iminente, o desespero de uma consequência irremediável, a segregação social, os cuidados higiénicos quase paranóicos...

Que sentido dar a tudo isso? Ser apoiado na sua circunstância, tomando finalmente em mãos a atitude corajosa de ser exemplo de como a doença "pára em mim e daqui não se espalha mais"!

João

Re: SIDA
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 06 de December de 2002 18:44

Claaro que um seropositivo deve ser responsável e preocupar-se o mais possível em não contminar os que ama. Infelizmente isso não acontece muitas vezes....
Cuidei de uma jovem de dezoito anos, seropositiva. No meio da sua complicada situação psicológica, sabes qual é o seu maior sonho? Ter um filho! A única coisa que a maentém viva e lhe permite suportar ostratamentos. Contagiou-se por violação... E agora ? Dizes-lhe que embora possa viver vinte anos,ou mais, com poucos ou nenhuns sintomas, tem de se conservar assexuada para sempre? Até ao fim da vida ? Para que a Sida termine ali? Condena-la ao suicidio, que aliás já tentou?????



ana

Re: SIDA
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 11 de December de 2002 13:13


Eu sei que é complicado. É deseperante ser seropositivo, por tudo o que se quer e não se pode, se suporta sem se saber porquê, ainda para mais quando nada fez por isso, como em caso de violação. Terrível...

Terás nessa vida um testemunho para aquilo que é necessário fazer ao nível de uma "ressacralização" do sexo, não como era antes, mas de uma forma nova, que condene todo o tipo de exploração pornográfica, num contexto maior que é o da pacificação dos corações, acabando com a violência.

Mas até lá, falta muito. Até lá, essa tua amiga terá morrido - e terá levado alguém com ela? Ela já é seropositiva, o que fazer agora?

Acontece que o preservativo não "elimina" o risco de contágio: apenas o diminui drasticamente (o que não é pouco, com certeza).

Diria que é necessário explicar que tem um imenso valor compreender que a SIDA acabe com a pessoa, não de uma forma auto-destrutiva, mas de uma forma que se abre ao outro e decide tomar todo o cuidado para não contagiar ninguém... Isso já é ganhar muitas vidas.

Pode-se sempre adoptar alguém... embora para um seropositivo isso seja extraordinariamente difícil em termos legais.

É necessário procurar soluções para isto. O preservativo não resolve nada, e não corresponde à necessidade de realização que o seropositivo procura.

A aceitação da SIDA é extremamente difícil: há que fazer disso parte de nós e vivê-lo combatendo o desespero com sentido de humor, pela alegria de ter vivido. Sabe a pouco, mas é o que se tem...

João

Re: SIDA
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 11 de December de 2002 19:52

SAbemos bem que a adopção por parte de um seropositivo é uma impossibilidade. e , se calhar, até é bem que assim seja...
Mas as pessoas srerpositivas têm o direito de saber que hoje já há técnicas que permitem a procriação sem riscos de contágio (nomeadamente se o seropositivo for o homem). Se for a mulher, a situação é mais complicada .Mas as mulheres seropositivas têm o direito de saber que uma gravidez assistida e com medicação retroviral bem delineada reduz os riscos de contagio maternofetal de uma forma drástica.
Tens razão, João estes temas são muito complexos. Por isso é que é necessário abertura, caridade e aceitação amoroso dos outros. Por isso é que a "proibição do preservativo" não tem sentido. È UM DISPARATE COMPLETO.


ana

Re: SIDA
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 13 de December de 2002 21:21


Não, não é um disparate completo.

A abertura ao diálogo serve para que tenhamos a oportunidade de sabermos verdadeiramente o que os outros pensam, quanto mais não seja para nos convencermos de que (nós ou eles) temos razão.

Mas é realmente um disparate completo dizer que para acabar com a SIDA "é urgente mudar ortodoxias"!

Enfim, os resultados são óbvios e não vê quem não quer.

João

Re: SIDA
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 13 de December de 2002 22:24

Continuas sem argumentos.......



ana

Re: SIDA
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 16 de December de 2002 21:59


Então não!

