Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Ezequiel 3


3 1*Disse-me: «Filho de homem, come aquilo que te é apresentado, come este manuscrito e vai falar à casa de Israel.» 2Abri então a boca e Ele deu-me o manuscrito a comer. 3E disse-me: «Filho de homem, alimenta-te e sacia-te com este manuscrito que agora te dou.» Comi-o e ele foi, na minha boca, doce como o mel.

Israel rebelde - 4Então, disse-me: «Filho de homem, dirige-te à casa de Israel, e leva-lhes as minhas palavras. 5*És enviado não a um povo de linguagem incompreensível e de língua bárbara, mas sim à casa de Israel. 6Não é a povos numerosos e de linguagem incompreensível e língua bárbara, que tu não entenderias; esses ouvir-te-iam, se a eles te enviasse. 7Mas a casa de Israel não te quer escutar, porque não me quer ouvir a mim; pois os da casa de Israel são de cabeça dura e coração obstinado. 8Eis que Eu tornei a tua face dura como a deles e a tua cabeça dura como a deles. 9Vou tornar a tua testa rija como o diamante, que é mais duro que a rocha. Não tenhas medo deles, não receies diante deles, porque são gente rebelde.»

Junto dos exilados - 10Depois, disse-me: «Filho de homem, todas as palavras que Eu te disser, guarda-as no teu coração, escuta-as com toda a atenção. 11Levanta-te e vai ter com os exilados, os teus compatriotas. Fala com eles e diz-lhes: Assim fala o Senhor DEUS, quer eles ouçam, quer não ouçam.»
12*Então, o espírito apoderou-se de mim e ouvi atrás de mim o barulho de um violento rumor: «Bendita seja a glória do SENHOR, no lugar onde ela repousa!» 13Era o ruído das asas dos seres viventes, que batiam umas nas outras, e o ruído das rodas e ruído de um grande tumulto. 14*E o espírito arrebatava-me e transportava-me. E eu seguia com o coração amargurado, enquanto a mão do SENHOR pesava sobre mim.
15*E assim, cheguei a Tel-Aviv, junto dos exilados que se tinham instalado nas margens do rio Cabar; - era lá que eles habitavam - e ali fiquei sete dias, no meio deles, como que entorpecido.

Ezequiel sentinela no meio do povo (33,1-9; Is 21; Am 3) - 16Ao fim de sete dias, a palavra do SENHOR foi-me dirigida nestes termos: 17*«Filho de homem, nomeei-te sentinela da casa de Israel; se ouvires uma palavra saída da minha boca, tu lha dirigirás da minha parte. 18Se Eu digo ao pecador: 'Vais morrer', e tu não o exortas e não falas para o afastar do mau caminho, para que ele possa viver, é ele, o pecador, que perecerá por causa do seu pecado; mas, é a ti que Eu pedirei contas do seu sangue. 19Mas, se tu avisares o pecador e ele não se emendar da sua perversidade e má conduta, então ele morrerá por causa do seu pecado; mas tu terás salvo a tua vida.
20Quando o justo se desvia da sua justiça para fazer o mal, Eu lhe preparo uma armadilha, de modo que ele morra; porque tu não o avisaste, ele perecerá por causa do seu pecado e ninguém recordará a justiça que ele praticou; mas é a ti que Eu pedirei contas do seu sangue. 21Se, pelo contrário, tu preveniste um justo para que não pecasse e ele, de facto, não peca, ele viverá, porque foi advertido, e tu salvarás a tua vida.»

O profeta emudece - 22*A mão do SENHOR esteve sobre mim e disse-me: «Ergue-te, dirige-te ao vale; aí te falarei.»
23Levantei-me, dirigi-me para o vale, e vi que a glória do SENHOR era como a glória que eu tinha contemplado nas margens do rio Cabar, e eu caí com a face por terra. 24Nessa altura, o espírito penetrou em mim, fez-me levantar e falou-me. Disse-me: «Vai e encerra-te na tua casa. 25*Filho de homem, eis que te vão fechar em cadeias e ficarás ligado e não poderás sair do meio delas. 26Farei aderir a tua língua ao teu palato, de tal maneira que emudecerás e não poderás falar-lhes, pois são uma raça de gente rebelde. 27Mas, quando Eu te falar, abrirei a tua boca e tu lhes dirás: 'Assim fala o Senhor DEUS: Quem quiser ouvir, ouça, e quem não quiser, não ouça'; pois são uma raça de gente rebelde.»

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.