Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Tobite 10


10 Regresso de Tobias - 1Entretanto, todos os dias, Tobite, contava os dias necessários para a ida e para o regresso. Quando estes passaram sem que o filho aparecesse, 2começou a dizer: «Talvez tenham ficado retidos por lá ou, quem sabe, talvez Gabael tenha morrido e ninguém lhes entregue o dinheiro.» 3E começou a entristecer-se. 4Ana, sua esposa, dizia-lhe: «Não há dúvida que o meu filho morreu; já não é dos vivos.» E começou também a chorar e a lamentar-se por causa do filho, dizendo: 5«Infeliz de mim, filho, que te deixei partir, tu, que eras a luz dos meus olhos!» 6Tobite, contudo replicava-lhe: «Cala-te, não te preocupes, minha irmã; ele está bem. Decerto muitos afazeres os solicitaram por lá. Todavia, o homem que o acompanha é de confiança, um dos nossos irmãos. Não te entristeças, pois, por causa dele, minha irmã! Em breve estará aqui.» 7Ela, porém, respondia: «Deixa-me em paz e não me queiras enganar: o meu filho morreu.» E todos os dias ia ao caminho por onde ele partira, passava o dia sem comer e chorava a noite inteira, por Tobias, seu filho, sem poder dormir.
8*Ao completarem-se os catorze dias das núpcias que Raguel havia estabelecido com juramento, em favor da própria filha, Tobias foi ter com Raguel, e disse-lhe: «Deixa-me partir, pois sei que meu pai e minha mãe já perderam a esperança de me ver de novo. Rogo-te, pois, ó pai, que me deixes ir, a fim de voltar à casa de meu pai; já te contei em que condições o deixei.» 9Raguel respondeu a Tobias: «Fica aqui, comigo, filho; mandarei emissários a Tobite, teu pai, que lhe darão notícias tuas.» Replicou Tobias: «Não, de modo nenhum! Peço-te que me deixes voltar para casa do meu pai.»
10*Levantou-se, então, Raguel e entregou a Tobias a sua esposa Sara e metade de tudo o que possuía: servos e servas, bois e ovelhas, asnos e camelos, roupas, pratas e utensílios. 11*A seguir, despediu-os em paz. Saudou Tobias, dizendo-lhe: «Sê feliz, filho: que o Deus do céu vos dê feliz viagem e vos guie, a ti e a Sara, tua esposa, e que eu veja os vossos filhos, antes de morrer!» 12E abraçando Sara, sua filha, disse-lhe: «Filha, vai para o teu sogro e a tua sogra, pois doravante, serão os teus pais, como aqueles que te deram a vida. Vai em paz, filha. Possa eu, enquanto viver, ouvir falar sempre bem de ti.» E, abraçando-os a ambos, deixou-os partir.
13Por sua vez, Edna disse a Tobias: «Filho, irmão querido, o Senhor te conduza de volta a casa! Possa eu ver os teus filhos e de Sara, minha filha, antes de morrer, para que eu me alegre na presença do Senhor. Entrego a minha filha à tua guarda; nunca
a entristeças, durante os dias da tua existência. Vai, pois, em paz, filho. Daqui em diante, serei tua mãe e Sara será tua irmã. O Senhor vos guie, a fim de que juntos vivais em paz e prosperidade, todos os dias da vossa vida.» Beijou-os a ambos e deixou-os partir sãos e salvos.
14*Tobias, de ânimo bom e alegre, deixou Raguel, bendizendo o Senhor do céu e da terra, Rei de todas as coisas, por lhe ter dirigido os passos de maneira tão feliz, e bendisse Raguel e Edna, nestes termos: «Dê-me o Senhor a graça de vos honrar todos os dias da minha vida.»

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.