Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Génesis 21


21 Nascimento de Isaac - 1O SENHOR visitou Sara, como lhe tinha dito, e realizou nela o que prometera. 2*Sara concebeu e, na data marcada por Deus, deu um filho a Abraão, quando este já era velho.
3*Ao filho que lhe nascera de Sara, deu Abraão o nome de Isaac. 4*Abraão circuncidou seu filho Isaac oito dias após o nascimento, como Deus lhe ordenara. 5Abraão tinha cem anos quando nasceu Isaac, seu filho. 6Sara disse: «Deus concedeu-me uma alegria, e todos quantos o souberem, alegrar-se-ão comigo.» 7Ela acrescentou: «Quem poderia dizer a Abraão que Sara amamentaria filhos? No entanto, dei um filho à sua velhice.»

Expulsão de Ismael e de Agar - 8*O filho cresceu até à idade em que deixou de mamar, e nesse dia Abraão ofereceu um grande banquete. 9Sara viu que o filho que a egípcia Agar dera a Abraão estava a brincar. 10*E ela disse a Abraão: «Expulsa esta escrava e o filho, porque o filho desta escrava não herdará com o meu filho Isaac.»
11Esta frase desgostou profundamente Abraão, por causa de Ismael, seu filho. 12*Mas Deus disse-lhe: «Não te preocupes com a criança e com a tua escrava. Faz tudo quanto Sara te pedir, pois de Isaac há-de nascer a descendência que usará o teu nome. 13Contudo, farei sair também uma nação do filho da escrava, porque também ele é teu filho.»
14No dia seguinte de manhã, Abraão tomou pão e um odre de água, deu-o a Agar e pô-lo sobre os ombros dela; depois, mandou-a embora com o seu filho. Ela partiu e, embrenhando-se no deserto de Bercheba, por lá andou ao acaso. 15Tendo-se acabado a água do odre, deixou o filho debaixo de um arbusto 16e foi sentar-se do lado oposto, à distância de um tiro de arco, porque dizia: «Não quero ver o meu filho morrer.» Sentou-se, pois, do lado oposto e começou a chorar. 17*Deus escutou a voz do menino, e o mensageiro de Deus chamou do céu Agar e disse-lhe:
«Que tens tu, Agar? Nada temas, porque Deus ouviu a voz do menino, do lugar em que está.
18*Ergue-te, vai buscar outra vez o teu filho, toma-o pela mão, pois farei nascer dele um grande povo.»
19Deus abriu-lhe os olhos e ela viu um poço onde foi encher o odre e deu de beber ao filho.
20Deus protegeu o menino. Ele cresceu, residiu no deserto e tornou-se um hábil arqueiro. 21*Permaneceu no deserto de Paran e a mãe escolheu para ele uma mulher oriunda do Egipto.

Abraão e Abimélec em Bercheba - 22*Por aquele tempo, Abimélec, acompanhado por Picol, chefe do seu exército, disse a Abraão: «Deus está contigo em tudo quanto fazes. 23Jura-me, então, por Deus, que nunca me atraiçoarás nem aos meus filhos, nem aos meus netos e que usarás comigo e para com a terra onde tens vivido da mesma benevolência que tive para contigo.» 24Abraão respondeu: «Juro.»
25Todavia, Abraão apresentou reclamações a Abimélec a respeito de um poço, de que os servos de Abimélec se haviam apoderado. 26Abimélec respondeu: «Ignoro quem fez isso, tu nunca me disseste coisa alguma sobre o assunto, e só hoje ouvi falar dele.»
27Então, Abraão tomou ovelhas e bois e ofereceu-as a Abimélec, e estabeleceram uma aliança entre os dois. 28Abraão separou sete cordeiros do rebanho. 29Perguntou-lhe Abimélec: «Que significam estes sete cordeiros, que puseste de parte?» 30Abraão respondeu: «Aceitarás da minha mão estes sete cordeiros, como testemunhas de ter sido eu quem abriu este poço.»
31*Por isso, chamaram Bercheba àquele lugar. Com efeito, os dois prestaram ali juramento um ao outro, 32estabelecendo, assim, aliança em Bercheba. Depois, Abimélec e Picol, chefe do seu exército, voltaram para a terra dos filisteus. 33*Abraão plantou uma tamareira em Bercheba e lá invocou o SENHOR, Deus eterno. 34Abraão viveu durante muito tempo na terra dos filisteus.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.