Sábado, 16 de Dezembro de 2017 - SÁBADO da semana II    Orações Terço Via-Sacra Via Lucis

9.3 Jesus Cristo, cheio do Espírito Santo

Jesus vive e actua na unidade com o Espírito Santo. Foi pela acção do Espírito Santo que Maria O concebeu. Por isso a celebramos com as palavras: "Avé Maria, cheia de graça". Movido pelo Espírito, João Baptista declara: "Quanto a mim, eu baptizo-vos com água... mas Aquele que vem depois de mim... baptizar-vos-á no Espírito Santo e no fogo" (Mt 3,11). Quando Jesus vai ao Jordão para Se fazer baptizar por João Baptista, os céus abrem-se. E eis que uma voz vinda dos céus diz: "Tu és o meu Filho muito amado, no qual pus as minhas complacências." É pela força do Espírito Santo que Jesus resiste a Satanás, que quer tentá-l'O no deserto para O desviar da sua missão (Mc 1,11-13).

Jesus sabe porque é enviado. Em Nazaré, a sua cidade, vai à sinagoga, ao Sábado e lê uma passagem do profeta Isaías: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos, e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor" (Lc 4,18-19). E todos compreendem o que Jesus quer dizer quando afirma: "Hoje cumpriu-se esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir" (Lc 4,21).

Pela força do Espírito, Jesus expulsa os demónios e cura os doentes. Diz aos pobres e aos oprimidos que Deus os ama. Não tem medo dos doutores da lei nem dos poderosos.

Jesus observa como estes não se deixam convencer e dá conta de que a sua vida corre perigo. Então, prepara os seus discípulos para o tempo em que já não estará com eles. O evangelista São João conta como Jesus Se despede dos apóstolos. Encoraja-os e diz-lhes como poderão permanecer seus amigos. Promete-lhes um Consolador, um Paráclito. Alguém que reze por eles quando as palavras lhes faltarem. Alguém que lhes diga como defender-se quando forem acusados e perseguidos por sua causa. Promete-lhes o seu Espírito Santo.

Rezamos:
Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo,
como era no princípio, agora e sempre. Amen.

Satanás: Chamamos-lhe também, algumas vezes, "diabo" ou "inimigo": um anjo que, assim o cremos, se converteu em adversário de Deus. É o Mal por excelência, que tenta separar de Deus os homens para os conduzir ao pecado. Os crentes têm que escolher a quem querem servir: Deus ou Satanás. Jesus resistiu a Satanás: isto significa que este perdeu o seu poder. Quando Jesus voltar na sua glória, o diabo será definitivamente vencido.

Ele falou pelas profetisas e pelos profetas
A Santa Igreja Católica

Sir 48, 1-4.9-11
Salmo 79 (80), 2ac e 3b. 15-16.18-19 (R. 4)