Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda

Inteligência Espiritual

Números 21

21 Vitória sobre os cananeus e tomada de Horma (Jz 1,16-17) - 1O cananeu, rei de Arad, que habitava no Négueb, soube que Israel avançava pelo caminho de Atarim; combateu contra Israel e levou alguns deles prisioneiros. 2*Então Israel fez ao SENHOR esta promessa: «Se entregares este povo nas minhas mãos, destruirei, em tributo, as suas cidades.» 3*O SENHOR ouviu a voz de Israel e entregou-lhe os cananeus; então ele destruiu, em tributo, as cidades deles. Aquele lugar passou a chamar-se Horma.

As serpentes ardentes - 4Do monte Hor, os israelitas partiram pelo caminho do Mar dos Juncos para contornar a terra de Edom, mas cansaram-se na caminhada. 5*O povo falou contra Deus e contra Moisés: «Porque nos fizestes sair do Egipto? Foi para morrer no deserto, onde não há pão nem água, estando enjoados com este pão levíssimo?»
6*Mas o SENHOR enviou contra o povo serpentes ardentes, que mordiam o povo, e por isso morreu muita gente de Israel. 7*O povo foi ter com Moisés e disse-lhe: «Pecámos ao protestarmos contra o SENHOR e contra ti. Intercede junto do SENHOR para que afaste de nós as serpentes.» E Moisés intercedeu pelo povo.

A serpente de bronze (Jo 3,14-15) - 8*O SENHOR disse a Moisés: «Faz para ti uma serpente abrasadora e coloca-a num poste. Sucederá que todo aquele que tiver sido mordido, se olhar para ela, ficará vivo.»
9*Moisés fez, pois, uma serpente de bronze e fixou-a sobre um poste. Quando alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, vivia.

Caminhada pela Transjordânia - 10Os filhos de Israel partiram e acamparam em Obot. 11Partiram de Obot e acamparam em Ié-Abarim, no deserto que se encontra em frente de Moab, a oriente. 12Partiram dali e acamparam no vale de Zéred. 13Partiram dali e acamparam além do Arnon, que sai do território dos amorreus e atravessa o deserto; na verdade, o Arnon é a fronteira de Moab, entre Moab e os amorreus. 14*Por isso, se diz no «Livro das Guerras do SENHOR»:
«Vaeb em Sufá e as suas torrentes,
15o Arnon e a encosta das torrentes
que se estende para as regiões de Ar
e chegam à fronteira de Moab.»
16*Daí foram para Beer. Este é o poço acerca do qual o SENHOR dissera a Moisés: «Reúne o povo e Eu lhes darei água.» 17Então, Israel cantou este hino:
«Sobe, água do poço! Aclamai-o!
18Poço aberto por príncipes, cavado por gente nobre,
com ceptros, com seus bastões!»
Do deserto foram para Mataná;
19de Mataná para Naaliel e de Naaliel para Bamot; 20*de Bamot para o vale que está nos campos de Moab, ao cume do Pisga, de onde se domina a vastidão do deserto.

Vitória sobre Seon e Og (Dt 2,26-37; 3,1-17; Js 12,1-6) - 21Israel enviou mensageiros a Seon, rei dos amorreus, dizendo: 22«Deixa-me passar pela tua terra; não nos desviaremos por campos e vinhas, nem beberemos água de poços. Seguiremos pela estrada real até termos atravessado as tuas fronteiras.» 23Mas Seon não permitiu que Israel atravessasse as suas fronteiras; Seon ajuntou todo o seu povo e saiu ao encontro de Israel, no deserto. Foi a Jaás e combateu contra Israel. 24*Israel atacou-o ao fio da espada e apoderou-se da terra dele desde o Arnon até ao Jaboc e ao país dos amonitas, porque estava fortificada a fronteira dos amonitas. 25*Israel tomou todas aquelas cidades e estabeleceu-se em todas as cidades dos amorreus, em Hesbon e em todas as suas aldeias. 26Hesbon era a capital de Seon, rei dos amorreus. Este tinha combatido contra o anterior rei de Moab e tomara-lhe todo o seu país até ao Arnon. 27Por isso, dizem os poetas:
«Vinde a Hesbon!
Será reconstruída e fortificada a cidade de Seon!
28É que um fogo saiu de Hesbon,
uma chama da fortaleza de Seon;
devorou Ar de Moab,
os senhores das colinas do Arnon!
29*Ai de ti, Moab!
Estás perdido, povo de Camós!
Deu seus filhos sobreviventes
e as suas filhas aprisionadas
a Seon, rei dos amorreus.
30Hesbon destruiu as suas crianças até Dibon,
as mulheres até Nofa,
os homens até Madabá!»
31Israel instalou-se, pois, no país dos amorreus. 32*Moisés mandou explorar Jazer; apoderaram-se das suas aldeias e expulsaram os amorreus, que aí estavam. 33*Inflectiram e subiram pelo caminho de Basan mas Og, rei de Basan, saiu-lhes ao encontro com todo o seu povo para os combater em Edrei.
34Então o SENHOR disse a Moisés: «Não o temas, porque o entregarei nas tuas mãos, bem como a todo o seu povo e ao seu país. Farás com ele como fizeste com Seon, rei dos amorreus, que habitava em Hesbon.» 35Derrotaram-no, de facto, e aos seus filhos e a todo o seu povo de forma a não ficar nenhum sobrevivente e, assim, lhe conquistaram o país.

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.