Sábado, 16 de Dezembro de 2017 - SÁBADO da semana II    Orações Terço Via-Sacra Via Lucis

3.3 Jesus Cristo, Nosso Senhor

O primeiro povo de Deus vive na sua aliança. Os reis reinam em seu nome. É para O glorificar que os sacerdotes oferecem sacrifícios. Os seus mandamentos não são postos em dúvida. Eles são a única lei que obriga a todos, poderosos e humildes. Nas suas orações, os judeus crentes dirigem-se ao seu "Senhor". O nome de Javé, "Eu sou Aquele que sou" ou "Eu sou Aquele que está", é-lhes tão sagrado que eles não o pronunciam nem escrevem, com receio de o profanar. Dão graças a Deus, o "Senhor", que está próximo do seu povo, clemente e misericordioso, e que não exige mais do que ser amado "com todo o coração e com todas as forças".

Quando os cristãos chamam "Senhor" não só a Deus Pai mas também a Jesus Cristo ressuscitado dentre os mortos, confessam que Ele é o Filho de Deus, proclamam ao mesmo tempo a sua confiança e manifestam a sua vontade de estar ao serviço uns dos outros como Jesus lhes pediu, na véspera da sua Paixão:

Vós chamais-Me Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque o sou.
Ora, se Eu, o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós vos deveis lavar os pés uns aos outros.

EVANGELHO SEGUNDO SÃO JOÃO 13,13-14

Para os primeiros cristãos, confessar Jesus, o Senhor, poderia ter consequências fatais, pois os imperadores romanos, os "senhores do mundo", reivindicavam também este título honorífico. Muitos cristãos (os mártires), homens e mulheres, deram a sua vida não se deixando afastar da profissão de fé em Cristo Jesus, único Senhor.

A Igreja de Cristo começa a celebração da Eucaristia pela invocação grega "Kyrie eleison": Senhor, tem piedade. E no Glória, o cântico de louvor, confessa: "Pois só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo na glória de Deus Pai".

Nisto se reconhecem os cristãos: Se confessares com a tua boca: "Jesus é o Senhor", e acreditares no teu coração que Deus O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

EPÍSTOLA AOS ROMANOS 10,9

Jesus Cristo, Filho de Deus
A Bíblia: O Novo Testamento

Sir 48, 1-4.9-11