Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Neemias 12


12 Lista dos ministros sagrados - 1*Estes são os sacerdotes e levitas que voltaram com Zorobabel, filho de Salatiel, e com Jesua: Seraías, Jeremias, Ezra, 2Amarias, Maluc, Hatus, 3Checanias, Reum, Meremot, 4Ido, Guineton, Abias, 5Miamin, Moadias, Bilga, 6Chemaías, Joiarib, Jedaías, 7Salú, Amoc, Hilquias, Jedaías. Estes eram os chefes dos sacerdotes e dos seus irmãos no tempo de Jesua.
8Os levitas: Jesua, Binui, Cadmiel, Cherebias, Judá e Matanias que, com os seus irmãos, dirigia o canto dos louvores; 9Bacbuquias e Uni, seus irmãos, alternavam com eles.
10Jesua gerou Joaquim, Joaquim gerou Eliachib, Eliachib gerou Joiadá, 11*Joiadá gerou Jonatan, Jonatan gerou Jadua.
12No tempo de Joaquim os chefes das famílias sacerdotais eram: para a de Seraías, Meraías; para a de Jeremias, Hananias; 13para Esdras, Mechulam; para Amarias, Joanan; 14*para Maluc, Jonatan; para Chebanias, José; 15*para Harim, Adná; para Meraiot, Helcai; 16para Ido, Zacarias; para Guineton, Mechulam; 17*para Abias, Zicri; para Miniamin e Moadias, Piltai; 18para Bilga, Chamua; para Chemaías, Jonatan; 19para Joiarib, Matenai; para Jedaías, Uzi; 20para Salú, Calai; para Amoc, Éber; 21para Hilquias, Hasabias; para Jedaías, Nataniel.
22*Sob o reinado de Dario, rei da Pérsia, fez-se uma lista de todos os chefes das famílias dos filhos de Levi e dos sacerdotes no tempo de Eliachib, de Joiadá, de Joanan e de Jadua. 23Os chefes de família dos filhos de Levi inscreveram-se no Livro das Crónicas até ao tempo de Joanan, filho de Eliachib. 24*Os chefes dos levitas foram: Hasabias, Cherebias e Jesua, filho de Cadmiel, encarregados, alternadamente com os seus irmãos, de cantar os louvores a Deus, segundo o rito instituído por David, homem de Deus, um coro respondendo ao outro. 25*Matanias, Bacbuquias, Abdias, Mechulam, Talmon e Acub eram os porteiros e guardas das portas. 26*Estes eram os que estavam em funções no tempo de Joaquim, filho de Jesua, filho de Jocédec, e no tempo do governador Neemias e de Esdras, sacerdote e escriba.

Dedicação das muralhas de Jerusalém (1 Cr 15,16-24) - 27Para a dedicação das muralhas de Jerusalém, convocaram-se os levitas de todos os lugares onde residiam, a fim de virem a Jerusalém celebrar alegremente essa dedicação com hinos e cânticos, ao som de címbalos, de cítaras e de harpas. 28*Os filhos dos cantores reuniram-se dos campos vizinhos de Jerusalém e das cidades da região de Netofa, 29de Bet-Guilgal e dos campos de Gueba e de Azemávet, pois os cantores tinham construído aldeias nos arredores de Jerusalém. 30Os sacerdotes e os levitas purificaram-se e, depois, purificaram o povo, as portas e a muralha.
31*Fiz então subir à muralha os chefes de Judá e dividi-os em dois grandes coros para o cortejo. Um ia pela mão direita sobre a muralha em direcção à porta da Estrumeira. 32Atrás deste, caminhavam Hosaías e metade dos chefes de Judá: 33Azarias, Ezra, Mechulam, 34Judá, Benjamim, Chemaías e Jeremias. 35Depois, os filhos dos sacerdotes com trombetas, Zacarias, filho de Jonatan, filho de Chemaías, filho de Matanias, filho de Miqueias, filho de Zacur, filho de Asaf, 36*com os seus irmãos, Chemaías, Azarel, Milalai, Guilalai, Maai, Nataniel, Judá e Hanani, com os instrumentos musicais de David, homem de Deus. O escriba Esdras ia à frente deles. 37Chegando à porta da Fonte, subiram, de frente, as escadas da cidade de David, pela subida da muralha que protege o palácio de David, até atingir a porta das Águas, a oriente.
38*O segundo coro ia pela esquerda, e eu seguia-o com a outra metade da multidão, sobre a muralha, por cima da torre dos Fornos, 39até à muralha larga; depois, pela porta de Efraim, pela porta Nova, pela porta dos Peixes; pela torre de Hananiel, pela torre dos Cem, até à porta das Ovelhas, interrompendo a marcha na porta da Prisão.
40Os dois coros detiveram-se no templo de Deus, bem como eu com
a metade dos magistrados que me acompanhavam,
41e os sacerdotes Eliaquim, Massaías, Miniamin, Miqueias, Elioenai, Zacarias, Hananias, com trombetas, 42e Massaías, Chemaías, Eleázar, Uzi, Joanan, Malquias, Elam e Ézer. Os cantores fizeram-se ouvir, dirigidos por Jizraías.
43Ofereceram-se, naquele dia, grandes sacrifícios e houve regozijo, porque Deus dera ao povo motivo de grande alegria. As mulheres e as crianças tomaram também parte nas festividades e, de muito longe, ouviam-se os gritos de alegria que ecoavam em Jerusalém.

Restabelecimento do culto - 44*Naquele tempo, estabeleceram-se homens para guardar as salas que serviam de depósito para as oferendas, as ofertas reservadas, as primícias e os dízimos, onde foram recolhidas, dos campos e das cidades, nas suas diversas divisões, as partes prescritas pela Lei para os sacerdotes e levitas. O povo de Judá alegrou-se, ao ver nos seus postos os sacerdotes e levitas 45*que, do mesmo modo que os cantores e porteiros, asseguravam o serviço do seu Deus e os ritos das purificações, segundo as ordens de David e de Salomão, seu filho.
46*Com efeito, já no tempo de David e Asaf, havia chefes de cantores, que cantavam cânticos de louvor e de acções de graças a Deus. 47*Todo o Israel, no tempo de Zorobabel e de Neemias, dava quotidianamente as porções destinadas aos cantores e aos porteiros; e dava as ofertas sagradas aos levitas, os quais entregavam aos filhos de Aarão a parte das coisas consagradas.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.