Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda

Jeremias 52

V. APÊNDICE HISTÓRICO
(52,1-34)

52 O rei Sedecias (2 Rs 24,17-20; 2 Cr 36,11-13) - 1*Quando subiu ao trono, Sedecias tinha vinte e um anos e reinou onze anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Hamital, filha de Jeremias de Libna. 2Ele praticou o mal aos olhos do SENHOR, tal como tinha feito Joaquim. 3Por isso, o SENHOR irritou-se contra Jerusalém e Judá, banindo-os para longe da sua presença.

Cerco de Jerusalém - Sedecias revoltou-se contra o rei da Babilónia.
4No nono ano do seu reinado, no dia dez do décimo mês, Nabucodonosor, rei da Babilónia, marchou com todo o seu exército contra Jerusalém. Acampou junto da cidade e construiu torres de assalto ao seu redor. 5A cidade esteve sitiada até ao décimo primeiro ano do reinado de Sedecias.
6No nono dia do quarto mês, a fome grassava na cidade e não havia pão para a população. 7Abriu-se, então, uma brecha na cidade e todos os guerreiros fugiram, de noite, pelo caminho da porta entre os dois muros, que está junto dos jardins do rei, enquanto os caldeus cercavam a cidade; e tomaram o caminho do deserto.
8Mas, o exército dos caldeus perseguiu o rei e alcançou Sedecias nas planícies de Jericó, enquanto todas as suas tropas se dispersavam, abandonando-o. 9Prenderam, então, o rei e conduziram-no ao rei da Babilónia, a Ribla, na terra de Hamat, o qual decretou a sentença contra ele.
10O rei da Babilónia mandou executar os filhos de Sedecias na sua presença, e matou também todos os chefes de Judá, em Ribla. 11Depois, mandou arrancar os olhos a Sedecias, carregou-o de cadeias e levou-o para a Babilónia, onde o teve encarcerado até ao dia da sua morte.

Saque de Jerusalém (2 Rs 25,8-21; 2 Cr 36,17-20) - 12No décimo dia do quinto mês, que corresponde ao décimo nono ano do reinado de Nabucodonosor, rei da Babilónia, Nebuzaradan, chefe da guarda e delegado do rei da Babilónia chegou a Jerusalém. 13Incendiou o templo do SENHOR, o palácio real e todas as casas de Jerusalém, e lançou fogo a todos os palácios. 14Em seguida, as tropas dos caldeus, que estavam às ordens do chefe da guarda, demoliram as muralhas que rodeavam Jerusalém.
15*E Nebuzaradan, chefe da guarda, deportou para a Babilónia uma parte do povo e o resto da população da cidade, bem como os que já se tinham rendido ao rei da Babilónia, e o resto da multidão. 16Porém, Nebuzaradan, chefe da guarda, deixou uma parte dos mais pobres como vinhateiros e lavradores.
17Os caldeus quebraram as colunas de bronze do templo do SENHOR, juntamente com os pedestais e a bacia de bronze que estava no templo, e levaram todo o seu bronze para a Babilónia. 18Levaram também as caldeiras, as pás, as facas, os aspersórios, as bandejas e todos os objectos de bronze que estavam ao serviço do culto. 19O chefe da guarda levou ainda as taças, os incensários, os vasos, os cântaros, os candelabros, as bandejas, os copos e as colheres, e tudo o que havia em ouro e prata. 20Quanto às duas colunas, ao depósito e aos doze touros de bronze que serviam de pedestal que o rei Salomão mandou fazer para o templo do SENHOR, não era possível calcular o peso do bronze de todos estes instrumentos. 21As colunas mediam, cada uma, cerca de nove metros de altura, e era preciso uma corda de cerca de seis metros para a circundar, sendo a sua espessura de oito centímetros, e oco o seu interior. 22Cada coluna era encimada por um capitel de bronze, com a altura de dois metros e meio; a grinalda e as romãs, que cercavam o cimo do capitel, eram também de bronze. A segunda coluna era semelhante a esta com romãs. 23As romãs eram noventa e seis horizontalmente. Ao todo, havia cem romãs a envolver as colunas.
24*O chefe da guarda prendeu Seraías, o Sumo Sacerdote e Sofonias, o seu substituto, e os três porteiros. 25Levou também da cidade um eunuco, que era o comandante do exército, e sete homens do séquito do rei que foram encontrados na cidade e o secretário do chefe do exército, encarregado do recrutamento no país, e mais sessenta homens da população rural que se encontravam na cidade.
26Nebuzaradan, chefe da guarda, aprisionou-os e mandou-os conduzir a Ribla, ao rei da Babilónia. 27O rei da Babilónia mandou-os executar em Ribla, na região de Hamat. Assim Judá foi deportado para longe do seu país.

Deportação para a Babilónia (2 Rs 24,7-9; 2 Cr 36,14-21) - 28Este é o número das pessoas que Nabucodonosor levou para o cativeiro: no sétimo ano do seu reinado, três mil e vinte e três judeus; 29no décimo oitavo ano do seu reinado, deportou de Jerusalém oitocentas e trinta e duas pessoas; 30no vigésimo terceiro ano de Nabucodonosor, Nebuzaradan, chefe dos guardas, deportou de Judá setecentos e quarenta e cinco judeus. Ao todo, quatro mil e seiscentas pessoas.

Libertação de Joiaquin (2 Rs 24,27-30) - 31No trigésimo sétimo ano da deportação de Joiaquin, rei de Judá, no dia vinte e cinco do décimo segundo mês, Evil-Merodac, rei da Babilónia, no ano em que começava a reinar, concedeu amnistia a Joiaquin, rei de Judá, e libertou-o da prisão.
32Falou-lhe com benevolência, e mandou pôr o seu trono acima dos outros reis, que estavam com ele na Babilónia. 33Fez-lhe também mudar as vestes de prisioneiro e convidou-o para comer à sua mesa até ao fim da sua vida.
34E assim durante toda a sua vida, até ao dia da sua morte, o sustento foi-lhe sempre garantido pelo rei da Babilónia.

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.