Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Juízes 13


12. Sansão

13 Nascimento de Sansão (Gn 11,30; 18,1-15; Nm 6,1-21; 1 Sm 1,1-28; Lc 1,5-25.26-38) - 1*Os filhos de Israel recomeçaram a fazer o mal diante do SENHOR, e o SENHOR entregou-os nas mãos dos filisteus, durante quarenta anos. 2*Houve um homem de Sorá, da tribo de Dan, cujo nome era Manoé; sua esposa era estéril, não tinha ainda concebido filhos. 3O anjo do SENHOR apareceu a esta mulher e disse-lhe: «Já viste que és estéril e ainda não deste à luz; mas vais conceber e dar à luz um filho. 4Doravante abstém-te, não bebas vinho nem qualquer bebida alcoólica; não comas nada impuro, 5*porque vais conceber e dar à luz um filho. A navalha não há-de tocar a sua cabeça, pois o menino vai ser consagrado a Deus desde o seio materno; ele mesmo vai começar a salvar Israel das mãos dos filisteus.»
6A mulher voltou e disse ao marido: «Um homem de Deus veio ter comigo; o seu aspecto era semelhante ao de um anjo do SENHOR e temível. Não lhe perguntei de onde ele era, nem ele me revelou o seu nome. 7Disse-me ele: 'Eis que vais conceber e dar à luz um filho; doravante não bebas vinho nem bebida alcoólica; não comas nada de impuro, pois esse jovem será consagrado ao SENHOR desde o seio materno até ao dia da sua morte.'» 8Então, Manoé suplicou ao SENHOR, dizendo:
«Por favor, Senhor! Que o homem de Deus que mandaste, venha outra vez até nós e nos ensine como havemos de fazer com o menino, quando ele tiver nascido.»
9Deus ouviu a voz de Manoé; o anjo do SENHOR veio ter novamente com a mulher; estava sentada no campo, e Manoé, seu marido, não estava com ela. 10A mulher correu a comunicar ao marido, dizendo:
«Eis que o homem que veio ter comigo voltou a aparecer-me.»
11Manoé levantou-se, foi atrás da sua mulher, dirigiu-se ao homem e perguntou: «És tu o homem que falou a esta mulher?» E ele respondeu: «Sou eu mesmo.» 12Manoé disse-lhe: «Então, uma vez que a tua palavra se vai realizar, que regras se devem seguir com o menino? Que tem ele de fazer?» 13O anjo do SENHOR disse a Manoé: «De tudo quanto Eu mencionei a esta mulher, ela há-de abster-se. 14Que não coma de nada do que provém do fruto da vinha; não beberá vinho nem bebida alcoólica; não comerá nada impuro e deverá observar tudo quanto lhe ordenei.»
15*Então, Manoé disse ao anjo do SENHOR: «Por favor! Fica um pouco connosco, para te oferecermos um cabrito!» 16O anjo do SENHOR disse a Manoé: «Ainda que me retivesses aqui, Eu não iria comer do teu pão; mas, se quiseres oferecer um holocausto, oferece-o ao SENHOR!» É que Manoé não sabia que ele era o anjo do SENHOR.
17Então, Manoé disse ao anjo do SENHOR: «Qual é o teu nome? Pois queremos prestar-te homenagem, quando se realizarem as tuas palavras.» 18*E o anjo do SENHOR disse-lhe: «Por que razão mo perguntas? O meu nome é misterioso!» 19*Então, tomou Manoé o cabrito com a oferenda e ofereceu-o sobre a rocha ao SENHOR, que faz coisas misteriosas. Manoé e sua mulher observavam. 20Ora enquanto a chama subia do altar para o céu, subia também na chama do altar o anjo do SENHOR; ao verem isto, Manoé e sua mulher caíram com a face por terra. 21O anjo do SENHOR não voltou a aparecer a Manoé nem à sua mulher; foi então que Manoé reconheceu que era o anjo do SENHOR.
22*Disse Manoé à esposa: «Vamos morrer, não há dúvida, porque vimos o SENHOR!» 23Disse-lhe, então, sua mulher: «Se o SENHOR nos quisesse matar não teria recebido das nossas mãos o holocausto nem a oferenda; nem nos teria feito ver tudo isto; nem tão-pouco nos teria comunicado, neste momento, estas instruções.» 24*A mulher deu à luz um filho e pôs-lhe o nome de Sansão; o menino cresceu e o SENHOR abençoou-o. 25Foi em Maané-Dan, entre Sorá e Estaol, que o espírito do SENHOR começou a agitar Sansão.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.