Já agora, dizer que o outro "continua sem argumentos" também não é argumento nenhum, visto que já respondi às questões que colocaste. Há sempre algo mais a dizer, mas parece que nunca revês e reformulas as tuas ideias iniciais, orientando-as directamente na refutação daquilo que consideras uma posição errada (a minha tal como a da Igreja).

Se estiveres interessada em dialogar, peço o favor de responderes...

João

Re: SIDA
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 17 de December de 2002 19:40


Aqui fica um exemplo bastante "ortodoxo" de como se acabará com a SIDA (correspondendo particularmente às necessidades urgentes de África):

[www.catholicrelief.org]

Re: SIDA
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 17 de December de 2002 22:56

Exactamente - é um bom exemplo!
"The primary goal of Teen Star is to increase the level of information and understanding of human sexuality and adolescent reproductive health (including HIV/AIDS and sexually transmitted infections) among young people aged 10-24 within targeted communities. The program aims to dispel myths and encourage dialog through a holistic approach to sexuality"

Melhorar a informação sobre a saude reprodutiva e sobre as doenças ST, responsabilizar a comunidade e sobretudo eleiminar os mitos sobre a SIDA. Por exemplo, em Àfrina, nos países onde a SIDA atinge proporções alarmantes há um mito horrível de que fazer sexo com uma virgem eleimina a doença. Esta falsa convicção tem sido responsável por horrores contra crianças e até pequenas bebés que são violadas por adultos contaminados.
È urgente em Africa Informar, sensibilizar, proteger as mulheres, fazer acompanhamento médico das gravidas, tratar os seropositivos e ensinar as unicas armas que temos cintra a disseminação do virus - PRESERVATIVO.
Medicamentos retrovirais em força, para Àfrica....







ana

Re: SIDA
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 11 de January de 2003 19:53


Coitaditos... O pior é que está muita gente como tu à frente das organizações que defendem essas medidas. Algumas feministas que conhecem o que se está a passar ficam enfurecidas pela forma como se está a lidar com esta questão: a fazer das mulheres pessoas com a "debilidade" da fertilidade, o que é quase um crime... É claro que os africanos rejeitam essas abordagens e é também por isso que a promoção dos preservativos é tão ineficaz.

Por exemplo, o Parlamento Europeu tinha um projecto para o aumento dos financiamentos para o aborto e o controlo da natalidade (espantoso como estes dois andam sempre acompanhados!) em 200%, "ajudando" assim os países mais pobres, mas em vez desses 18 milhões de Euros previstos, "ficaram-se" pelos 14... Portanto, este ano estarão todos os europeus a pagar 14 milhões de Euros no financiamento de abortos, estirilização e contraceptivos. Mas para ti, isto é tudo saúde, não?

João

Re: SIDA
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 13 de January de 2003 17:20


Já agora, quero dizer que existem homossexuais que, apesar de tudo, aprenderam que não é com o preservativo que se acaba com a SIDA. Algumas destas pessoas aconselham vivamente a abstinência e a relação monogâmica (mas por razões óbvias não o sexo após o casamento).

Aliás, devemos lembrarmo-nos que se existe algum grupo mais afectado e responsabilizável pela propagação desta doença mortal, é precisamente o dos praticantes da homogenitalidade (sexo anal entre dois homens). Portanto, mais visivelmente se notam neles os maus resultados de políticas ineficazes, como a distribuição massiva de preservativos e adestração contraceptiva.

Aqui fica uma iniciativa sua. Trata-se de uma exposição sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis, respostas a diversas questões, e a proposta de uma solução: Fidelidade, a verdadeira resposta contra a SIDA.

[aphm.no.sapo.pt]


Interessante como aprendemos com os nossos erros! Mas existe ainda muita gente demasiado teimosa e casmurra para aceitar o evidente... Como a existência de Deus e a imoralidade da homossexualidade... Mas não se preocupem que eu não persigo ninguém por causa disto. Só exijo que não venham reivindicar "direitos iguais" para algo que evidentemente não é igual, nem na teoria nem na prática. E também exijo não ser olhado com descriminatório por gente que, ao fazê-lo, me descrimina a mim!

João

Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 3 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.