Capela Sto Isidoro
Inteligência Espiritual

Quinta-feira, 28 de Março de 2024    Orações Terço Via-Sacra Via Lucis

4.3 Maria, Mãe da Igreja

Os cristãos veneram Maria, a mãe do seu Senhor: em todas as igrejas encontramos a sua imagem. Muitas mulheres têm o seu nome. Recordamos e celebramos Maria principalmente em quatro solenidades:

1 de Janeiro: No primeiro dia do ano, celebramos a solenidade de "Santa Maria Mãe de Deus". Festejamos a "Santa Mãe que deu à luz o Rei do céu e da terra" (antífona de entrada) e a "Mãe da Igreja" (oração final).
25 de Março: Na solenidade da "Anunciação do Senhor" (nove meses antes do Natal), a Igreja celebra ao mesmo tempo o Senhor e sua Mãe, ela que no momento da sua eleição, afirma: "Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra!" (Lc 1,38).
15 de Agosto: A Assunção de Maria, o dia em que ela foi elevada ao céu. Celebramos este dia, embora não se saiba quando Maria morreu nem em que circunstâncias. Mas acreditamos que ela foi "elevada à glória do céu em corpo e alma". Maria já se encontra onde nós estaremos também um dia. Possui já a vida que nos está destinada.
8 de Dezembro: É o dia em que celebramos a "Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria". Estas palavras parecem complicadas, e no entanto são simples de compreender: Deus escolheu Maria. Concedeu-lhe os dons do Espírito Santo. O "poder do Altíssimo" cobriu-a com a sua sombra. São palavras e imagens que traduzem o mistério duma eleição que preservou Maria do pecado original, com o qual todos nascemos: é esta a nossa fé.

Os cristãos veneram a santíssima Virgem de muitas maneiras. Cantam os seus louvores e pedem à Mãe de Jesus a sua intercessão. Em todo o mundo, os cristãos rezam e cantam o Magnificat de Maria e saúdam-na com as palavras do anjo.

Avé Maria, cheia de graça,
o Senhor é convosco.
Bendita sois vós entre as mulheres,
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus,
rogai por nós, pecadores,
agora e na hora da nossa morte.
Amen.

Maria, a Mãe de Jesus
Seguinte >>
Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado

Esta semana
Clique na data para ler a Liturgia do respectivo dia.

Liturgia de hoje
Leitura I: