Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Judite 12


12 Judite no banquete de Holofernes - 1Seguidamente, Holofernes ordenou que conduzissem Judite ao lugar onde se encontrava a sua baixela de prata e mandou que lhe pusessem a mesa e a servissem da sua própria comida e que lhe dessem a beber do seu vinho. 2Judite replicou: «Não comerei nada disso, para não cair em pecado, mas servir-me-ei das coisas que trouxe.» 3Holofernes replicou-lhe: «Quando terminarem as tuas provisões, onde poderemos encontrar outras iguais? Connosco não há mais ninguém do teu povo.» 4Judite disse-lhe: «Assim como o meu senhor vive, a tua serva não esgotará as coisas que trouxe, antes que o Senhor realize pela minha mão tudo o que determinou fazer.»
5Os servos de Holofernes conduziram-na até à tenda e ela dormiu até meio da noite. Pela vigília da aurora, levantou-se 6e mandou dizer a Holofernes: «Manda, ó meu senhor, que a tua serva possa sair para fazer oração.» 7Holofernes ordenou aos seus guarda-costas que não a impedissem e ela permaneceu três dias no campo. Durante a noite, ia até ao vale de Betúlia e banhava-se na nascente de água que estava no campo. 8Quando se levantava, pedia ao Senhor, Deus de Israel, que lhe mostrasse o caminho para conseguir a redenção do seu povo. 9Entrava, purificada, na sua tenda e ali permanecia até que, à tarde, tomava a sua refeição.
10No quarto dia, Holofernes ofereceu um banquete só para os seus servos e não convidou nenhum dos seus funcionários. 11Disse a Bagoas, o eunuco encarregado dos seus assuntos pessoais: «Vai e tenta convencer essa mulher hebraica, que está em tua casa, para vir até junto de nós para comer e beber connosco. 12*Para nós, seria uma vergonha deixar de lado uma mulher como ela, sem ter tido relações com ela. Se não a atraírmos, ela rir-se-á de nós.»
13Bagoas saiu de junto de Holofernes, foi ter com ela e disse-lhe: «Que esta bela serva não hesite em vir até junto do meu senhor, para ser honrada diante dele, para beber connosco o vinho na alegria e para se tornar hoje como uma das filhas dos assírios que estão na casa de Nabucodonosor.» 14Judite disse-lhe: «Quem sou eu para contradizer o meu senhor? Farei imediatamente tudo o que lhe for agradável e isso será para mim uma alegria até ao dia da minha morte.» 15*Então, levantou-se, vestiu-se e enfeitou-se com todos os seus adornos de mulher. A sua serva foi à sua frente e estendeu no chão, diante de Holofernes, os tapetes que ela havia recebido de Bagoas, para o seu uso quotidiano, para poder comer reclinada sobre eles. 16Então, Judite entrou, reclinou-se, e o coração de Holofernes ficou maravilhado com ela e a sua alma agitada. Foi tomado por um forte desejo de se unir a ela, uma vez que, desde o dia em que a vira, ele esperava o momento favorável para a seduzir. 17Disse-lhe Holofernes: «Bebe, por favor, e alegra-te connosco.» 18Judite respondeu-lhe: «Beberei, senhor, já que hoje a minha vida tem mais valor do que jamais teve desde o dia em que nasci.»
19Então, pegando no que a sua serva lhe havia preparado, comeu e bebeu diante dele. 20Holofernes ficou muito feliz com ela e bebeu muito vinho, muito mais do que alguma vez bebera em qualquer outro dia, desde que nascera.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.