Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Judite 4


4 A guerra aproxima-se de Israel - 1Por esta altura, os filhos de Israel que viviam na Judeia ouviram falar de tudo aquilo que Holofernes, general de Nabucodonosor, rei dos assírios, fizera às outras nações e como havia pilhado os seus santuários, entregando-os à destruição. 2Ficaram muitíssimo assustados, com medo dele, e preocupados com a sorte de Jerusalém e do templo do Senhor, seu Deus, 3pois que só muito recentemente tinham regressado do cativeiro, e todo o povo da Judeia se encontrava reunido; as alfaias sagradas, o altar e o templo tinham sido consagrados depois da profanação.
4Mandaram mensageiros a todos os distritos da Samaria, a Coná, a Bet-Horon, Abel-Maim, Jericó, Cobá, Aisorá e ao Vale de Salém, 5e imediatamente se apoderaram do alto das colinas e das cidades fortificadas que neles se encontravam; armazenaram comida e prepararam-se para a guerra, já que os seus campos tinham sido ceifados recentemente.
6*Então, Joaquim, o Sumo Sacerdote que estava em Jerusalém por essa altura, escreveu ao povo de Betúlia e Betomestaim, que está diante do Esdrelon do outro lado da planície perto de Dotain, 7dando-lhe ordens para que ocupasse as passagens que davam acesso às colinas, uma vez que a Judeia podia ser invadida através delas; assim seria fácil travar o caminho a quem quer que tentasse entrar, dado que a passagem era apertada, apenas com uma largura suficiente para dois homens. 8Os israelitas fizeram tal como Joaquim e o senado de todo o povo de Israel, reunido em Jerusalém, lhes ordenara.
9Seguidamente, cada um dos homens de Israel invocou a Deus com grande fervor, ao mesmo tempo que se humilharam com muitos jejuns. 10Eles, as suas mulheres, os seus filhos, o seu gado e todos os estrangeiros residentes, bem como os trabalhadores contratados e os escravos, todos se vestiram de saco.
11Então, todos os homens e mulheres de Israel e as suas crianças, que viviam em Jerusalém, se prostraram diante do templo, espalharam cinza na cabeça e estenderam as suas roupas de saco diante do Senhor. 12Rodearam mesmo o altar com saco e clamaram em uníssono, pedindo insistentemente ao Deus de Israel para não entregar as suas crianças como presa e as suas mulheres como despojos de guerra, para que não deixasse que as cidades que tinham herdado fossem destruídas, para que o santuário não fosse profanado e tornado impuro para alegria maliciosa dos gentios.
13O Senhor ouviu a sua oração e olhou com bondade para a sua aflição, porque o povo jejuara durante muitos dias, por toda a Judeia e em Jerusalém, diante do santuário do Deus todo poderoso.
14Então, Joaquim, o Sumo Sacerdote, e todos os sacerdotes que estavam diante do Senhor e o serviam, com os seus flancos cingidos de saco, ofereceram um holocausto, bem como os votos e as ofertas de todo o povo. 15Com cinza sobre as cabeças, eles invocaram o Senhor com todas as suas forças, para que olhasse com benevolência para toda a casa de Israel.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.