Capela Sto Isidoro
Página Principal Paroquias.org
Inteligência Espiritual

  Sábado, 20 de Abril de 2024    Orações Terço Via-Sacra Via Lucis

11.1 Jesus funda a comunidade

Por vezes dizemos: "Uma pessoa sozinha não é nada" ou, referindo-nos à igreja: "Um cristão sozinho, não é nada". Só no interior duma comunidade o homem pode chegar a ser o que realmente é. Só em sociedade pode desenvolver os seus dons, pôr em acção o mais peculiar do seu ser e, deste modo, realizar-se a si mesmo. Sabemos que a comunidade é vital para nós - e no entanto, só com muitas dificuldades aprendemos a viver em sociedade.

Escutando a palavra de Jesus, aprendemos a natureza da comunidade que Ele funda.

  • Nesta comunidade, os pequenos são grandes. Jesus toma nos braços as crianças e diz aos adultos: Sede como elas. Jesus escolhe pescadores do lago de Tiberíades para apóstolos e confia-lhes a missão de congregar e dirigir a sua Igreja.

  • Nesta comunidade todos têm uma oportunidade: Jesus deixa-Se convidar pelos publicanos e come com eles; fala do Reino de Deus com uma mulher. E diz aos pecadores: Deus perdoou-vos. E aos ricos: Dai aos pobres.

  • Nesta comunidade, os desanimados e os desfavorecidos encontram o que esperam: Jesus cura os doentes e os deficientes; devolve a liberdade aos que estão possuídos e oprimidos pelo mal.
 


Quando Jesus lavou os pés aos seus discípulos... disse-lhes: "compreendestes o que vos fiz? Vós chamais-Me Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque o sou. Se, portanto, Eu, sendo Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Eu dei-vos o exemplo para que, assim como vos fiz, vós façais também."

EVANGELHO SEGUNDO SÃO JOÃO 13,12-15
 



<< Anterior
A comunhão dos santos
Seguinte >>
Aprendizagem da vida comunitária


Esta semana
Clique na data para ler a Liturgia do respectivo dia.


Liturgia de hoje
Leitura I:

Salmo:

Evangelho:

Liturgia das Horas:

Terço do Rosário:


 

   


© 1999-2024 Paroquias.org