Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Números 16


16 Revolta de Coré, Datan e Abiram (Lv 10,1-3; Sir 45,18-19) - 1*Coré, filho de Jiçar, filho de Queat, filho de Levi, tomou Datan e Abiram, filhos de Eliab, e On, filho de Pélet, filhos de Rúben, 2e revoltaram-se contra Moisés com duzentos e cinquenta homens dos filhos de Israel, príncipes da assembleia, membros do conselho, homens de posição.
3*Reuniram-se contra Moisés e Aarão e disseram-lhes: «Estamos saturados de vós! Toda a assembleia, todos eles são santos e o SENHOR está no meio deles. Porque vos impondes à comunidade do SENHOR?»
4Moisés ouviu e caiu de face por terra; 5*depois falou a Coré e a todo o seu grupo: «Amanhã o SENHOR dará a conhecer quem lhe pertence, quem é santo e quem quer junto de si. Quem Ele escolher, esse se aproximará dele. 6Fazei isto: Tomai turíbulos, Coré, e todo o seu grupo. 7Amanhã, ponde fogo nos turíbulos e deitai-lhes incenso diante do SENHOR. Aquele que o SENHOR escolher, esse será santo. Basta convosco, filhos de Levi!»
8E Moisés disse a Coré: «Escutai, filhos de Levi! 9Acaso é pouco para vós ter-vos escolhido o Deus de Israel de entre a assembleia de Israel, deixando-vos aproximar de si para servir no culto do tabernáculo do SENHOR e para estar diante da assembleia como seus ministros? 10Fez-te aproximar a ti e a todos os teus irmãos, filhos de Levi, contigo, e ainda ambicionais o sacerdócio? 11É por isso que tu e todo o teu grupo conspirais contra o SENHOR? E quem é Aarão para murmurardes contra ele?»
12Moisés mandou chamar Datan e Abiram, filhos de Eliab, mas eles disseram: «Não vamos! 13*Acaso é pouco teres-nos feito subir duma terra onde corre leite e mel para nos fazeres morrer no deserto? Quererás ainda dominar sobre nós? 14Não nos conduziste à terra onde corre leite e mel nem nos deste em herança campos e vinhas. Quererás cegar os olhos destes homens? Nós não vamos!»
15*Moisés zangou-se muito e disse ao SENHOR: «Não aceites as suas ofertas! Nunca lhes tirei um jumento e a nenhum deles fiz mal.»
16E Moisés disse a Coré: «Tu e todos os do teu grupo, apresentai-vos diante do SENHOR, amanhã, tu, eles e Aarão. 17Cada um de vós tome o seu turíbulo e deite nele incenso e apresente-o diante do SENHOR, cada um com o seu, duzentos e cinquenta turíbulos, tu e Aarão, cada um com o seu.» 18Cada um tomou o seu turíbulo, deitou-lhe fogo cobrindo-o de incenso e colocou-se à entrada do tabernáculo da reunião com Moisés e Aarão. 19Coré tinha convocado contra eles toda a assembleia à entrada da tenda da reunião. A glória do SENHOR manifestou-se a toda a assembleia.
20Então o SENHOR falou a Moisés e a Aarão, dizendo: 21*«Separai-vos do meio dessa assembleia, pois vou exterminá-los num momento.» 22Mas eles caíram de rosto por terra e disseram: «Ó Deus, Deus dos espíritos de toda a humanidade! Só um homem pecou, e Tu irás enfurecer-te contra toda a assembleia?» 23E o SENHOR disse a Moisés: 24«Fala à assembleia, dizendo: 'Afastai-vos da beira da habitação de Coré, de Datan e de Abiram.'»
25Levantou-se, pois, Moisés e foi ter com Datan e Abiram, seguindo atrás dele os anciãos de Israel. 26Disse à assembleia: «Afastai-vos das tendas destes homens maus e não toqueis em nada que lhes pertença, para não perecerdes por causa de todos os seus pecados.» 27Retiraram-se, então, da beira da habitação de Coré, de Datan e de Abiram, enquanto Datan e Abiram se colocavam à entrada das tendas com suas mulheres, seus filhos e suas crianças. 28E Moisés disse: «Agora sabereis que foi o SENHOR quem me enviou para fazer todas estas coisas, e não foi por mim mesmo. 29Se estes aqui morrerem como morre toda a gente; se o destino de toda a gente for também o deles, então não foi o SENHOR que me enviou. 30*Mas se o SENHOR, em verdade, realizar um prodígio, se a terra se abrir para os engolir com tudo o que lhes pertence e eles descerem vivos ao mundo dos mortos, então sabereis que estes homens desprezaram o SENHOR.»
31*Ora aconteceu que, mal ele acabou de dizer todas estas coisas, o chão abriu-se debaixo deles 32e a terra, abrindo a sua boca, engoliu-os com todas as suas famílias e todos os homens de Coré com todos os seus bens. 33*Assim desceram vivos ao mundo dos mortos, eles e tudo o que lhes pertencia. A terra cobriu-os e desapareceram do meio da comunidade. 34Todo o Israel que estava em volta deles fugiu com o grito que eles soltaram quando a terra os engoliu. 35Entretanto, da parte do SENHOR, surgiu um fogo que devorou os duzentos e cinquenta homens que tinham apresentado o incenso.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.