Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Juízes 4


4. Débora

4 A profetisa Débora e Barac (1 Sm 12,9-11; Sl 83,10; Heb 11,32) - 1Depois da morte de Eúde, os filhos de Israel continuaram a praticar o mal diante do SENHOR. 2*O SENHOR entregou-os, então, nas mãos de Jabin, rei de Canaã, que reinava em Haçor; o chefe do seu exército era Sísera, que habitava em Harochet-Goim.
3Então, os filhos de Israel clamaram ao SENHOR, pois Sísera possuía novecentos carros de ferro, e os oprimira violentamente durante vinte anos. 4*Ora Débora, profetisa, mulher de Lapidot, exercia por essa altura as funções de juiz em Israel. 5*Sentava-se debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na montanha de Efraim, e os israelitas iam ter com ela para que lhes servisse de árbitro. 6Ela mandou chamar Barac, filho de Abinoam, de Quedes, em Neftali, e disse-lhe: «Assim ordenou o SENHOR, Deus de Israel: 'Vai, reúne no monte Tabor e toma contigo dez mil homens das tribos de Neftali e de Zabulão. 7Eu conduzirei para ti, junto da torrente de Quichon, Sísera, chefe do exército de Jabin, os seus carros e os seus exércitos, e entregá-los-ei nas tuas mãos.'» 8*Barac disse-lhe: «Se fores comigo, eu irei; mas se não fores comigo, não irei.» 9Ela respondeu: «Irei, sem dúvida, contigo; mas fica a saber que a glória da expedição que tu fazes não será para ti, pois o SENHOR vai entregar Sísera nas mãos de uma mulher.»
Débora levantou-se, então, e foi com Barac em direcção a Quedes.
10Barac convocou Zabulão e Neftali em Quedes, e reuniu sob as suas ordens dez mil homens; Débora foi também com ele. 11*Héber, o quenita, tinha-se separado dos quenitas, descendentes de Hobab, sogro de Moisés, e tinha montado as suas tendas até ao carvalhal de Saanaim, junto de Quedes.

Derrota de Sísera (Ex 14,24-25) - 12Anunciaram a Sísera que Barac, filho de Abinoam, subia para o monte Tabor. 13Então, Sísera reuniu todos os seus carros, novecentos carros de ferro, e todos os homens que estavam com ele, e saiu de Harochet-Goim, para a torrente de Quichon. 14Disse, então, Débora a Barac: «Levanta-te, pois é este o dia em que o SENHOR avança, para entregar Sísera nas tuas mãos; eis que o SENHOR vai, Ele próprio, à tua frente.» Barac desceu do monte Tabor com dez mil homens atrás de si. 15O SENHOR desbaratou Sísera com todos os seus carros e todo o seu exército, a golpe de espada, na presença de Barac; então, Sísera, saltando do seu carro, fugiu mesmo a pé. 16Barac perseguiu os carros e o exército até Harochet-Goim, e todo o acampamento de Sísera foi passado a fio de espada, sem escapar nem um homem. 17*Sísera fugiu a pé para a tenda de Jael, mulher de Héber, o quenita, porque havia paz entre Jabin, rei de Haçor, e a família de Héber, o quenita.
18Então, Jael saiu ao encontro de Sísera e disse-lhe: «Entra, meu senhor, entra na minha casa, não temas.» Ele entrou com ela na tenda e ela encobriu-o sob o tapete. 19Disse-lhe ele: «Por favor, dá-me de beber um pouco de água, que tenho sede.» Ela abriu um odre de leite, deu-lhe de beber e tornou a cobri-lo. 20Disse-lhe Sísera: «Põe-te à entrada da tenda, e se alguém te perguntar: 'Há aqui alguém?', responderás: 'Não.'» 21Então, Jael, mulher de Héber, pegou num prego da tenda, agarrou nas mãos o martelo e foi ter com ele, devagarinho; enterrou o prego na testa de Sísera, a ponto de penetrar na própria terra; Sísera estava em sono profundo e assim, desfaleceu e morreu.
22E eis que chega Barac, em perseguição de Sísera. Jael, saindo-lhe ao encontro, disse-lhe: «Vem; vou mostrar-te o homem que procuras.» Ele entrou com ela e encontrou Sí-sera que jazia morto por terra, com o prego na fronte. 23Naquele dia o SENHOR humilhou Jabin, rei de Canaã, perante os israelitas. 24A mão dos filhos de Israel tornou-se cada vez mais pesada sobre Jabin, rei de Canaã, até que acabaram por matá-lo.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.