Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Levítico 24


24 Lâmpadas (Ex 25,31-40; 27,20-21; 37,17-24) - 1*O SENHOR disse a Moisés: 2*«Ordena aos filhos de Israel que te tragam azeite puro, de azeitonas trituradas, para o candelabro, a fim de que a lâmpada esteja permanentemente acesa. 3Aarão colocá-lo-á do lado de fora do véu que encobre o documento da aliança, na tenda da reunião, a fim de arderem ininterruptamente, desde a tarde até de manhã, diante do SENHOR. É uma lei perpétua para os vossos descendentes. 4É sobre o candelabro de oiro puro que ele colocará as lâmpadas que ardem continuamente diante do SENHOR.»

Pães da oferenda (Ex 25,23-30; 37,10-16; 1 Sm 21,5-7; Mt 12,4) - 5*«Tomarás também flor de farinha e cozerás doze pães de dois décimos de efá cada um. 6*Dispô-los-ás em duas rimas, seis em cada rima, sobre a mesa de ouro puro, diante do SENHOR. 7Porás, sobre cada rima, incenso puro que servirá de memorial aos pães, como oferta queimada em honra do SENHOR. 8Colocar-se-ão estes pães diante do SENHOR, continuamente, cada dia de sábado, da parte dos filhos de Israel. É uma aliança perpétua. 9*Pertencerá este pão a Aarão e a seus filhos, que o comerão em lugar santo, porque é a parte mais sagrada das ofertas queimadas em honra do SENHOR, que lhes é destinada. É uma lei perpétua.»

Castigo de um blasfemo - 10Havia no acampamento um filho de uma mulher israelita e de um egípcio que vivia com os filhos de Israel; um dia, levantou-se uma questão entre este filho de uma mulher israelita e um homem de Israel. 11*O filho da mulher israelita blasfemou e insultou o nome de Deus, pelo que o levaram à presença de Moisés. Sua mãe chamava-se Chelomite, filha de Dibri, da tribo de Dan. 12Colocaram-no na prisão, até que se lhes declarasse da parte do SENHOR o que se deveria fazer.
13O SENHOR falou assim a Moisés: 14*«Faz sair o blasfemo para fora do acampamento: todos os que o ouviram imponham as mãos sobre a sua cabeça, e que toda a comunidade o apedreje. 15Fala aos filhos de Israel nestes termos: 'Todo aquele que profere uma blasfémia contra o seu Deus, suportará o peso do seu pecado. 16*Aquele que proferir blasfémias contra o nome do SENHOR, será punido com a morte e toda a comunidade o apedrejará. Quer seja estrangeiro quer seja natural do país, se proferir blasfémias contra o nome do SENHOR, será morto.'»

Lei de talião (Ex 21,23-25; Dt 19, 21; Mt 5,38-39) - 17«Se um homem ferir mortalmente outro homem, será condenado à morte. 18Aquele que ferir mortalmente um animal, pagá-lo-á vida por vida. 19E se alguém fizer um ferimento ao seu próximo, far-se-á o mesmo a ele: 20fractura por fractura, olho por olho, dente por dente; conforme o dano que tiver feito a outro homem, assim se lhe fará a ele. 21Quem matar um animal pagá-lo-á, e quem matar um homem deverá morrer. 22Uma só lei vos governará, tanto aos estrangeiros como aos naturais do país, porque Eu sou o SENHOR vosso Deus.»
23E Moisés repetiu tudo aos filhos de Israel. Levaram o blasfemo para fora do acampamento e apedrejaram-no. Os filhos de Israel fizeram o que o SENHOR ordenara a Moisés.
 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.