Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda

Inteligência Espiritual

Tobite 4

4 Conselhos de Tobite a seu filho - 1*Naquele dia, Tobite recordou-se do dinheiro que depositara junto de Gabael, em Ragués na Média, 2e disse para consigo: «Eu pedi para mim a morte. Assim, porque não hei-de chamar meu filho Tobias, a fim de o informar a respeito desse dinheiro, antes de morrer?» 3*Chamou, então, Tobias e disse-lhe: «Se eu morrer, meu filho, sepultar-me-ás e não desprezarás a tua mãe; honra-a sempre, todos os dias da tua vida, age de acordo com a sua vontade e não a entristeças. 4Lembra-te, filho, dos muitos trabalhos e perigos que ela passou por ti, quando te trazia no seio. Quando morrer, sepulta-a ao meu lado, no mesmo túmulo.»

Exortação à solidariedade - 5«Lembra-te sempre, filho, do Senhor, nosso Deus, em todos os teus dias, evita o pecado e observa os seus mandamentos. Pratica a justiça em todos os dias da tua vida, e não andes pelos caminhos da injustiça. 6Para os que praticam a verdade, todas as suas obras serão bem sucedidas, como as de todos aqueles que praticam a justiça. 7*Dá esmolas, conforme as tuas posses. Nunca afastes de algum pobre o teu olhar, e nunca se afastará de ti o olhar de Deus.
8Filho, procede conforme as tuas posses: se possuíres muita riqueza, dá esmola em proporção da mesma; se, porém, dispuseres de pouco, dá em proporção desse pouco. Nunca tenhas receio de dar esmola. 9Assim, acumularás em teu favor, um bom depósito para o dia da necessidade. 10De facto, a esmola liberta da morte e não permite que a alma desça para as trevas. 11A esmola é, aos olhos do Altíssimo, uma dádiva sagrada de grande valor, que aproveita a todos os que a oferecem.»

Endogamia e amor fraterno - 12*«Guarda-te, filho, de toda a impureza e, antes de mais nada, escolhe mulher da linhagem de teus pais. Não escolhas mulher estrangeira, que não seja da estirpe de teu pai, pois somos filhos de profetas. Recorda-te de Noé, de Abraão, de Isaac e de Jacob, nossos antepassados de tempos antigos. Todos eles escolheram como mulher, alguém da sua linhagem e foram abençoados nos seus filhos e a sua descendência terá a herança na terra. 13Por isso, meu filho, ama os teus irmãos. No teu coração, não haja desprezo pelos teus irmãos, filhos e filhas do teu povo. Entre eles escolhe a tua mulher. Com efeito, na soberba está contida muita corrupção e discórdia, e na maldade está encerrada grande penúria e indigência, pois a maldade é a mãe da fome.»

A verdadeira educação - 14*«Não fiques, nem por uma só noite, com o salário de um operário que trabalhe para ti; entrega-lho imediatamente. Se servires a Deus, Ele te recompensará. Presta atenção, filho, a todas as tuas obras e mostra-te prudente e bem educado em todas as tuas acções. 15Aquilo que não queres para ti, não o faças aos outros. Não bebas vinho até à embriaguez, e que esta nunca te acompanhe no teu caminho.
16*Reparte o teu pão com os famintos e as tuas vestes com os nus. Tudo quanto te sobejar, dá-o de esmola, e não fiques com os olhos postos no que tiveres dado. 17*Põe o teu pão e o teu vinho sobre a sepultura do justo e não comas nem bebas com os pecadores. 18*Segue o conselho de todo o homem sensato e não desprezes nenhuma recomendação útil.
19Bendiz o Senhor Deus, em todo o tempo, e pede-lhe para que os teus caminhos sejam rectos, e para que todos os teus projectos e conselhos sejam bem encaminhados; porque o conselho não pertence ao homem. Só o Senhor é que dá todos os bens e humilha a quem quer, conforme a sua vontade. Lembra-te, pois, meu filho, destes preceitos, que eles não se apaguem do teu coração.»

A herança de Tobias - 20*«Agora, meu filho, comunico-te que depositei dez talentos de prata em poder de Gabael, filho de Gabri, em Ragués, na Média. 21Não temas, filho, pelo facto de termos empobrecido. Possuirás, na verdade, muitas riquezas, se temeres a Deus, se evitares o pecado e se praticares o bem na presença do Senhor, teu Deus.»

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.