Capela Sto Isidoro
Página Principal Paroquias.org
Inteligência Espiritual

  Domingo, 17 de Dezembro de 2017 - DOMINGO III DO ADVENTO    Orações Terço Via-Sacra Via Lucis

12.2 Eu não te condeno

O evangelista São João fala-nos dos escribas e fariseus que trouxeram uma mulher a Jesus, dizendo-Lhe: "Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante delito de adultério. Ora Moisés, na lei, mandou-nos apedrejar tais mulheres. Tu que dizes? Jesus ficou em silêncio. Como eles persistissem em interrogá-l'O, disse-lhes: "Aquele de entre vós que estiver sem pecado seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra". Os acusadores ouvem a resposta e compreendem-na.

Um após outro foram-se embora e Jesus ficou a sós com a mulher. Então perguntou-lhe: "Mulher, onde estão os outros? Ninguém te condenou?" Ela respondeu: "Ninguém, Senhor". Disse-lhe Jesus: "Eu também não te condeno; vai e não voltes a pecar" (Jo 8,1-10).

A história do encontro de Jesus com a mulher adúltera é um exemplo. Jesus não evita os pecadores. Come com eles. Entre os seus apóstolos há um antigo publicano. E na sua hora suprema Jesus diz ao ladrão que está crucificado "à sua direita": "Em verdade, te digo, hoje estarás comigo no paraíso" (Lc 23,43).

Jesus não culpa ninguém pelas suas falhas. Alivia os que se sentem oprimidos pelo peso das suas faltas e levanta-os. Não procura que os culpados sejam condenados e punidos, mas que, absolvidos, vivam uma vida nova, não esquecendo que Deus os ama. Assim, poderão aceitar-se a si próprios porque Deus os aceita.

 


Não podemos comprar o perdão nem podemos merecê-lo; ninguém tem direito ao perdão. O perdão, podemos pedi-lo humildemente para nós e para os outros: a bondade de Deus é sem limites. Aquele que recebeu gratuitamente o perdão pode viver com a sua falta e crescer com ela; pode tornar-se bom e misericordioso num mundo que condena e castiga.
 



<< Anterior
A missão do Senhor
Seguinte >>
Assim como nós perdoamos


Esta semana
  Dom, 17 Dezembro
DOMINGO III DO ADVENTO
  Seg, 18 Dezembro
  Ter, 19 Dezembro
  Qua, 20 Dezembro
  Qui, 21 Dezembro
  Sex, 22 Dezembro
  Sáb, 23 Dezembro
  Dom, 24 Dezembro
DOMINGO IV DO ADVENTO

Clique na data para ler a Liturgia do respectivo dia.


Liturgia de hoje
Leitura I:
Is 61, 1-2a.10-11
Salmo:
Lc 1, 46-48.49-50.53-54 (R. Is 61, 10b)
Leitura II:
1 Tes 5, 16-24
Evangelho:
Jo 1, 6-8.19-28
Liturgia das Horas:
Domingo III
Terço do Rosário:
Mistérios Gloriosos

 

   


© 1999-2017 Paroquias.org