Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Ezequiel 45


45 Território reservado a Deus (Js 13-21) - 1*«Quando repartirdes por sortes o país, reservareis para o SENHOR a parte santa do território, com vinte e cinco mil côvados de comprimento e vinte mil de largura. Este espaço será santo em toda a extensão. 2Desta porção, haverá para o Santuário uma parte quadrada de quinhentos côvados de comprimento por quinhentos de largura, com uma margem de espaço livre de cinquenta côvados, à volta.
3Nesta superfície medirás vinte e cinco mil côvados de comprimento e dez mil de largura para o Santuário, para o Santo dos Santos. 4É a porção santa do país; pertencerá aos sacerdotes que servem no Santuário e que se aproximam do SENHOR para o servir. É aí que terão as suas casas e um território consagrado ao Santuário.
5Um território de vinte e cinco mil côvados de comprimento por dez mil de largura será reservado aos levitas servidores do templo em propriedade, como cidades para nelas habitarem. 6Dareis em propriedade à cidade um território de cinco mil côvados de largura por vinte e cinco mil de comprimento, junto à parte do Santuário, a qual pertencerá a toda a casa de Israel.»

A porção do príncipe - 7*«Para o príncipe será reservado um espaço de um e outro lado, ao longo da propriedade sagrada e o património da cidade, na direcção do ocidente, voltado para ocidente, e na direcção do oriente, voltado para oriente, numa extensão igual à de cada parte desde a fronteira ocidental até à fronteira oriental. 8Isto será o seu domínio em Israel; e assim os meus príncipes não oprimirão mais o meu povo; deixarão o país à casa de Israel, às suas tribos.»

Deveres e direitos do príncipe - 9*«Assim fala o Senhor DEUS: Príncipes de Israel, basta de violências e rapinas. Ponde em prática o direito e a justiça, acabai com vossas extorsões contra o meu povo - oráculo do Senhor DEUS. 10*Tende balanças justas, um efá justo, um bat justo. 11O efá e o bat terão a mesma capacidade: o bat terá a décima parte de um hómer; e o efá igualmente a décima parte de um hómer; a capacidade deles terá como base o hómer. 12*O siclo valerá vinte gueras. Vinte siclos, vinte e cinco siclos e quinze siclos farão uma mina.»

Oferta para o culto - 13*«Eis a oferta que separareis: a sexta parte de um efá em cada hómer de trigo; e a sexta parte de um efá em cada hómer de cevada. 14*Para o azeite, a oferta será a décima parte de um bat por cada coro; um coro equivale a um hómer e, por isso, dez bats correspondem a um hómer.
15Reservar-se-á uma ovelha em cada rebanho de duzentas cabeças para as oblações, holocaustos e sacrifícios de comunhão, e para servir de vítima expiatória sobre eles - oráculo do Senhor DEUS. 16Todo o povo do país deverá fazer esta oferenda para o príncipe de Israel. 17Mas o príncipe ficará encarregado dos holocaustos, das oblações, das libações, das festas da Lua-nova, dos sábados e de todas as solenidades da casa de Israel. Ele oferecerá o sacrifício pelo pecado, a oblação, o holocausto e o sacrifício de comunhão pela expiação da casa de Israel.»
18*«Assim fala o Senhor DEUS: No primeiro mês, no primeiro dia do mês, tomarão um bezerro sem defeito, para fazer a expiação do Santuário. 19O sacerdote tomará o sangue da vítima pelo pecado e aspergi-lo-á sobre a porta do templo e sobre os ângulos da base do altar e sobre as portas do Vestíbulo interior. 20Assim farás também, no sétimo dia do mês, por aquele que pecar involuntariamente ou por imprudência. Desse modo, purificareis o templo.

Festa da Páscoa (Ex 12,1-27; Lv 23,5-8; Nm 28,16-25; Dt 16,1-8; 2 Cr 35,1-19) - 21No primeiro mês, no décimo quarto dia do mês, celebrareis a Páscoa. A festa durará sete dias e durante eles comereis pão ázimo. 22O príncipe oferecerá nesse dia, por ele e por todo o povo do país, um touro em sacrifício pelo pecado. 23Durante os sete dias da festa, oferecerá em holocausto ao SENHOR sete touros e sete carneiros sem defeito, em cada um dos sete dias, e do mesmo modo, um bode por dia, em sacrifício pelo pecado. 24*E em oblação, oferecerá um efá por cada touro e um efá por cada carneiro, com um hin de azeite por efá.»

Festa das Tendas (Lv 23,33-36; Dt 16, 13-15; Jo 7) - 25No sétimo mês, no décimo quinto dia, por ocasião da festa, ele fará o mesmo durante sete dias, oferecendo o sacrifício pelo pecado, o holocausto, a oblação e o azeite.»

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.