Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda

Inteligência Espiritual

Números 32

32 Divisão do país de Guilead por Rúben e Gad (Dt 3,12-20; Js 13,8-28; 1 Cr 5,1-22) - 1*Os filhos de Rúben e os de Gad tinham posses muito grandes. Quando viram a terra de Jazer e de Guilead, acharam esta uma boa região para gado. 2Os filhos de Gad e de Rúben foram ter com Moisés, com o sacerdote Eleázar e com os chefes da comunidade e falaram-lhes nestes termos: 3«Atarot, Dibon, Jazer, Nimerá, Hesbon, Elalé, Sebam, Nebo e Beon, 4terras que o SENHOR preparou para a comunidade de Israel, são uma terra boa para o gado e os teus servos possuem rebanhos.» 5E disseram ainda: «Se achámos graça aos teus olhos, seja dada esta terra em propriedade aos teus servos; não nos faças passar o Jordão!»
6Moisés respondeu aos filhos de Gad e de Rúben: «Iriam vossos irmãos à guerra para vós ficardes aqui? 7Porque quereis desanimar os filhos de Israel para não entrarem na terra que o SENHOR lhes deu? 8*Assim fizeram os vossos antepassados, quando os enviei de Cadés-Barnea para explorarem esta terra. 9Subiram até ao vale de Escol para explorar o país; depois os filhos de Israel desanimaram e não entraram na terra que o SENHOR lhes havia de dar. 10Nesse dia, a ira do SENHOR inflamou-se e Ele fez este juramento: 11'Os homens que subiram do Egipto, da idade de vinte anos para cima, não verão jamais a terra que jurei dar a Abraão, a Isaac e a Jacob, porque me foram infiéis. 12Só Caleb, filho de Jefuné, o quenizeu, e Josué, filho de Nun, a verão, porque permaneceram fiéis ao SENHOR'. 13E a ira do SENHOR, inflamou-se contra Israel e fê-los andar errantes pelo deserto durante quarenta anos, até à extinção dessa geração inteira, que tinha feito o mal aos olhos do SENHOR. 14*Agora, apareceis vós a seguir os vossos pais, como uma raça de pecadores, aumentando ainda mais o ardor da ira do SENHOR contra Israel. 15Sim, se vos desviais dele, deixar-vos-á ficar mais uma vez no deserto e sereis causa da ruína de todo este povo.»
16Então, eles aproximaram-se de Moisés e disseram: «Construiremos aqui currais para o nosso gado e cidades para os nossos filhos. 17Nós, armados, caminharemos à frente dos filhos de Israel até os termos levado ao seu lugar, enquanto os nossos filhos ficarão nas cidades fortificadas, a salvo dos habitantes da terra. 18Não regressaremos às nossas casas enquanto cada israelita não tomar posse da sua herança. 19Nada queremos possuir junto deles, do lado de lá do Jordão, pois, daqui em diante, a nossa herança já a temos do lado de cá do Jordão, a oriente.»
20Moisés retorquiu-lhes: «Se assim cumprirdes a palavra e vos armardes para combater diante do SENHOR, 21se todos os vossos guerreiros passarem o Jordão à frente do SENHOR até que Ele afaste os seus inimigos da sua presença, 22e a terra fique dominada diante do SENHOR, então podereis regressar e estareis livres perante o SENHOR e perante Israel, e esta terra será propriedade vossa diante do SENHOR. 23*Mas, se não fizerdes assim, sereis culpados diante do SENHOR e ficai sabendo que o vosso pecado vos trará castigo. 24Construí, pois, cidades para os vossos filhos e currais para as vossas ovelhas e cumpri o que saiu da vossa boca.»
25Os filhos de Gad e de Rúben replicaram a Moisés: «Teus servos farão o que o meu senhor lhes manda. 26Os nossos filhos, as nossas mulheres, os nossos rebanhos e todo o nosso gado ficarão ali nas cidades de Guilead, 27enquanto teus servos, todos armados para a guerra, caminharão para o combate diante do SENHOR, conforme disse o meu senhor.»
28Então Moisés ordenou ao sacerdote Eleázar, a Josué, filho de Nun, e aos chefes principais das tribos dos filhos de Israel, dizendo-lhes: 29«Se os filhos de Gad e de Rúben passarem convosco o Jordão, todos armados para a guerra, diante do SENHOR, e a terra for dominada por vós, conceder-lhes-eis o território de Guilead como propriedade. 30Mas, se eles não marcharem convosco armados, deverão estabelecer-se no meio de vós, no país de Canaã.» 31Os filhos de Gad e de Rúben responderam: «O que o SENHOR disse aos teus servos, eles assim o farão. 32Sim, iremos armados diante do SENHOR para o país de Canaã, conservando a posse da nossa herança deste lado do Jordão.»
33*Então Moisés concedeu aos filhos de Gad, aos de Rúben, assim como à meia tribo de Manassés, filho de José, o reino de Seon, rei dos amorreus, e o reino de Og, rei de Basan, todo esse país, segundo os limites das suas cidades e as cidades do país em toda a sua extensão. 34E os filhos de Gad reconstruíram Dibon, Atarot e Aroer, 35Atarot-Sofan, Jazer, Jogboa, 36Bet-Nimerá, Bet-Haran, como cidades fortificadas, e fizeram currais para os rebanhos. 37*Os filhos de Rúben reconstruíram Hesbon, Elalé, Quiriataim, 38*Nebo e Baal-Meon, à qual mudaram o nome, e ainda Sibma. E deram outros nomes às cidades que reconstruíram.
39Os filhos de Maquir, filho de Manassés, marcharam sobre Guilead e apoderaram-se dela expulsando os amorreus que a habitavam. 40Moisés deu Guilead a Maquir, filho de Manassés, o qual se estabeleceu ali. 41Jair, filho de Manassés, foi apoderar-se das suas aldeias, às quais chamou aldeias de Jair. 42Noba foi apoderar-se de Quenat e das povoações dependentes, chamando-lhe Noba, que era o seu nome.

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.