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Efésios Otom geral desta Carta não está de acordo com a autoria de Paulo: é muito impessoal, faltando o estilo e a linguagem próprios do Apóstolo. Mais que uma Carta, parece tratar-se de uma espécie de homilia que utiliza o modelo epistolar. As únicas referências indirectas a Paulo (3,13; 5,18-22) não chegam para lhe atribuirmos este escrito. Deve, pois, tratar-se de um documento pertencente a um autor dos círculos paulinos, que se dirige aos pagãos convertidos ao cristianismo, fazendo-o em nome de Paulo (1,1-2). DESTINATÁRIO Não está claro se foi escrita aos cristãos de Éfeso - grande cidade da Ásia Menor evangelizada por Paulo, na sua terceira viagem missionária (Act 19) - ou aos de Laodiceia (Cl 4,16). O tom impessoal da Carta, a ausência de companheiros do Apóstolo (não se refere nenhum) leva os estudiosos a inclinarem-se pela hipótese de uma Carta-circular dirigida às igrejas paulinas da Ásia Menor. Além disso, o nome do destinatário (a cidade de Éfeso) falta nos códices mais importantes. DIVISÃO E CONTEÚDO A Carta aos Efésios está organizada em duas partes: Apresentação: 1,1-2. I. A Igreja e o Evangelho (1,3-3,21): A graça de Deus: 1,3-14; Cristo, Senhor do mundo e da Igreja: 1,15-23; A obra de Cristo: 2,1-22; Lugar de Paulo no plano de Deus: 3,1-21. II. Exortação aos baptizados (4,1-6,20): Viver na unidade: 4,1-16; Instruções várias: 4,17-5,20; Cristo e a Igreja. Consequências: 5,21-6,9; Combater inimigos espirituais: 6,10-20. Saudação final: 6,21-24. TEOLOGIA Por esta época, nas cristandades asiáticas começavam a propagar-se doutrinas judaico-gnósticas sobre as forças espirituais, os anjos, colocando-os acima de Cristo. Com isso, procurava-se exaltar a Lei de Moisés, pois, segundo as tradições rabínicas, ela fora promulgada por anjos. Se os anjos, que a promulgaram, eram superiores a Cristo, também a Lei o seria, em relação ao Evangelho. Contra esta visão das coisas, Paulo expõe o "Mistério de Cristo" na sua grandeza cósmica, enraizado no "Mistério da Igreja". É Igreja que Deus revela hoje o seu plano salvador realizado em Cristo e por Cristo. A Igreja de Cristo é universal, nova Criação e Corpo em crescimento. É nela que judeus e pagãos se encontram na unidade. A Igreja é ainda o novo povo de Deus, a esposa de Cristo (5,21-32), por quem Ele deu a vida. |
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