Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda

Inteligência Espiritual

Judite 5

5 Resistência de Israel - 1Quando Holofernes, general do exército dos assírios, ouviu dizer que o povo de Israel se tinha preparado para a guerra, tinha fechado as passagens para as colinas e tinha fortificado os altos de todas as colinas e colocado barricadas nas planícies, 2ficou furioso. Reuniu todos os príncipes de Moab, os comandantes de Amon e os governadores da zona costeira 3e disse-lhes: «Dizei-me, vós que sois de Canaã, que povo é este que vive na região das colinas? Em que cidades habitam? Qual a grandeza do seu exército e qual a razão do seu poder e da sua força? Quem os governa como rei e conduz o seu exército ? 4E porque é que só eles, de todos os que vivem no ocidente, se recusaram a vir ter comigo?»
5*Então Aquior, chefe de todos os amonitas, respondeu: «Que o rei ouça agora uma palavra da boca do seu servo, e eu direi a verdade acerca deste povo que vive na vizinha região das montanhas. Nenhuma falsidade sairá da boca do teu servo. 6Este povo é descendente dos caldeus. 7*Antigamente viviam na Mesopotâmia, porque não adoravam os deuses dos seus pais que estavam na Caldeia, 8*pois tinham abandonado os costumes dos seus antepassados e adoravam o Deus dos céus, Deus que eles, entretanto, conheceram. Quando os expulsaram de diante dos seus deuses, eles refugiaram-se na Mesopotâmia e aí permaneceram durante muito tempo. 9Então, o seu Deus ordenou-lhes que abandonassem o lugar onde tinham vivido como forasteiros e que fossem para a terra de Canaã. Nela se instalaram e prosperaram, tendo possuído muito ouro, prata e animais.
10Quando a fome começou a alastrar pela região de Canaã, desceram até ao Egipto e ali viveram como forasteiros, enquanto tiveram que comer, e ali se tornaram numa grande multidão, tão grande que não podia ser contada. 11Nessa altura, o rei do Egipto tornou-se-lhes hostil, subjugou-os e colocou-os na fabricação de tijolos, humilhando-os e fazendo deles escravos. 12Eles invocaram o seu Deus, e Ele atingiu toda a terra do Egipto com pragas, para as quais não havia cura. Só então, os egípcios os fizeram sair da sua vista. 13Deus fez secar o Mar Vermelho diante deles, 14conduziu-os pelo caminho do Sinai e de Cadés-Barnea, e eles expulsaram todos os que habitavam no deserto. 15*Depois, instalaram-se na terra dos amorreus e, com o seu poder, derrotaram todos os habitantes de Hesbon. Em seguida, atravessando o Jordão, tomaram posse de toda a região das montanhas. 16Expulsaram todos os cananeus, os perizeus, os jebuseus, os siquemitas e todos os guirgaseus e permaneceram na sua terra durante muito tempo. 17E, até que pecaram contra o seu Deus, nunca o bem se afastou deles, porque o Deus que odeia a iniquidade estava no meio deles.
18Mas, quando se afastaram do caminho que Ele lhes indicara, viram-se derrotados em muitas guerras violentas e foram deportados para uma terra estrangeira. O templo do seu Deus ficou transformado em ruínas e as suas cidades foram tomadas pelos inimigos. 19Mas, quando se voltaram de novo para o seu Deus, regressaram da diáspora, dos lugares por onde haviam sido dispersos, reconquistaram Jerusalém, onde se encontra o seu santuário, e instalaram-se na região das montanhas, porque estava desabitada.
20Por isso, agora, meu amo e senhor, se existir algum erro neste povo, se eles pecarem contra o seu Deus, se soubermos que existe entre eles algum escândalo destes, poderemos ir combatê-los e sairemos vitoriosos. 21Mas, se não houver nenhum erro neste povo, o melhor é que o meu senhor lhes passe ao lado, não vá o seu Senhor defendê-los e o seu Deus colocar-se ao lado deles, e nós tornarmo-nos objecto de escárnio para toda a terra.»
22No momento em que Aquior acabou de falar, todo o povo que estava de pé ao redor da tenda murmurou; os oficiais de Holofernes, bem como todos os habitantes da zona costeira e de Moab, começaram a dizer que ele devia ser morto: 23«Nós não temos medo dos filhos de Israel. Eles são um povo sem força nem poder para travar uma batalha violenta. 24Permite-nos que subamos e eles serão devorados pelos teus soldados, ó poderoso Holofernes!»

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.