13, 1. 13-20. Nesta II Parte do Evangelho distinguem-se duas secções: a Última Ceia, em que Jesus se revela aos seus abertamente nos discursos de despedida (13-17) e a história da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, que aparecem como o grande sinal e a grande manifestação da sua glória e do seu amor. É a sua hora (2,4; 7,30; 8,20; 13,1) da passagem (13,1), isto é, do regresso ao Pai, segundo as palavras de 16,28, que pautam a estrutura bipolar do IV Evangelho: "Saí do Pai e vim ao mundo" (I Parte); "Agora deixo o mundo e vou para o Pai" (II Parte). Deste modo, em João o caminhar de Jesus para a Cruz não é uma descida humilhante, mas um avançar consciente (13,1) e decidido (18,4) para a vitória e um subir para a glória do Pai (13,31-32). O Evangelista parece assumir o significado popular da Páscoa como "passagem" do Senhor (Ex 12,13.23), aludindo à nova Páscoa (a de Jesus e a dos cristãos), ao contrapô-la, de modo sistemático, à Páscoa dos judeus (2,13; 6,4; 11,55).

1. Antes da festa da Páscoa. A ceia de que se fala aqui (v.3) não é descrita como a descrevem os Sinópticos (Mt 26,17-35; Mc 14,12-31; Lc 22,7-39). Se João não indica que era a véspera (a Preparação), é porque quer que se entenda a morte de Jesus como a imolação do Cordeiro pascal, ao colocá-la no mesmo dia (a Preparação: 19,31.42) em que no templo eram imolados os cordeiros para a festa. Sendo assim, evita dar à Última Ceia um carácter pascal. Ele parece reportar-se ao calendário seguido pelos saduceus, que atrasavam um dia a Páscoa (o dia 15 do mês de Nisan), nos anos em que ela caísse a uma sexta-feira, para não terem de fazer em dia de sábado a oferenda das espigas, que devia ser feita no dia 16 de Nisan (Lv 23,10-12). Assim sucedeu nos anos 27, 30 e 33 da nossa era. Amor... até ao extremo. Outra tradução possível: "Amou-os até ao fim", isto é, até à consumação (19,30), indicando o seu amor de total entrega, até à morte (15,13; Gl 2,20; 1 Jo 3,16). Sobre a Festa da Páscoa, ver Ex 12,8.11.15.27 notas; Lv 23,5-8 nota; 2 Cr 35,1-19 nota; Mt 26,17 nota; Mc 14,1 nota.22-26 nota; Lc 22,1 nota.

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