Capela Sto Isidoro
Página Principal Paroquias.org
Inteligência Espiritual

  Quinta-feira, 18 de Abril de 2024    Orações Terço Via-Sacra Via Lucis

9.1 O Espírito que dá a vida

A Bíblia começa pelas origens. Então - antes de Deus ter pronunciado a sua primeira palavra - não havia mais do que desolação e vazio, águas impetuosas e trevas: a morte. Mas o Espírito de Deus paira sobre as águas: a vida.

Com estas imagens, os mestres de Israel afirmam que Deus está em tudo e sobre tudo o que vive, se desenvolve e cresce sobre a terra. O seu Espírito é a prova de que a criação nunca está desligada de Deus: não está abandonada ao acaso, à mercê da mente humana ou mesmo de espíritos maléficos.

  • Rezamos assim:
    Enviais o vosso Espírito... e renovais a face da terra (SI 104,30). Um dos mestres bíblicos narra como começou a história de Adão, "o homem": O próprio Deus insuflou nas suas narinas um hálito de vida e o homem converteu-se em ser vivo. Isto quer dizer: o ser humano - homens, mulheres e crianças - vivem da vida de Deus. Por isso são capazes de compreender Deus, fazer a sua vontade, tornar-se homens à sua imagem.

  • Fazemos o sinal da cruz: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
    Amen.

  • O Espírito Santo é o Dom supremo que Deus concede ao homem. Sopra onde quer. Mas o homem pode recusar o Espírito, fechar-se a Ele.
 


Rezamos assim:
Respira em mim, Espírito Santo, para que eu pense coisas santas.
Impulsiona-me, Espírito Santo, para que eu faça coisas santas.
Atrai-me, Espírito Santo, para que eu ame o que é santo.
Conforta-me, Espírito Santo, para que eu guarde o que é santo.
Guarda-me, Espírito Santo, para que eu nunca perca o que é santo.

ATRIBUÍDO A SANTO AGOSTINHO (354-430)
 

O Espírito de Deus é invisível. Procede do Pai e do Filho como os raios quentes que emanam do sol. Ele é Deus: consubstancial ao Pai e ao Filho. A sua acção é perceptível através das acções dos homens a quem Ele Se dá. Os seus símbolos são: a água, o fogo, a tempestade, a nuvem, o sopro e o vento. Por vezes é comparado a uma pomba e representado dessa maneira. Para os homens dos tempos bíblicos - e mesmo para os de hoje - a pomba é imagem da paz e do amor que se tornou visível.



<< Anterior
Creio no Espírito Santo
Seguinte >>
Ele falou pelas profetisas e pelos profetas


Esta semana
Clique na data para ler a Liturgia do respectivo dia.


Liturgia de hoje
Leitura I:

Salmo:

Evangelho:

Liturgia das Horas:

Terço do Rosário:


 

   


© 1999-2024 Paroquias.org