Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Tobite 14


14 Conclusão da história de Tobite - 1Aqui terminam as palavras do canto de louvor de Tobite. 2Tobite morreu em paz com cento e doze anos de idade e foi sepultado com todas as honras em Nínive. Tinha sessenta e dois anos quanto ficou cego. Depois da sua cura, viveu feliz, distribuiu muitas esmolas e continuou a louvar a Deus e a cantar a sua grandeza. 3*Quando estava para morrer, Tobite chamou o seu filho Tobias e disse-lhe:
«Meu filho, toma os teus filhos
4*e refugia-te na Média, porque estou persuadido de que tudo o que disse o profeta Naum sobre Nínive vai cumprir-se. Tudo se cumprirá e deverá acontecer sobre a Assíria e sobre Nínive, tal como disseram os profetas de Israel, enviados por Deus. Nenhuma das suas palavras se perderá. Tudo há-de acontecer no seu devido tempo.
Vai! Na Média, estarás mais seguro do que na Assíria ou na Babilónia. Eu sei e acredito que tudo aquilo que Deus disse se cumprirá e não cairá uma só palavra das suas profecias. Os nossos irmãos que moram na terra de Israel serão dispersos e deportados para longe do seu belo país e toda a terra de Israel será reduzida a um deserto. Mesmo a Samaria e Jerusalém ficarão desoladas e a casa de Deus será queimada e ficará em desolação, por certo tempo.
5*Mas de novo, Deus compadecer-se-á deles e os reinstalará na terra de Israel. Eles reedificarão o templo, embora diferente do primeiro, até que sejam cumpridos e completados os tempos.
Depois disto, voltarão do cativeiro e edificarão Jerusalém com magnificência, e nela a casa de Deus, tão gloriosa como os profetas anunciaram.
6E todas as nações que se encontram em toda a terra se converterão e temerão Deus na verdade. Todos abandonarão os seus ídolos, que os fizeram andar errantes na mentira, e louvarão o Deus dos séculos na justiça. 7Todos os habitantes de Israel que escaparem, naqueles dias, e que se recordarem de Deus com sinceridade, reunir-se-ão e verão Jerusalém e para sempre habitarão tranquilos na terra de Abraão, que lhes será dada como herança. Aqueles que amam a Deus na verdade, alegrar-se-ão; mas aqueles que cometem o pecado e a injustiça desaparecerão de toda a terra.
8Agora, meus filhos, ordeno-vos: servi a Deus na verdade e fazei o que lhe agrada. Ensinai também aos vossos filhos a obrigação de fazer justiça e de dar esmola e de se lembrarem de Deus, de bendizer o seu nome para sempre, na verdade e com todas as forças. 9Por isso, tu, meu filho, parte de Nínive, não fiques aqui mais tempo. Depois de teres dado sepultura a tua mãe junto de mim, nesse mesmo dia abandona as fronteiras de Nínive. De facto, vejo triunfar nela muita injustiça e uma grande perfídia, e nem sequer se envergonham. 10Vê, meu filho, quanto Nadab fez a seu pai adoptivo, Aicar. Acaso não foi obrigado a descer vivo à terra? Contudo, Deus revelou a infâmia diante da face do culpado. Aicar regressou à luz do dia, enquanto que Nadab entrou nas trevas eternas, por ter tentado matar Aicar. Por ter dado esmolas, Aicar escapou ao laço da morte que Nadab lhe tinha preparado; Nadab, contudo, caiu nesse mesmo laço que o fez perecer. 11Vede, filhos, onde conduz a esmola e onde conduz a iniquidade: esta conduz à morte. Agora, eis que me falta o alento!» Eles, colocaram-no sobre o leito, onde morreu e deram-lhe sepultura honrosa.
12Quando a mãe morreu, Tobias sepultou-a junto do seu pai, Tobite, e partiu com a sua mulher e com todos os seus filhos para a Média, morando em Ecbátana, em casa de Raguel, seu sogro. 13Cuidou dos seus sogros com todas as atenções na sua velhice e depois sepultou-os em Ecbátana da Média. Tobias herdou o património de Raguel tal como herdara o de seu pai.
14Tobias morreu, gozando da consideração de todos, com cento e dezassete anos de idade. 15Antes de morrer, soube da ruína de Nínive, e viu os seus habitantes serem levados cativos para a Média, às mãos de Aicar, rei da Média. Louvou então a Deus por tudo quanto tinha feito pelos habitantes de Nínive e da Assíria. Antes de morrer, pôde assim alegrar-se com a sorte de Nínive e louvou o Senhor Deus pelos séculos dos séculos.
 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.