Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Judite 8


8 Discurso de Judite aos chefes da cidade - 1*Por esses dias, todos estes acontecimentos chegaram aos ouvidos de Judite, filha de Merari, filho de Ox, filho de José, filho de Oziel, filho de Hilquias, filho de Hananias, filho de Gedeão, filho de Refaim, filho de Aitub, filho de Eliú, filho de Hilquias, filho de Eliab, filho de Natanael, filho de Salamiel, filho de Sarasadai, filho de Israel.
2O seu marido era Manassés, da sua tribo e da sua família, e tinha morrido durante a época da colheita da cevada. 3Como era o encarregado de vigiar os que amarravam os feixes no campo, foi atingido por um golpe de sol na cabeça, caiu à cama e morreu em Betúlia, a sua cidade. Foi enterrado no campo que está entre Dotan e Balamon.
4Judite vivia em sua casa e era viúva havia já três anos e quatro meses. 5Tinha construído uma tenda sobre a açoteia da sua casa, cingia os rins de saco e vestia roupas de viúva. 6Jejuava todos os dias da sua viuvez, excepto ao Sábado e nas suas vésperas, nas festas da Lua-nova e suas vésperas, nas festas e nos dias de alegria para a casa de Israel.
7Era muito bonita e de aspecto agradável. Manassés, seu marido, deixara-lhe ouro e prata, servos e servas, animais e campos e ela vivia das suas propriedades. 8Ninguém se podia atrever a falar mal dela porque era muito temente a Deus.
9Judite ouviu falar dos maus propósitos do povo contra o seu chefe, pois estavam desencorajados por causa da falta de água, e ouviu também falar de tudo o que Uzias lhes havia dito quando jurara entregar a cidade aos assírios, ao fim de cinco dias. 10*Enviando a sua criada que estava encarregada de administrar todos os seus bens, ela mandou convidar Cabri e Carmi, os anciãos da cidade.
11Quando chegaram junto dela, disse-lhes: «Peço-vos que me escuteis, vós os chefes dos habitantes de Betúlia, porque não é justa a palavra que dirigistes ao povo, no dia em que fizestes o juramento entre Deus e vós e em que falastes em entregar a cidade aos nossos inimigos, se dentro de cinco dias o Senhor não vos tivesse enviado socorro. 12Quem sois vós, para tentardes o Senhor neste dia e vos colocardes no lugar de Deus no meio dos filhos dos homens? 13Agora, colocais o Senhor todo poderoso à prova, mas não sabereis nada até ao fim dos tempos, 14já que nunca descobrireis a profundidade do coração do homem e não entendereis os raciocínios da sua inteligência.
Como quereis, então, conhecer Deus, que criou tudo isto, saber o que vai na sua mente e compreender o seu raciocínio? De forma alguma conseguireis isto, irmãos; não provoqueis a ira do Senhor, nosso Deus.
15Pois, mesmo que Ele não queira enviar-nos auxílio durante estes cinco dias, tem poder para nos proteger dos nossos inimigos, em qualquer outro momento que seja do seu agrado.
16Vós, porém, não tenteis violentar a vontade do Senhor nosso Deus, porque Ele não é semelhante aos homens, para ser ameaçado, nem como um filho de homem, para se discutir com Ele. 17Por isso, enquanto esperamos pela sua libertação, invoquemo-lo para que nos ajude, e Ele ouvirá a nossa voz, se assim for do seu agrado. 18Porque, nunca na nossa geração, nem no tempo presente, houve uma tribo ou família ou cidade das nossas que adorasse deuses feitos pela mão do homem, tal como acontecia em tempos passados.
19Foi por causa disto que os nossos pais foram entregues ao fio da espada e à pilhagem e, por isso, tiveram de suportar uma grande catástrofe diante dos nossos inimigos. 20Assim, nós não reconhecemos nenhum outro deus para além dele. Por isso, esperamos que não nos abandone nem a nós, nem a nenhum dos membros da nossa nação. 21Porque, se formos capturados, será capturada ao mesmo tempo toda a Judeia, o nosso santuário será saqueado e Ele pedir-nos-á contas deste sacrilégio. 22A matança dos nossos irmãos, o cativeiro da terra e a desolação da nossa herança, tudo isto Ele fará cair sobre as nossas cabeças diante dos gentios, se formos feitos escravos, e nós seremos uma ofensa e uma reprovação aos olhos daqueles que nos comprarem. 23A nossa escravatura não nos será favorável; mas o Senhor, nosso Deus, há-de convertê-la em desonra.
24Por isso, agora, irmãos, convertamo-nos em exemplo para os nossos irmãos, porque as suas vidas dependem de nós, assim como o santuário, o templo e o altar estão sob a nossa responsabilidade. 25Apesar de tudo, dêmos graças ao Senhor, nosso Deus, que nos está a pôr à prova tal como fez com os nossos pais. 26Lembrai-vos de tudo o que Ele fez com Abraão, como tentou Isaac e o que aconteceu com Jacob na Mesopotâmia da Síria, enquanto pastoreava os rebanhos de Labão, irmão de sua mãe. 27Pois Ele não nos tentou pelo fogo como fez com eles, procurando tocar o seu coração, nem se vingou de nós, mas o Senhor estimula com o aguilhão os que dele se aproximam, para os advertir.»
28Uzias disse-lhe: «Tudo o que disseste foi dito de coração sincero e não há ninguém que possa contradizer as tuas palavras. 29Não foi hoje a primeira vez que demonstraste a tua sabedoria; mas desde o início da tua vida, todo o povo a reconheceu, porque a disposição do teu coração é recta. 30Mas o povo estava a sofrer uma grande sede e obrigou-nos a fazer o que lhes tínhamos prometido, impelindo-nos a fazer um juramento que já não podemos quebrar. 31Por isso, agora, reza por nós, tu que és uma mulher piedosa e o Senhor há-de enviar-nos chuva para encher as nossas cisternas e não voltaremos a desfalecer.»
32Judite respondeu-lhes: «Ouvi-me, vou fazer algo que será lembrado por todas as gerações. 33Vós ireis colocar-vos esta noite às portas da cidade. Eu sairei com a minha serva e, dentro do prazo durante o qual vós prometestes entregar a cidade aos nossos inimigos, o Senhor, pela minha mão, libertará Israel. 34Vós, porém, não tenteis descobrir o meu plano, pois eu não vo-lo revelarei até que tenha terminado tudo o que vou fazer.»
35Uzias e os anciãos disseram-lhe: «Vai em paz, e que o Senhor Deus vá à tua frente, para tirar vingança dos nossos inimigos.» 36Seguidamente, afastando-se da tenda, foram para os seus postos.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.