Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Josué 14


14 Terras de Caleb (15,13-19) - 1*Eis o que os filhos de Israel receberam em herança na terra de Canaã, distribuída pelo sacerdote Eleázar, por Josué, filho de Nun, e pelos chefes de família das tribos de Israel. 2A distribuição fez-se por sorteio pelas nove tribos e meia, como o SENHOR havia determinado por meio de Moisés; 3às outras duas tribos e meia, com efeito, já Moisés tinha dado a sua parte do outro lado do Jordão; aos levitas não deu parte alguma.
4Os filhos de José formavam duas tribos: Manassés e Efraim. Os levitas não receberam na terra outra parte que não fossem as cidades para habitação, e os seus arredores para os gados e rebanhos. 5Os filhos de Israel cumpriram o que o SENHOR ordenara a Moisés e dividiram a terra.
6Alguns filhos de Judá vieram ter com Josué, em Guilgal. Então, Caleb, filho de Jefuné, o quenizeu, disse-lhe: «Sabes o que o SENHOR disse de mim e de ti a Moisés, homem de Deus, em Cadés-Barnea. 7Tinha eu quarenta anos quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cadés-Barnea a explorar a terra, fazendo-lhe eu um relatório, segundo a sinceridade do meu coração. 8Meus irmãos, porém, indo comigo, desanimaram o povo; não obstante, eu segui fielmente o SENHOR, meu Deus. 9Nesse dia, Moisés jurou-me: 'A terra que pisarem teus pés será a tua parte e a de teus filhos para sempre, porque seguiste fielmente o SENHOR, meu Deus'.
10Eis que o SENHOR me conservou a vida, como prometera, transcorridos já quarenta e cinco anos desde que Ele dirigiu a Moisés esta palavra, durante a marcha de Israel pelo deserto; hoje tenho já oitenta e cinco anos, 11e acho-me ainda tão robusto como no dia em que Moisés me mandou explorar a terra: a minha força de agora é a mesma de então, para lutar, para sair ou para entrar. 12Dá-me, pois, este monte de que falou o SENHOR, naquele dia, pois ali habitam ainda os anaquitas, com as suas cidades grandes e fortes. Talvez o SENHOR esteja comigo, e eu consiga expulsá-los, como Ele próprio disse.»
13Josué abençoou Caleb, filho de Jefuné, e deu-lhe Hebron como herança. 14É por isso que Hebron, até ao dia de hoje, pertence a Caleb, filho de Jefuné, o quenizeu, por ter seguido fielmente o SENHOR, Deus de Israel. 15*Hebron chamava-se antigamente Quiriat-Arbá; Arbá foi o maior homem dos anaquitas. A terra, desde então, descansou da guerra.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.