Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Jeremias 11


11 As condições da aliança (31, 31-34; 33,19-22) - 1*Palavra que o SENHOR dirigiu a Jeremias, dizendo: 2«Escuta as palavras desta aliança e transmite-as aos homens de Judá e aos habitantes de Jerusalém. 3Diz-lhes: Assim fala o SENHOR, Deus de Israel: Maldito o homem que não obedecer às prescrições desta aliança, 4a qual dei a vossos pais, no dia em que os tirei do Egipto, daquele crisol de ferro, dizendo: 'Escutai a minha voz e fazei todas as coisas que vos mando. Então sereis o meu povo, e Eu serei o vosso Deus. 5Então, ratificarei o juramento que fiz a vossos pais, de lhes entregar uma terra onde corre leite e mel, como hoje se vê.'» E eu respondi: 'Assim seja, SENHOR.'
6O SENHOR disse-me: «Anuncia todas estas palavras nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, dizendo-lhes: «Escutai as palavras desta aliança e ponde-as em prática. 7Desde o dia em que os fiz sair do Egipto até hoje, avisei com insistência os vossos pais, falando-lhes assim: 'Escutai a minha voz!' 8Eles, porém, não a escutaram, não atenderam, seguindo obstinadamente as más inclinações dos seus corações. Então executei contra eles todas as ameaças contidas nesta aliança, que lhes tinha mandado observar e que não observaram.»»
9O SENHOR disse-me: «Descobriu-se uma conjuração entre os habitantes de Judá e de Jerusalém. 10Eles tornaram às iniquidades dos seus antepassados, que se recusaram a escutar as minhas palavras; estes também servem e seguem deuses estrangeiros. A casa de Israel e a casa de Judá violaram a aliança que Eu firmara com os seus pais.»
11Por isso, assim fala o SENHOR: «Descarregarei sobre eles calamidades, às quais não poderão escapar. E, quando gritarem por mim, Eu não os atenderei. 12Então, as cidades de Judá e os habitantes de Jerusalém irão clamar aos deuses a quem ofereceram incenso. Esses deuses, porém, não os salvarão no momento da catástrofe. 13Os teus deuses, ó Judá, são tantos quantas as tuas cidades! Tantos como as ruas que tens em Jerusalém são os altares levantados à ignomínia para neles oferecerem incenso a Baal.
14Tu, pois, não intercedas por este povo, não rogues, não supliques por ele, porque no tempo da sua desgraça, quando clamarem por mim, Eu não os ouvirei.»

Israel, oliveira do Senhor
15«O que faz a minha amada na minha casa?
Ela está a tecer intrigas.
Acaso os teus sacrifícios e as carnes imoladas
afastarão de ti as tuas desgraças,
para que te glories?
16Verdejante oliveira de belos frutos,
eis o nome que te dera o SENHOR.
Porém, ao tumulto de um grande ruído,
ateou-se-lhe fogo
e queimaram-se os seus ramos.
17O SENHOR do universo, que te plantara, decretou calamidades contra ti por causa dos crimes cometidos pela casa de Israel e pela casa de Judá; irritando-me, queimaram incenso em honra de Baal.»

Confissões de Jeremias - 18*O SENHOR instruiu-me e eu entendi. E então vi com clareza o seu proceder para comigo. 19E eu, como manso cordeiro conduzido ao matadouro, ignorava as maquinações tramadas contra mim, dizendo: «Destruamos a árvore no seu vigor; arranquemo-la da terra dos vivos, que o seu nome caia no esquecimento.»
20Mas o SENHOR do universo, justo juiz,
sonda os rins e o coração.
Que eu seja testemunha da tua vingança sobre eles,
pois a ti confio a minha causa.
21Por isso, assim fala o SENHOR contra os homens de Anatot, que conspiram contra a minha vida, dizendo: «Cessa de proclamar oráculos em nome do SENHOR, se não queres morrer às nossas mãos.»
22Por tal motivo, isto diz o SENHOR do universo: «Vou castigá-los. Os jovens morrerão à espada, os seus filhos e filhas perecerão de fome. 23Ninguém escapará, porque, quando chegar o tempo do castigo, mandarei a desgraça sobre os habitantes de Anatot.»

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.