Celebração do Advento

D- Caríssimos, chegamos ao Advento, tempo de desejo, aspirações e expectativa; aqui estamos diante de Deus para pedir-lhe graças, já que Ele não as impõe, e sim dá a quem as deseja e pede. Peçamos, pois, ardentemente, estas graças e abramos o nosso coração para que lançada a semente pelo Senhor, germine em nós, neste tempo de espera, virtudes, dons e também os bens desta terra que no momento precisamos.

Canto – Só em Ti viver

As coisas que o mundo oferecia, me impediam de Te encontrar,

De ver que a vida é só em Ti, mas Tu vieste e  me tocastes

Bem no fundo do meu coração, me ensinaste a Te amar

Refrão: Oh Jesus, recebe então a minha vida,

Recebe as coisas que de Ti me afastam, pois só em Ti quero viver

Agora, que o meu coração é Teu, quero sempre te louvar, Tua vida transbordar

Para que mais gente experimente Teu amor nos transformando, Tua mão a nos tocar

L- Todo período de preparação, tanto o Advento como a Quaresma, é como que uma subida.  Bem sabemos que, para chegarmos ao alto de uma montanha, temos que nos fortalecer, pois a subida exigirá de nós esforço, despojamento de tudo aquilo que não é tão necessário e nos atrapalha a subir.

1-       Coroa do Advento

A coroa feita de ciprestes, e hoje dos mais diversos materiais, costuma ser colocada à porta das casas ou pendurada nos lustres sobre a mesa da Família, ou ainda, no Presépio. É sinal de nossa Fé no Salvador que veio em Belém - vem na Graça e virá na Glória - e é também sinal de nossa esperança na Promessa de Deus.  A coroa é circular pois a circunferência, linha contínua, é símbolo da Eternidade - não se nota princípio nem fim, e nos recorda a igualdade. Nossa vida caminha em direção à Eternidade diante do Deus, somos todos iguais.

2-       Velas

As velas são símbolos de Cristo – Luz do mundo – já anunciado pelos Profetas.

3-       O Presépio

Idealizado por São Francisco de Assis, o Presépio serve muito para lembrar a todos nós o desapego às coisas deste mundo: O Filho de Deus desprezou os bens terrenos e nasceu desabrigado, em pobre gruta de Belém. Lembra-nos também o dever de hospedagem, da boa acolhida que se deve dar a Jesus, Homem-Deus. Em Belém, não houve lugar para Ele!... Em nossa família... haverá? E em nosso coração?

4-       A Estrela

A Estrela é a figura da Virgem Maria, a Estrela que anuncia o Sol - Cristo, fonte de luz e de energia que desponta.

5-       Anjos e Sinos

Como outrora os coros dos Anjos, hoje os Sinos tocam alegremente, anunciando-nos a Boa Nova que é para todos os Homens: “Nasceu-nos o Salvador, hoje e sempre!”

6-       A Árvore

A árvore significa a Igreja – Corpo Místico de Cristo, Árvore da Vida. Cristo é o Tronco que sustenta e alimenta com Sua Graça, os galhos que somos nós, presos a Cristo pela Graça do Batismo.

7-       Laços Vermelhos

Os laços vermelhos simbolizam o Mistério da Encarnação.  Puro Espírito, igual ao Pai, o Verbo de Deus se faz Carne no seio da Virgem Maria. Vermelho, cor do sangue e do fogo, é símbolo do Amor que ilumina, aquece e purifica.

8-       Cartões de Natal

Saudando nossos irmãos, damos testemunho de Fé na vinda real Jesus Cristo, Salvador e Alegria dos homens.

9-       Ceia de Natal

Relembrando o Ágape da Fraternidade, os Filhos de Deus que se reúnem para uma refeição em comum, em sinal da Fraternidade e também para comemorar a Presença do Primogênito entre os Irmãos.

10-   Presentes

A troca de presentes tem seu fundamento bíblico em Jo 3,16: “De tal modo Deus amou o mundo que lhe deu Seu Filho único para que todo o que n’Ele crer não pereça, mas tenha a Vida Eterna”.

Tendo recebido de Deus Pai o máximo presente - Cristo Jesus, retribuímos ao Senhor, presenteando a Cristo na pessoa de nossos irmãos, pois Jesus afirmou: “Em verdade, vos digo, tudo o que fizerdes ao menor de Meus Irmãos, a Mim o fareis” (Mt 25,40).

D- Durante o Advento a Igreja nos dá como modelo a Mãe de Deus; a Santa Virgem nos ensina a orar e esperar o Senhor.  Por isso, nada melhor do que nos voltarmos para nossa Mãe Santíssima, suplicando a ela que nos proporcione um conhecimento mais profundo da presença de Deus em nossa alma.

T- Ave Maria....

D- Cristo passou pelas mesmas provações que nós, fora o pecado... Nos dias de sua vida mortal, dirigiu preces e súplicas, entre clamores e lágrimas, Àquele que o podia salvar da morte e foi atendido pela sua piedade. Peçamos pois, confiantemente a misericórdia de Deus.

Preces espontâneas

D- Oração Final