Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Levítico 22


22 Leis acerca das oferendas santas - 1*O SENHOR disse a Moisés: 2«Diz a Aarão e aos seus filhos que venerem as coisas sagradas que os filhos de Israel me consagraram, a fim de não profanarem o meu santo nome. Eu sou o SENHOR. 3*Diz-lhes que, de futuro, todo o homem da vossa descendência que se aproximar das oferendas santas, consagradas ao SENHOR pelos filhos de Israel, encontrando-se impuro esse homem, será eliminado da minha presença. Eu sou o SENHOR.
4Nenhum homem da descendência de Aarão atingido pela lepra ou sofrendo de fluxo comerá oferendas santas até estar limpo. O mesmo acontecerá àquele que tocar em alguém contaminado por um cadáver, àquele que tiver um derramamento de esperma, 5àquele que tocar num animal qualquer que o torne impuro, àquele que tocar num homem que lhe transmita uma impureza, seja ela qual for. 6Quem tocar nestas coisas ficará impuro até à tarde, e não comerá das oferendas santas, sem ter lavado o corpo em água. 7Depois do pôr-do-sol, ficará puro; poderá, então, comer das oferendas santas, porque são o seu alimento. 8Não comerá um animal morto ou dilacerado, para não ficar impuro. Eu sou o SENHOR. 9Observarão as minhas leis, para que não incorram em pecado e morram, por causa disso. Eu sou o SENHOR que os santifica.
10*Nenhum estranho à família do sacerdote comerá de uma oferta sagrada; nem o hóspede de um sacerdote nem o assalariado poderá comer uma oferenda sagrada. 11Mas uma pessoa adquirida a dinheiro pelo sacerdote podê-la-á comer; e também os nascidos em casa do sacerdote comerão do seu alimento. 12Se a filha de um sacerdote for casada com um estranho à família, não comerá das oferendas sagradas. 13Mas, se a filha do sacerdote enviuvar ou for repudiada e não tiver filhos, e voltar para casa do pai, como no tempo da juventude, nesse caso, poderá comer do alimento do seu pai; nenhum estranho, porém, o poderá comer. 14Se alguém, inadvertidamente, comer uma oferenda sagrada, restituirá ao sacerdote o seu valor, acrescido de um quinto.
15Os sacerdotes não deixarão profanar as oferendas santas que os filhos de Israel oferecem ao SENHOR, 16para que não sofram o castigo da sua culpa, por terem comido as oferendas sagradas; porque Eu sou o SENHOR que as santifica.»

Requisitos das vítimas (3,1-17) - 17O SENHOR disse a Moisés: 18«Fala a Aarão, aos seus filhos e a todos os filhos de Israel, e diz-lhes: 'Qualquer israelita ou qualquer estrangeiro que habite em Israel, que quiser apresentar a sua oferenda, em cumprimento de um voto ou como dom voluntário, se a oferecer ao SENHOR em holocausto, 19deverá, para ser aceite, apresentar um macho sem defeito, escolhido entre os bois, as ovelhas, ou as cabras. 20Não oferecereis nenhum animal que tenha um defeito, porque não será aceite em vosso favor.
21Quando alguém quiser oferecer ao SENHOR um sacrifício de comunhão, quer em cumprimento de um voto, quer como dom voluntário, a vítima, tomada do gado graúdo ou miúdo, para ser aceite, deve ser perfeita, e não ter qualquer defeito. 22*Não oferecereis ao SENHOR um animal cego, aleijado, mutilado, que tenha verrugas, sarna ou gangrena e não o queimareis sobre o altar, como oferta queimada, em honra do SENHOR. 23Poderás apresentar, como dom voluntário, um boi ou um cordeiro com um membro comprido ou curto demais; mas essa vítima não será aceite para o cumprimento do voto. 24Não oferecereis ao SENHOR um animal com os testículos pisados, lesionados, arrancados ou cortados. Não façais isso na vossa terra. 25Nem mesmo de um estrangeiro aceitareis nenhum desses animais para oferecer como alimento do vosso Deus; pois não seriam aceites em vosso favor, por estarem mutilados e por serem defeituosos.'»
26O SENHOR falou a Moisés nestes termos: 27«Quando nascer um novilho, um cordeiro ou um cabrito deverá ficar sete dias com a mãe; somente a partir do oitavo dia estará em condições de ser oferecido validamente ao SENHOR, como oferta queimada. 28*Não matareis um animal juntamente com o seu filho, no mesmo dia, quer seja boi ou carneiro. 29*Quando oferecerdes ao SENHOR um sacrifício de acção de graças, oferecei-o de maneira a ser aceite em vosso favor: 30a vítima deverá ser comida no mesmo dia, e não deixareis nada para o dia seguinte.
Eu sou o SENHOR.
31*Guardai os meus mandamentos e ponde-os em prática. Eu sou o SENHOR. 32Não profaneis o meu santo nome, para que Eu seja santificado entre os filhos de Israel. Eu sou o SENHOR que vos santifica, 33que vos fez sair da terra do Egipto, para ser vosso Deus. Eu sou o SENHOR.»

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.