Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda

Inteligência Espiritual

Malaquias 2

2 Castigo dos sacerdotes infiéis - 1*«Pois bem, ó sacerdotes, é para vós esta ordem: 2Se não me ouvirdes, se não tomardes a peito dar glória ao meu nome - diz o SENHOR do universo - lançarei contra vós a maldição e amaldiçoarei as vossas bênçãos. E essa maldição já está cumprida, porque vós não tomais isto a peito. 3*Eis que vou despedaçar o vosso braço e lançar-vos esterco ao rosto - o esterco das vossas solenidades - e sereis atirados fora juntamente com ele. 4*E então sabereis que fui Eu que vos dei esta ordem, para que não se mantenha mais a minha aliança com Levi - diz o SENHOR do universo.
5A minha aliança estava com ele: era um pacto de vida e de paz, e Eu concedia-lhas; era um pacto de respeito, e ele tinha-me respeito e mostrava reverência diante do meu nome. 6*A lei da verdade estava na sua boca e não se encontrava iniquidade nos seus lábios; ele caminhava comigo na paz e na rectidão e afastava a muitos do mal. 7*Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca espera-se a Lei, pois ele é mensageiro do SENHOR do universo. 8Mas vós desviastes-vos do caminho; fizestes tropeçar um grande número de pessoas com o ensino da Lei; destruístes a aliança de Levi - diz o SENHOR do universo.
9*Por isso, Eu tornei-vos desprezíveis e abjectos aos olhos de todo o povo, porque não guardastes os meus mandamentos e fizestes acepção de pessoas perante a lei.»

Traições à aliança - 10«Porventura, não temos nós todos um único pai? Não foi o mesmo Deus que nos criou? Por que razão, pois, somos nós pérfidos uns para com os outros, profanando a aliança de nossos pais? 11*Judá prevaricou: foi cometida uma abominação em Israel e em Jerusalém. É que Judá profanou o santuário, caro ao SENHOR, e desposou a filha de um deus estrangeiro. 12Todo aquele que assim procede, quem o apoia ou defende, que o SENHOR o extermine das tendas de Jacob e do grupo dos que vão apresentar ofertas ao SENHOR do universo!
13Eis ainda outra maldade que cometeis: inundais de lágrimas o altar do SENHOR, com lamentos e gemidos, quando Ele se recusa a aceitar a vossa oferta e não se compraz com o que lhe apresentais com as vossas mãos. 14E vós perguntais: 'Porquê?' É porque o SENHOR se constituiu testemunha entre ti e a esposa da tua juventude, aquela que tu atraiçoaste, embora ela fosse a tua companheira e aquela com quem fizeste aliança.
15*Porventura não fez Ele um só ser que é carne com um sopro de vida? E este ser único que procura, afinal? Uma posteridade dada por Deus. Por conseguinte, tende cuidado convosco, e que ninguém atraiçoe a mulher da sua juventude. 16Porque Eu odeio o divórcio - diz o SENHOR, o Deus de Israel - e que alguém cubra de injustiças as suas vestes - diz o SENHOR do universo. Portanto, tende cuidado convosco e não cometais essa traição.»

O «Dia do Senhor» (Sf 1,14-18; Zc 14,1-19) - 17«Cansastes o SENHOR com as vossas palavras e ainda perguntais: 'Porque é que o cansámos?' É quando dizeis que todo aquele que faz o mal é bem visto aos olhos do SENHOR e que Ele se compraz com essa gente; ou ainda, quando perguntais onde está o Deus da justiça.»

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.