Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda

Tobite 5

III. Preparação da viagem
(5,1-23)

5 1Tobias respondeu a seu pai, Tobite, dizendo-lhe: «Tudo o que me mandaste, pai, eu o farei. 2Mas, como poderei cobrar o dinheiro de Gabael, se não o conheço? Que sinal lhe hei-de dar para que me reconheça, creia em mim e me entregue o dinheiro? Também não conheço os caminhos para a Média, para lá chegar.»
3*Tobite replicou a seu filho Tobias: «Ele entregou-me um documento assinado por ele, e eu entreguei-lhe outro assinado por mim. Dividi-o em dois pedaços, dos quais cada qual tomou um, e meti o meu junto do dinheiro. Faz agora vinte anos que deixei essa quantia em depósito. Portanto, filho, procura um homem de confiança, que possa viajar contigo, e dar-lhe-emos uma remuneração, pelo tempo da viagem. Vai lá cobrar esse dinheiro, enquanto eu estou vivo.»

Segunda cena - 4*Tobias saiu à procura de um homem que viajasse com ele para a Média e conhecesse o caminho. Tendo saído, deparou-se-lhe o anjo Rafael, sem que ele soubesse que era um anjo de Deus. 5Perguntou-lhe, então, Tobias: «Quem és tu, jovem?» Ele respondeu: «Sou dos filhos de Israel, teus irmãos. Vim aqui procurar trabalho.»
Interrogou-o de novo Tobias, dizendo-lhe: «Conheces o caminho para a Média?»
6O anjo respondeu: «Sem dúvida, já muitas vezes estive lá, e conheço todos os caminhos. Viajei muitas vezes para a Média e pernoitei em casa de Gabael, nosso irmão, que mora em Ragués, na Média. Esta cidade fica exactamente a dois dias de viagem de Ecbátana. Pois Ragués está situada nas montanhas.»
7Disse-lhe então Tobias: «Espera-me um pouco; vou dizê-lo ao meu pai, pois preciso de ti como companheiro; pagar-te-ei o teu salário.» 8Ao que o anjo respondeu: «Esperarei, mas não te demores muito.»

Terceira cena - 9Tobias, entrando, disse ao pai: «Encontrei um dos nossos irmãos, um dos filhos de Israel.» Tobite respondeu-lhe: «Chama-o, porque quero saber a que tribo pertence e se é pessoa de confiança para te acompanhar.» 10Saiu, então, Tobias e chamou o anjo, dizendo: «Jovem, o meu pai chama-te.» Quando Rafael entrou, Tobite saudou-o em primeiro lugar. O anjo respondeu-lhe: «A alegria esteja sempre contigo!» Replicou Tobite: «Que alegria poderá ainda haver para mim? Sou um homem que não pode fazer uso dos olhos, não vejo a luz do céu. Pelo contrário, moro nas trevas como os mortos, que não distinguem a luz. Em plena vida, encontro-me entre os mortos; ouço a voz dos homens, mas não os vejo.» Disse-lhe o anjo: «Coragem! Deus não tardará em te curar; tem coragem!» Disse então Tobite: «Meu filho Tobias quer viajar para a Média; poderás partir com ele e guiá-lo? Pagar-te-ei o teu salário, irmão.» Respondeu o anjo: «Eu posso acompanhá-lo. Conheço todos os caminhos; já fui muitas vezes à Média e percorri todas as suas planícies e montanhas; conheço bem todos os seus caminhos.»
11Tobite interrogou-o: «Irmão, de que família e de que tribo és?» 12Rafael replicou: «Que necessidade tens de saber a minha família e tribo? Não procuras um mercenário?» Continuou Tobite: «Quero saber tudo conforme a verdade; qual a tua família e qual o teu nome, irmão?» 13*Respondeu o anjo: «Sou Azarias, filho de Ananias, o grande, um dos teus irmãos.» 14Ao ouvir isto, Tobite exclamou: «Sê bem-vindo, irmão, salvé! Não leves a mal, irmão, que eu tenha desejado conhecer a verdade, a respeito da tua verdadeira família. És realmente um dos meus irmãos descendentes de família honesta e distinta. Conheci Ananias e Natan, filhos de Chimeias, o grande, quando íamos a Jerusalém para adorar; e eles não se desencaminharam. Os teus irmãos são gente de bem. És de boa raiz, irmão. Sejas bem-vindo!»

Quarta cena - 15*E continuou: «Pagar-te-ei uma dracma por dia, e o sustento para ti e igualmente para o meu filho. 16Quando regressares com o meu filho, então, dar-te-ei mais alguma coisa.» 17*O anjo disse: «Eu vou com ele. Não tenhas medo! Partiremos e regressaremos com saúde, pois o caminho é seguro.»
Tobite disse-lhe: «Bendito sejas, irmão!» E chamou o filho e disse: «Prepara-te para a partida e parte com este teu irmão. Deus, que reside nos céus, vos conceda uma viagem feliz e vos traga de volta com saúde e que o seu anjo vos acompanhe sãos e salvos.»
Puseram-se, pois, a caminho, depois de ter dado um beijo ao pai e à mãe. Tobite disse-lhe: «Vai com saúde!»

Quinta cena - 18Ao presenciar isto, Ana, sua mãe, pôs-se a chorar, dizendo a Tobite: «Porque foi que mandaste o meu filho? Ele era o arrimo da nossa velhice; era ele que ia e vinha por nós. 19Oxalá nunca tivesse existido esse dinheiro, por causa do qual ficamos sem o nosso filho. 20O Senhor deu-nos o preciso para vivermos até ao presente, e sempre vivemos contentes.»
21Respondeu-lhe Tobite: «Não te preocupes. Ele voltará são e hás-de vê-lo com os teus olhos, no dia em que voltar, incólume, para ti. 22Não te preocupes; não tenhas receio por ele, irmã! Um anjo bom acompanhá-lo-á; a sua viagem será feliz e regressará são e salvo.»
23Ela, então, deixou de chorar.

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.