Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

São Marcos 14


36*E dizia: «Abbá, Pai, tudo te é possível; afasta de mim este cálice! Mas não se faça o que Eu quero, e sim o que Tu queres.»
37Depois, foi ter com os discípulos, encontrou-os a dormir e disse a Pedro: «Simão, dormes? Nem uma hora pudeste vigiar! 38Vigiai e orai, para não cederdes à tentação; o espírito está cheio de ardor, mas a carne é débil.» 39Retirou-se de novo e orou, dizendo as mesmas palavras. 40E, voltando de novo, encontrou-os a dormir, pois os seus olhos estavam pesados; e não sabiam que responder-lhe.
41Voltou pela terceira vez e disse-lhes: «Dormi agora e descansai! Pois bem, chegou a hora. Eis que o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores. 42Levantai-vos! Vamos! Eis que chega o que me vai entregar.»

Prisão de Jesus (Mt 26,47-56; Lc 22,47-53; Jo 18,3-11) - 43E logo, ainda Ele estava a falar, chegou Judas, um dos Doze, e, com ele, muito povo com espadas e varapaus, da parte dos sumos sacerdotes, dos doutores da Lei e dos anciãos. 44Ora, o que o ia entregar tinha-lhes dado este sinal: «Aquele que eu beijar é esse mesmo; prendei-o e levai-o bem guardado.»
45*Mal chegou, aproximou-se de Jesus, dizendo: «Mestre!»; e beijou-o. 46Os outros deitaram-lhe as mãos e prenderam-no. 47Então, um dos que estavam presentes, puxando da espada, feriu o criado do Sumo Sacerdote e cortou-lhe uma orelha. 48E tomando a palavra, Jesus disse-lhes: «Como se eu fosse um salteador, viestes com espadas e varapaus para me prender! 49Estava todos os dias junto de vós, no templo, a ensinar, e não me prendestes; mas é para se cumprirem as Escrituras.» 50Então, os discípulos, deixando-o, fugiram todos. 51*Um certo jovem, que o seguia envolto apenas num lençol, foi preso; 52mas ele, deixando o lençol, fugiu nu.

Jesus no tribunal judaico (Mt 26, 57-68; Lc 22,54-71; Jo 18,12-24) - 53Conduziram Jesus a casa do Sumo Sacerdote, onde se juntaram todos os sumos sacerdotes, os anciãos e os doutores da Lei. 54E Pedro tinha-o seguido de longe até dentro do palácio do Sumo Sacerdote, onde se sentou com os guardas a aquecer-se ao lume. 55Ora os sumos sacerdotes e todo o Sinédrio procuravam um testemunho contra Jesus a fim de lhe dar a morte, mas não o encontravam; 56de facto, muitos testemunharam falsamente contra Ele, mas os testemunhos não eram coincidentes. 57E alguns ergueram-se e proferiram contra Ele este falso testemunho: 58«Ouvimo-lo dizer: 'Demolirei este templo construído pela mão dos homens e, em três dias, edificarei outro que não será feito pela mão dos homens.'» 59Mas nem assim o depoimento deles concordava.
60Então, o Sumo Sacerdote ergueu-se no meio da assembleia e interrogou Jesus: «Não respondes nada ao que estes testemunham contra ti?» 61Mas Ele continuava em silêncio e nada respondia. O Sumo Sacerdote voltou a interrogá-lo: «És Tu o Messias, o Filho do Deus Bendito?» 62*Jesus respondeu: «Eu sou. E vereis o Filho do Homem sentado à direita do Poder e vir sobre as nuvens do céu
63O Sumo Sacerdote rasgou, então, as suas vestes e disse: «Que necessidade temos ainda de testemunhas? 64Ouvistes a blasfémia! Que vos parece?» E todos sentenciavam que Ele era réu de morte. 65Depois, alguns começaram a cuspir-lhe, a cobrir-lhe o rosto com um véu e, batendo-lhe, a dizer: «Profetiza!» E os guardas davam-lhe bofetadas.

Três negações de Pedro (Mt 26,69-75; Lc 22,54-62; Jo 18,15-18.25-27) - 66Estando Pedro em baixo, no pátio, chegou uma das criadas do Sumo Sacerdote 67e, vendo Pedro a aquecer-se, fixou nele o olhar e disse-lhe: «Tu também estavas com Jesus, o Nazareno.» 68Mas ele negou, dizendo: «Não sei nem entendo o que dizes.» Depois, saiu para o átrio e um galo cantou. 69A criada, vendo-o de novo, começou a dizer aos que ali estavam: «Este é um deles.» 70Mas ele negou outra vez.
Pouco depois, os presentes disseram de novo a Pedro: «Com certeza que és um deles, pois também és galileu.»
71Ele começou, então, a dizer imprecações e a jurar: «Não conheço esse homem de quem falais!» 72*E logo cantou o galo pela segunda vez.
Pedro recordou-se, então, das palavras de Jesus: «Antes de o galo cantar duas vezes, tu me terás negado três vezes.» E desatou a chorar.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.