Capela Sto Isidoro
Inteligência Espiritual

Terça-feira, 19 de Março de 2024    Orações Terço Via-Sacra Via Lucis

12.1 A missão do Senhor

O Senhor ressuscitado deu aos seus apóstolos uma missão e pleno poder para administrar o Baptismo aos que crêem e incorporá-los assim na sua Igreja.

• São João atesta, no seu Evangelho, esta missão. Descreve-a deste modo: na tarde de Páscoa, os discípulos encontravam-se reunidos. Tinham as portas fechadas por medo dos judeus.
    "Jesus veio e colocou-Se no meio deles e disse-lhes: "A paz esteja convosco!" ...Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus então disse-lhes de novo: "A paz esteja convosco! Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós". Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: "Recebei o Espírito Santo; àqueles a quem perdoardes os pecados, ficar-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficar-lhes-ão retidos" (Jo 20,19-23).
Na Igreja, o poder conferido por Jesus aos apóstolos, tem sido transmitido até aos nossos dias: aos bispos e aos sacerdotes. E é bom que assim seja. Porque somos humanos, cometemos falhas e erros. São Paulo descreve isto admiravelmente na Carta aos Romanos: "Eu sou humano e fraco, vendido como escravo ao pecado. Realmente não consigo entender nem mesmo o que faço; pois não faço aquilo que quero, mas aquilo que mais detesto" (Rm 7,14-15). Nós, os baptizados, estaríamos perdidos se não pudéssemos recorrer constantemente ao perdão: no sacramento da Penitência, Jesus concede a reconciliação e o perdão a quem se converte, se arrepende da sua culpa e se confessa.

O cristão pode também obter o perdão dos pecados através de actos práticos de arrependimento, participando na celebração da Eucaristia, pela leitura da Sagrada Escritura, e pela misericórdia de Deus e das pessoas que nos amam.

Como seria o nosso mundo
se a palavra "perdão" não existisse?
Se o que ela significa
não fizesse parte das experiências
que cada qual pode fazer?
Se já não houvesse mãos estendidas
oferecendo a reconciliação?
Se aquele que peca
tivesse que continuar pecador para sempre?
Se toda a gente tivesse de ficar
a sós com o seu pecado?
Se só existisse a vingança
e não o perdão?

A remissão dos pecados
Seguinte >>
Eu não te condeno

Esta semana
Clique na data para ler a Liturgia do respectivo dia.

Liturgia de hoje
Leitura I: