Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Ezequiel 32


32 Lamentação pelo Faraó - 1*No décimo segundo ano, no primeiro dia do décimo segundo mês, foi-me dirigida a palavra do SENHOR nestes termos: 2*«Filho de homem, pronuncia sobre o faraó, rei do Egipto, uma lamentação. Dir-lhe-ás:
'Parecias um leãozinho entre as nações.
Eras como o crocodilo dos mares.
Lançavas-te nos rios, com as tuas patas
agitavas as águas e turvavas a corrente.
3*Assim fala o Senhor DEUS:
Lançarei sobre ti a minha rede,
perante grande multidão de povos;
eles te recolherão na minha rede.
4*Arremessar-te-ei à terra;
lançar-te-ei sobre a superfície dos campos,
farei pousar sobre ti todas as aves do céu,
e saciarei com a tua carne todos os animais da terra.
5Abandonarei o teu cadáver nos montes,
encherei os vales com os teus restos mortais.
6Derramarei o teu sangue
até que ele corra pelas montanhas
e encha as ravinas.
7*Quando te apagares,
encobrirei os céus e obscurecerei as estrelas,
cobrirei de nuvens o céu,
e a Lua deixará de brilhar.
8Por causa de ti,
obscurecerei todos os astros dos céus,
e sobre a terra espalharei as trevas'.
- Oráculo do Senhor DEUS.
9*Mergulharei na dor o coração de muitos povos, espalhando os teus cativos por entre as nações, por países que tu desconheces. 10Com o teu exemplo, encherei de espanto muitos povos, cujos reis estremecerão de terror, quando diante deles brandir a minha espada; tremerão incessantemente cada um por sua vida, no dia da tua ruína.
11*Eis o que diz o Senhor DEUS:
'A espada do rei da Babilónia há-de atingir-te.
12Pela espada de homens poderosos
farei tombar todo o teu povo;
os mais bárbaros entre os homens
esmagarão o orgulho do Egipto;
toda a sua população será aniquilada.
13Exterminarei todos os teus rebanhos,
à beira dos grandes rios,
cujas águas jamais serão turvadas
por qualquer pé de homem ou animal.
14Então, acalmarei as suas águas,
farei correr os seus rios como azeite'
- oráculo do Senhor DEUS.
15Quando tiver feito do Egipto um deserto, quando for despojado de tudo o que contém, quando tiver castigado os seus habitantes, saberão que Eu sou o SENHOR.
16Tal é a lamentação que cantarão as filhas das nações. Elas a recitarão sobre o Egipto e sobre a sua população» - oráculo do Senhor DEUS.

O Faraó na morada dos mortos - 17*No décimo segundo ano, no décimo quinto dia do mês, foi-me dirigida a palavra do SENHOR nestes termos:
18«Filho de homem, lamenta a multidão dos habitantes do Egipto e precipita-os a eles e às filhas das nações poderosas nas profundezas da terra, juntamente com os que descem à sepultura: 19'Desce e deita-te com os incircuncisos, trespassados pela espada.' 20Eles tombarão no meio dos que morrem ao fio da espada, e toda a sua força desaparecerá.
21*Os heróis famosos, com os seus aliados, dirigir-lhe-ão a palavra, do fundo do abismo da terra: 'Quem te ultrapassa em beleza?' 22*É lá que se encontra a Assíria com toda a sua gente de guerra à volta do seu túmulo, todos degolados, tombados ao fio da espada. 23As suas sepulturas estão no mais profundo da cova; o seu exército está à volta da sua sepultura, todos mortos, caídos ao fio da espada, eles que espalhavam o terror na terra dos vivos.
24*Eis Elam e suas tropas à volta do seu túmulo; todos mortos, caídos ao fio da espada, desceram incircuncisos aos reinos subterrâneos, eles que espalhavam o terror entre os vivos; levaram a sua ignomínia com os que descem à cova. 25No meio destes mortos foi-lhe preparado um leito, com todas as tropas à volta do seu túmulo, todos incircuncisos, tombados ao fio da espada, eles que espalhavam o terror na terra dos vivos; levaram a sua ignomínia com os que descem à cova. Foram abandonados entre os mortos.
26*Eis Méchec, Tubal e todas as suas tropas à volta do seu túmulo, todos incircuncisos, mortos ao fio da espada por terem espalhado o terror na terra dos vivos. 27Não dormirão com os heróis aqueles que tombaram entre os incircuncisos e desceram ao abismo dos mortos com as suas armas de guerra; as suas espadas caíram sobre as suas próprias cabeças e as suas culpas voltaram-se contra seus ossos, porque eles eram o terror dos heróis na terra dos vivos. 28Mas tu dormirás entre os incircuncisos, entre aqueles que tombaram ao fio da espada.
29*Eis Edom, os seus reis e príncipes que, apesar da sua valentia, foram colocados entre aqueles que tombaram ao fio da espada; eles repousam entre os incircuncisos, entre aqueles que desceram à cova. 30*Eis todos os príncipes do Norte e todos os de Sídon que desceram para junto dos mortos, apesar do terror que inspirava a sua valentia; eles repousam, incircuncisos, ao lado dos que tombaram ao fio da espada e levaram a sua ignomínia para junto dos que desceram à cova. 31O Faraó consolar-se-á, ao vê-los a todos, os seus mortos, tombados ao fio da espada e seu exército - oráculo do Senhor DEUS. 32Apesar de ter espalhado o terror na terra dos vivos, ei-lo que jaz entre os incircuncisos, entre os que tombaram ao fio da espada: o Faraó e toda a sua gente - oráculo do Senhor DEUS.»

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.