Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda

Inteligência Espiritual

Judite 10

10 Judite sai contra Holofernes - 1Quando acabou de invocar o Deus de Israel e de pronunciar todas estas palavras, 2Judite levantou-se da sua prostração, chamou a sua serva, desceu para a casa onde passava os dias de Sábado e das festas, 3tirou as vestes de saco que trazia, trocou igualmente as suas roupas de viúva, lavou o seu corpo com água e ungiu-se com um óleo espesso e perfumado. Seguidamente, penteou o cabelo da sua cabeça, colocou uma tiara e vestiu as suas roupas de festa, aquelas que costumava usar durante a vida de seu marido, Manassés. 4Calçou sandálias nos pés, enfeitou-se com colares, pulseiras, anéis, brincos e outros adornos, para seduzir os olhos dos homens que a iriam ver. 5Deu à sua serva um odre de vinho e uma ânfora de azeite; encheu um saco com farinha de cevada, um bolo de frutos secos, pães e queijo. Embalou todos os recipientes cuidadosamente e entregou-os à sua serva.
6Em seguida, saíram ambas em direcção à porta da cidade de Betúlia, encontrando ali Uzias e os anciãos da cidade, Cabri e Carmi. 7Quando estes a viram, com o rosto ungido e a roupa mudada, ficaram muitíssimo admirados com a sua beleza e disseram-lhe: 8«Que o Deus de nossos pais te conceda a graça de levar a bom termo o teu plano para glória dos filhos de Israel e para a exaltação de Jerusalém.» 9Ela adorou a Deus e disse-lhes: «Dai ordens para que me abram a porta da cidade e eu sairei para cumprir tudo aquilo que falastes comigo.» Então, eles ordenaram aos jovens que lhe abrissem a porta tal como dissera. 10Eles assim fizeram e Judite saiu, ela e a sua serva juntamente com ela. Os homens continuaram a olhar para ela até que desceu a montanha, atravessou o vale e deixaram de a ver.
11Elas caminharam sempre a direito pelo vale, até que uma sentinela dos assírios veio ao seu encontro. 12Prenderam-na e interrogaram-na: «A que povo pertences, de onde vens e para onde vais?» Ela respondeu: «Sou uma filha dos hebreus e estou a fugir deles, porque estão prestes a entregarem-se a vós para serem devorados. 13Por isso, eu venho apresentar-me diante de Holofernes, o comandante do vosso exército, para lhe contar toda a verdade e para lhe mostrar o caminho por onde ele pode ir e dominar toda a região das colinas, sem perder a vida de nenhum dos seus homens.»
14Quando os homens ouviram as suas palavras e olharam para o seu rosto - que se apresentava diante deles maravilhosamente belo - disseram-lhe: 15«Salvaste a tua vida, apressando-te a descer e a apresentar-te diante do nosso senhor; vem até à sua tenda. Alguns dos nossos conduzir-te-ão até te entregarem nas suas mãos. 16Quando chegares junto dele, não tenhas medo no teu coração, repete-lhe as palavras que nos disseste e ele tratar-te-á bem.»
17Escolheram de entre os soldados cem homens que se juntaram a ela e à sua serva e que as conduziram até à tenda de Holofernes. 18Todo o acampamento entrou numa grande agitação, à medida que a notícia da sua chegada ia passando de tenda em tenda. Vieram e juntaram-se à volta de Judite, enquanto ela esperava fora da tenda que dessem a Holofernes informações a seu respeito. 19Ficaram admirados com a sua beleza e admirados com os filhos de Israel por causa dela e diziam uns para os outros: «Quem poderá menosprezar um povo como este, que tem no seu meio tais mulheres? Não podemos deixar que nenhum dos seus homens sobreviva porque, se os deixássemos partir, seriam capazes de ludibriar o mundo inteiro.»
20Todos os companheiros de Holofernes e os seus servos saíram e conduziram-na para a tenda. 21Holofernes estava reclinado sobre a sua cama, rodeada por um cortinado de dossel feito de púrpura, ouro, esmeraldas e pedras preciosas. 22Quando o informaram acerca de Judite, ele veio até à entrada da tenda, precedido de lâmpadas de prata. 23Quando Judite chegou à presença de Holofernes e dos seus servos, estes ficaram maravilhados com a beleza do seu rosto. Ela prostrou-se com o rosto por terra diante de Holofernes, e os seus servos ajudaram-na a levantar-se.

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.