Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Judite 6


6 Aquior entregue a Israel - 1Quando cessou o tumulto dos homens que rodeavam o conselho, Holofernes, o comandante do exército dos assírios, disse a Aquior e a todos os moabitas, diante dos contingentes estrangeiros: 2«Quem és tu, Aquior, e quem sois vós, vendidos de Efraim, para profetizardes no meio de nós como fizestes hoje, dizendo-nos para não combatermos os filhos de Israel, porque o seu Deus os defenderia? Quem é deus senão Nabucodonosor? Este, há-de enviar o seu exército, para os fazer desaparecer da face da terra e o seu Deus não os poderá salvar. 3Nós, os seus servos, derrotá-los-emos como se fossem um homem só, e eles não poderão resistir à força dos nossos cavalos. 4Nós queimá-los-emos e as suas montanhas hão-de ficar embriagadas com o seu sangue, e os seus campos hão-de ficar cobertos com os seus cadáveres. Não poderão resistir-nos. Hão-de morrer todos de morte violenta. Assim falou o rei Nabucodonosor, senhor de toda a terra; as suas palavras não serão em vão.
5Por isso, tu, Aquior, mercenário de Amon, que te atreveste a proferir estas palavras no dia da tua iniquidade, não voltarás a ver a minha face a partir deste dia, até ao dia em que eu possa exercer a minha vingança sobre essa raça evadida do Egipto. 6Então, serás trespassado pela espada e pela lança dos meus soldados e cairás entre os feridos, quando eu regressar. 7Os meus servos conduzir-te-ão à região das montanhas e colocar-te-ão numa das cidades das suas encostas, 8e tu não perecerás até morreres juntamente com eles. 9Desejarás ardentemente em teu coração que eles não sejam capturados, mas eu falei e nenhuma das minhas palavras se perderá.»
10Então, Holofernes ordenou aos seus servos, que estavam na sua tenda, que levassem Aquior, o conduzissem para Betúlia e o entregassem aos filhos de Israel. 11Os servos agarraram-no e conduziram-no para fora do campo em direcção à planície. Seguidamente, afastaram-se da região da planície e dirigiram-se para a região das montanhas, chegando até junto das fontes que estavam abaixo de Betúlia. 12Quando os homens da cidade, situada no alto do monte, os viram, pegaram nas armas, saíram da cidade e todos os homens, armados de fisgas, os impediram de subir, atirando-lhes pedras. 13Contudo, estes, protegendo-se sob a montanha, amarraram Aquior, abandonaram-no no sopé da montanha e voltaram para junto do seu senhor.
14Quando os filhos de Israel desceram da montanha, encontraram-no, desataram-no, conduziram-no a Betúlia e apresentaram-no aos chefes da sua cidade. 15Por essa época, estes eram Uzias, filho de Mica da tribo de Simeão e Cabri filho de Gotoniel e Carmi, filho de Malquiel. 16Convocaram todos os anciãos da cidade, e todos os seus filhos e as suas mulheres correram para a assembleia. Colocaram Aquior no meio de todo o povo e Uzias perguntou-lhe o que acontecera. 17Ele respondeu, contando-lhes tudo o que o conselho de Holofernes tinha decidido, tudo o que ele próprio dissera no meio dos chefes dos filhos de Assur, bem como o discurso megalómano de Holofernes contra a casa de Israel.
18O povo prostrou-se, adorou o Senhor e, gritando, disse: 19«Senhor, Deus do céu, vê a arrogância deles e tem piedade da humilhação do nosso povo. Olha, neste dia, para o rosto daqueles que te são consagrados!» 20Seguidamente, consolaram Aquior e felicitaram-no efusivamente. 21Uzias levou-o da assembleia para sua casa, organizou um banquete para os anciãos e durante toda essa noite invocaram a ajuda do Deus de Israel.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.