Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Números 10


10 1O SENHOR falou a Moisés: 2«Faz para ti duas trombetas; de prata batida as farás. Servir-te-ão para convocar a assembleia e para dar ordem de partida aos acampamentos.
3*Quando as tocarem, toda a assembleia se reunirá junto de ti, à entrada da tenda da reunião. 4Se tocarem só uma, reunir-se-ão junto de ti os homens, chefes dos milhares de Israel. 5Se tocarem com som estridente, partirão os acampamentos dispostos a oriente. 6*Se tocarem segunda vez com som estridente, partirão os acampamentos dispostos a sul; tocarão para dar os sinais da sua partida. 7Para reunir a comunidade, também tocareis, mas não com som estridente. 8Os filhos de Aarão, os sacerdotes, tocarão as suas trombetas; será para vós um preceito eterno através das vossas gerações.
9*Quando fordes para a guerra, na vossa terra, contra o inimigo que vos atacar, tocareis com estridência as trombetas; sereis lembrados diante do SENHOR, vosso Deus, e sereis salvos dos vossos inimigos.
10*No dia das vossas festas, das vossas reuniões e no começo dos vossos meses, tocareis as trombetas para os vossos holocaustos, para os vossos sacrifícios de comunhão. Serão para vós um memorial diante do vosso Deus. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.»

II. DO SINAI A MOAB
(10,11-21,35)


Partida do Sinai - 11No segundo ano, no segundo mês, no vigésimo dia do mês, levantou-se a nuvem por cima do tabernáculo do testemunho. 12*Os filhos de Israel partiram do deserto do Sinai segundo as suas ordens de marcha e a nuvem parou no deserto de Paran.
13Foi a primeira vez que partiram por ordem recebida do SENHOR através de Moisés. 14E também pela primeira vez se pôs em marcha a bandeira do acampamento dos filhos de Judá segundo os seus agrupamentos, tendo à sua testa Nachon, filho de Aminadab; 15à testa da tribo dos filhos de Issacar estava Natanael, filho de Suar; 16à testa da tribo dos filhos de Zabulão estava Eliab, filho de Helon. 17Desmontado o tabernáculo, partiram os filhos de Gérson e os filhos de Merari levando o tabernáculo. 18Pôs-se em marcha a bandeira do acampamento de Rúben segundo os seus agrupamentos e, à sua testa, estava Eliçur, filho de Chediur. 19À testa da tribo dos filhos de Simeão estava Chelumiel, filho de Surichadai. 20À testa da tribo dos filhos de Gad estava Eliasaf, filho de Deuel. 21Partiram, então, os queatitas levando os objectos sagrados; levantaram o tabernáculo enquanto se aguardava a chegada deles. 22Partiu a bandeira do acampamento dos filhos de Efraim segundo os seus agrupamentos e, à testa dele, Elichamá, filho de Amiud. 23À testa da tribo dos filhos de Manassés estava Gamaliel, filho de Pedaçur. 24À testa da tribo dos filhos de Benjamim estava Abidan, filho de Guideoni. 25Partiu a bandeira do acampamento dos filhos de Dan, à retaguarda de todos os acampamentos, segundo os seus agrupamentos, e, à testa da tribo, estava Aiézer, filho de Amichadai. 26À testa da tribo dos filhos de Aser estava Paguiel, filho de Ocran. 27À testa da tribo dos filhos de Neftali estava Airá, filho de Enan. 28Estas as ordens de marcha em que partiram os filhos de Israel segundo os seus agrupamentos.
29*Moisés disse a Hobab, filho de Reuel, o madianita, sogro de Moisés: «Nós partimos para o lugar que o SENHOR prometeu que vos havia de dar. Vem connosco e nós te faremos bem, porque o SENHOR prometeu o bem a Israel.» 30Mas ele respondeu-lhe: «Não irei senão para a minha terra e para a minha parentela.» 31Ele retorquiu-lhe: «Não nos abandones, porque conheces os nossos acampamentos no deserto e serás o nosso guia. 32Se nos acompanhares e obtivermos o bem que o SENHOR nos prometeu dar, também te faremos bem.»
33*Partiram do monte do SENHOR, caminhando durante três dias e a Arca da aliança do SENHOR foi à frente deles, durante três dias, para lhes indicar um sítio onde descansar. 34A nuvem do SENHOR pairava sobre eles de dia quando partiam do acampamento. 35*Ora, quando a Arca partia, Moisés dizia: «Levanta-te, SENHOR, e dispersem-se os teus inimigos! Fujam os teus adversários diante da tua face!» 36Mas, quando a Arca parava, dizia: «Volta, SENHOR! Multipliquem-se os milhares de Israel!»

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.