Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Judite 2


2 Guerra contra as nações ocidentais - 1No décimo oitavo ano, no vigésimo segundo dia do primeiro mês, falou-se no palácio de Nabucodonosor, rei dos Assírios, acerca da vingança sobre toda a região, tal como tinha sido dito. 2Chamou a si todos os seus oficiais e todos os seus nobres, revelou-lhes o seu plano secreto, e contou-lhes, com os seus próprios lábios, a maldade da região. 3Então, ficou decidido que todos aqueles que não tinham obedecido às suas ordens deviam ser destruídos.
4Quando terminou de apresentar o seu plano, Nabucodonosor, rei dos Assírios, chamou Holofernes, o general do seu exército, o segundo depois dele na linha de comando, e disse-lhe:
5«Assim fala o grande rei, o senhor de toda a terra: Ao saíres da minha presença, leva contigo homens confiantes na sua força, em número de cento e vinte mil soldados de infantaria e doze mil de cavalaria. 6Vai e ataca todo o território do Ocidente, porque eles desobedeceram às minhas ordens. 7*Diz-lhes que preparem terra e água, porque eu vou partir contra eles na minha cólera, e cobrirei toda a face da terra com os pés dos meus exércitos e entregá-los-ei para serem saqueados pelas minhas tropas, 8até que os seus feridos cubram os seus vales e até que cada curso de água e cada rio se encham com os seus mortos e transbordem. 9Então, levá-los-ei cativos até aos confins da terra.
10Tu irás à minha frente e conquistarás para mim todo o território antes da minha chegada. Eles entregar-se-ão a ti e tu segurá-los-ás até ao dia do seu castigo. 11No entanto, se eles se recusarem, tu não fecharás os teus olhos e entregá-los-ás à chacina e à rapina por toda a região. 12Pois eu juro, pela minha vida e pelo poder do meu exército, que a minha mão executará aquilo que eu decidi. 13Quanto a ti, toma cuidado para não transgredires nenhuma das ordens do teu senhor; cumpre-as tal como te ordenei, e não sejas negligente no seu cumprimento.»
14Então Holofernes saiu da presença do seu senhor, chamou todos os comandantes, generais e oficiais do exército dos assírios. 15Alinhou as tropas escolhidas em divisões, tal como o seu senhor lhe ordenara que fizesse: cento e vinte mil homens, juntamente com doze mil arqueiros a cavalo. 16Organizou-os como um grande exército preparado para uma campanha. 17Reuniu um grande número de camelos, burros e mulas de transporte, e ainda uma enorme quantidade de ovelhas, bois e cabras como provisões. 18Reuniu também muita comida para os homens e uma imensa quantidade de ouro e prata do palácio real.
19Assim preparado, saiu com todo o seu exército, à frente do rei Nabucodonosor, para cobrir toda a face da terra em direcção ao Oeste com os seus carros, os seus cavaleiros e as suas tropas de elite de infantaria. 20Juntamente com eles, partiu uma imensa multidão semelhante a uma nuvem de gafanhotos e a uma nuvem de pó da terra, tão grande era o seu número. 21*Marcharam durante três dias, desde Nínive até à planície de Bectilet, e acamparam diante de Bectilet, junto da montanha que se encontra a norte da Cilícia setentrional. 22Holofernes partiu daí com todo o seu exército, a sua infantaria, a sua cavalaria e os seus carros, e subiu até às montanhas. 23Aí destruiu Pud e Lud, saqueou todo o povo de Rássis bem como os filhos de Ismael que vivem ao longo do deserto, a sul do país de Queléon.
24Depois, continuou ao longo do Eufrates, passou através da Mesopotâmia, destruiu todas as cidades que se encontram no alto da montanha ao longo da torrente de Abrona, até chegar ao mar. 25Tomou também o território da Cilícia, matou todos aqueles que lhe ofereceram resistência e chegou à fronteira sul de Jafet que está em frente da Arábia. 26Cercou todos os Madianitas, queimou as suas tendas e saqueou os seus rebanhos. 27Depois, desceu até à planície de Damasco, no tempo da colheita do trigo, queimou todos os campos, destruiu os rebanhos e as manadas, saqueou as cidades, destruiu todas as terras e matou todos os jovens passando-os ao fio da espada. 28Assim, o medo dele abateu-se sobre todo o povo que vivia ao longo das regiões costeiras, em Sídon e Tiro, bem como sobre todos os que viviam em Sur e Oquina e os que viviam em Jâmnia. Os que viviam em Asdod e em Ascalon temiam-no ainda mais.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.